Autor Tópico: Gêmeos em rede  (Lida 10275 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Gêmeos em rede
« Online: 07 de Novembro de 2010, 00:19:23 »
O fascinante caso dos gêmeos que compartilham o cérebro, pensamentos e sentidos com duas personalidades distintas.

http://gizmodo.com/5682758/the-fascinating-story-of-the-twins-who-share-brains-thoughts-and-senses

“This is one of the most surprising and awesome tales ever told in the history of medicine. These twins are Tatiana and Krista Hogan. Their brains and sensory systems are networked together, but they have separate personalities. Their story defies belief.

So much, in fact, that Tatiana and Krista Hogan shouldn’t be alive at all. Their chances of surviving the pregnancy, birth and first months of life were almost zero. Surprisingly, they turned four on October 25, and they are still healthy and happy, as you can see in the photo above.

They play Nintendo Wii games against each other, they fight for toys and they share food and physiological functions. But they also share their senses. For example, one can pick an object out of her field of view, while the twin looks at the object.

Most importantly, however, they can share each other thoughts, like their grandmother—Louise McKay—describes:

“They share thoughts, too. Nobody will be saying anything, and Tati will just pipe up and say, ‘Stop that!’ And she’ll smack her sister.”

Scientists are nothing short of absolutely amazed. Here you have two kids, completely different from each other, with their own distinct personality, but with connected brains and sensory systems. Dr. Douglas Cochrane—neurosurgeon at Vancouver’s Children’s Hospital—has tested their networking abilities:

“Their brains are recording signals from the other twin’s visual field. One might be seeing what the other one is seeing.”"
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: Gêmeos em rede
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:24:18 »
Seriam duas almas ou uma ?
Não deseje.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:27:38 »
Seriam duas almas ou uma ?

Boa pergunta, mas como não acredito em almas, deixo para os espiritas se manifestarem a respeito.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:28:58 »
Não existe possibilidade de separá-las?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:31:20 »
Ok...vou por lenha na fogueira com mais uma masturbação mental:

Dois espíritos reincarnando num mesmo corpo ou um espírito se dividindo em dois para se adaptar ás condições do corpo?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:33:01 »
Acho que por terem duas personalidades, deve ser mais comum considerarem como 2 espíritos independentes (mais ou menos).
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:33:51 »
Não existe possibilidade de separá-las?

Me parece que elas tem o mesmo sistema operacional...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:37:37 »
Acho que por terem duas personalidades, deve ser mais comum considerarem como 2 espíritos independentes (mais ou menos).

Duas personalidades ou dois pontos de vista? Acho que são as pessoas que atribuem essas "duas" personalidades por terem praticamente dois corpos. Se os pensamentos são compartilhados, não faz sentido a divisão.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:40:00 »
Gente, essa bobagem de espíritos não existe :P Estou mais preocupado é em como vai ser a vida das pobrezinhas :(

Duas personalidades ou dois pontos de vista? Acho que são as pessoas que atribuem essas "duas" personalidades por terem praticamente dois corpos. Se os pensamentos são compartilhados, não faz sentido a divisão.

E o que você diz dessa passagem aqui: “They share thoughts, too. Nobody will be saying anything, and Tati will just pipe up and say, ‘Stop that!’ And she’ll smack her sister.” Me parece que são mesmo personalidades separadas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:40:36 »
Isso pode ser um tiro no conceito de alma e uma pá de cal no espiritismo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:42:51 »

Você é otimista demais...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:55:19 »
Gente, essa bobagem de espíritos não existe :P Estou mais preocupado é em como vai ser a vida das pobrezinhas :(

E o que você diz dessa passagem aqui: “They share thoughts, too. Nobody will be saying anything, and Tati will just pipe up and say, ‘Stop that!’ And she’ll smack her sister.” Me parece que são mesmo personalidades separadas.

O fato de terem dois corpos separados captando estímulos do ambiente independentemente pode surgerir que exista processamento dessas informações com assinaturas diferentes. Essas assinaturas podem ser confundidas como personalidades, mas são de fato? Pode haver um ghost in the machine que coordena essas duas assinaturas mas não se manifesta?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2010, 00:59:21 »
O que a pasagem do texto que eu extraí mostra é que as duas irmãs se provocam através dos pensamentos compartilhados. Isso, para mim, parece uma evidência contundente de que elas são duas consciências diferentes, apesar de se comunicarem.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2010, 01:07:50 »
O que a pasagem do texto que eu extraí mostra é que as duas irmãs se provocam através dos pensamentos compartilhados. Isso, para mim, parece uma evidência contundente de que elas são duas consciências diferentes, apesar de se comunicarem.

Em pessoas com corpos normais isso seria uma neurose ou um caso extremo de esquisofrenia com multiplas personalidades conflitantes (em um cérebro - uma "alma"). Por que não poderiamos nesse caso ter essa mesma situação?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2010, 01:12:41 »
Em pessoas com corpos normais isso seria uma neurose ou um caso extremo de esquisofrenia com multiplas personalidades conflitantes (em um cérebro - uma "alma"). Por que não poderiamos nesse caso ter essa mesma situação?

É possível, mas não temos tantas informações assim para fazer esse diagnóstico. Com as informações que temos, a hipótese mais simples e mais parcimoniosa é a de que se trata de duas meninas com personalidades separadas que apenas comunicam pensamentos entre si.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Novembro de 2010, 01:15:44 »

Você é otimista demais...

E mais um tiro no conceito de deus misericordioso!
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2010, 01:19:58 »
Cara, eu já tinha visto casos parecidos, mas esse vai ao extremo.

Bizarro!! :shock:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Novembro de 2010, 01:31:05 »

É possível, mas não temos tantas informações assim para fazer esse diagnóstico. Com as informações que temos, a hipótese mais simples e mais parcimoniosa é a de que se trata de duas meninas com personalidades separadas que apenas comunicam pensamentos entre si.

Pô...A sua navalha acabou com a minha viagem na maionese.  :histeria:

Por falar em maionese...Ênio, can you read me?  :hihi:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Novembro de 2010, 01:35:20 »
E mais um tiro no conceito de deus misericordioso!

Mas esse aí nem com tiro de bazuca. Deus é mais teflon que o Lula, nada gruda na imagem dele :P

Pô...A sua navalha acabou com a minha viagem na maionese.  :histeria:

É tão bom conversar com céticos...

Por falar em maionese...Ênio, can you read me?  :hihi:

Não se atreva! :medo:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2010, 01:45:35 »
A special set of conjoined twins, Brittany and Abigail Hensel, with a condition known as dicephalus, not only share the same genetic information but also an undivided torso, two arms, two legs, reproductive organs, and three lungs. Each has her own heart, spine, and head. The sensations and movement control of the limbs and trunk of the body are controlled by the corresponding twin on either side. If the twins were to be tickled on only one side of the body, only the twin controlling that side would laugh. Amazingly enough, Britty and Abby manage to move as a collective unit coordinating their body in complicated ways to successfully swim, bike, and run (5). Emotionally, they are very supportive and understanding of one another. When Life magazine asked the girls to tell the world something about themselves they were very strong-minded, "'m not going to be separated," Britty declares, while Abby pipes in, "And I don't have two heads (5)." This sense of sameness and unity that the girls possess suggests a unified "self" or a singular I-Function. The Hensel twins are the most clear and obvious example of twins sharing experiences, behaviors, and thoughts leading to the support of one connected I-Function in twins.

http://serendip.brynmawr.edu/exchange/node/2043

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2010, 01:49:47 »
O que quer dizer "I-Function"?

E não é que elas são bonitas? Eu topava um ménage-à-trois...  :vergonha:
« Última modificação: 07 de Novembro de 2010, 01:52:36 por uiliníli »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Novembro de 2010, 02:21:53 »

E não é que elas são bonitas? Eu topava um ménage-à-trois...  :vergonha:

Entendí que esse I-Function é uma função do sistema nervoso encarregada de fornecer a ilusão da consciência ao mesmo tempo em que molda e processa as percepções para fazerem um sentido cognitivo, uma espécie de fundamento biológico para o "self". Tem cara de ad-hoc, mas um neurocientista poderia explicar melhor.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Novembro de 2010, 02:23:06 »

E não é que elas são bonitas? Eu topava um ménage-à-trois...  :vergonha:

Entendí que esse I-Function é uma função do sistema nervoso encarregada de fornecer a ilusão da consciência ao mesmo tempo em que molda e processa as percepções para fazerem um sentido cognitivo, uma espécie de fundamento biológico para o "self". Tem cara de ad-hoc, mas um neurocientista poderia explicar melhor.

Tarado.  :hihi:

« Última modificação: 07 de Novembro de 2010, 02:26:20 por Gigaview »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #23 Online: 07 de Novembro de 2010, 04:29:12 »
Por falar em pensamentos compartilhados, acabei de ver o filme "A Origem"  :hein:

Será que estou na matrix ?  :susto:
Não deseje.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #24 Online: 07 de Novembro de 2010, 11:26:47 »
Pessoal, acho q viajaram nessa história de alma e um cérebro. Pelo que entendi, não é um cérebro, mas sim dois cérebros conectados.
“Their brains are recording signals from the other twin’s visual field. One might be seeing what the other one is seeing.”"
Fico imaginando se elas vão desenvolver alguma espécie de múltipla personalidade, uma vez que recebem estímulos sensoriais e pensamentos extras.

They play Nintendo Wii games against each other,
Como é q é isso, todo jogo termina empatado? :D
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!