Autor Tópico: Imagens de momentos históricos  (Lida 92066 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Imagens de momentos históricos
« Resposta #625 Online: 26 de Agosto de 2013, 14:16:02 »

PQP...  :(
Uai... O que os turistas poderiam fazer?  :|

Sair.

Se você não se incomoda de testemunhar uma pessoa morrendo afogada, talvez você ainda se incomodasse de curtir uma praia com sua gata ao lado de cadáver!.

Ninguém testemunhou ninguém morrendo afogado. O cadáver estava ali e as pessoas foram chegando. Era um imigrante ilegal que morreu ao tentar chegar à Espanha, possivelmente à noite.

Bauluz acompanhava o atendimento a imigrantes ilegais que haviam sido resgatados na costa espanhola da Andalucia, depois do barco onde estavam naufragar

Como já disseram aí, ninguém sabe o que o casal estava pensando, e como o próprio texto diz, já havia, inclusive, um guarda civil por ali impedindo de as pessoas chegarem mais perto do corpo.

Bauluz também queria captar a imagem do cadáver do imigrante contrastando com a praia repleta de pessoas se divertindo, mas ao procurar o melhor ângulo, foi impedido por um guarda civil de concluir a foto

Como o Lion falou, se fosse eu e minha namorada, tem grandes chances de eu também me sentar por ali e ficar observando o trabalho da perícia, comentando o fato com minha namorada, etc.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #626 Online: 26 de Agosto de 2013, 14:38:33 »
Você leu o relato do repórter?
Sim. Mas é como eu disse, ninguém sabe quais eram os sentimentos do casal.

Sabe sim e era indiferença certamente. Nada daquilo que você conjecturou aconteceu. O casal não estava abalado, existiam muitos repórteres por ali, eles não estavam curiosos...

Eu vejo isso 100 vezes por ano. Se um fotógrafo tirasse uma foto minha enquanto espero o rabecão pra recolher um cadáver e eu estou sentado na viatura a 5m lendo uma VIP ou tomando um refri sou insensível? Preciso cair no chão e me descabelar?

Além disso, essa foto tá muito esquisita. Se ele queria valorizar a cena, deveria ter utilizado uma lente grande angular e mostrar como a praia estava cheia de gente e o contraste de todos se divertindo e o corpo lá deitado. A foto foi forçada, disso eu não tenho dúvida. Não é obra de jornalismo informativo, foi pensada e montada para produzir um efeito dramático.

Existe diferenças significativas entre o seu relato e o relato do fotógrafo. Você não está de férias, seu trabalho contempla esse tipo de situação e ela pode ser "rotineira". Não que essa rotina banalizante da violência seja algo aceitável do ponto de vista social, e não é uma crítica a você.

Ali são pessoas sentadas na areia, curtindo uma praia, num país em que a violência não passa nem perto de ser comum. Pra mim é profundamente angustiante saber que não se incomodaram e continuaram sua estadia de lazer a poucos metros de tamanha tragédia humana.

« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 14:42:54 por _Juca_ »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #627 Online: 26 de Agosto de 2013, 14:52:57 »

Ninguém testemunhou ninguém morrendo afogado. O cadáver estava ali e as pessoas foram chegando. Era um imigrante ilegal que morreu ao tentar chegar à Espanha, possivelmente à noite.

O fato de a pessoa estar ali já vale o testemunho. Lazer ao lado de um cadáver é um negócio bizarro e o fato de ser um imigrante ilegal conota uma tragédia de cunho humanitário que deveria chocar qualquer testemunha ocular.

Como já disseram aí, ninguém sabe o que o casal estava pensando, e como o próprio texto diz, já havia, inclusive, um guarda civil por ali impedindo de as pessoas chegarem mais perto do corpo.

Sentados na areia ao lado de um cadáver, qual as opções? A não ser que o repórter estivesse mentindo sobre a situação, eles estavam indiferentes ao corpo, e a foto mostra exatamente isso. Já vi curiosos olhando um corpo estendido na praia quando passava de carro e nenhuma pessoa próxima parecia estar a vontade, circundavam o corpo e estavam em pé.

Como o Lion falou, se fosse eu e minha namorada, tem grandes chances de eu também me sentar por ali e ficar observando o trabalho da perícia, comentando o fato com minha namorada, etc.

Duvido que você estivesse alheio ao fato e confortável com a situação. Repito, a não ser que o repórter mentiu descaradamente, os turistas estavam ali apenas como turistas.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #628 Online: 26 de Agosto de 2013, 14:54:38 »
A maioria das pessoas agiriam da mesma forma, não por falta de empatia, mas por curiosidade.

Existe diferenças significativas entre o seu relato e o relato do fotógrafo. Você não está de férias, seu trabalho contempla esse tipo de situação e ela pode ser "rotineira". Não que essa rotina banalizante da violência seja algo aceitável do ponto de vista social, e não é uma crítica a você.

Ali são pessoas sentadas na areia, curtindo uma praia, num país em que a violência não passa nem perto de ser comum. Pra mim é profundamente angustiante saber que não se incomodaram e continuaram sua estadia de lazer a poucos metros de tamanha tragédia humana.

Não faria a menor diferença ficar sentado na praia observando ou ir pra casa assistir uma reportagem sobre o ocorrido. O fato é: o casal não poderia fazer nada.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #629 Online: 26 de Agosto de 2013, 15:00:09 »
Duvido que você estivesse alheio ao fato e confortável com a situação. Repito, a não ser que o repórter mentiu descaradamente, os turistas estavam ali apenas como turistas.
Não disse que ficaria alheio e confortável, tão pouco arrancaria os cabelos e rolaria na areia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #630 Online: 26 de Agosto de 2013, 15:13:02 »
Ninguém sabe o que os turistas estavam pensando, nem se eles sabiam que era um cadáver. O texto não afirma isso, e dificilmente poderia afirmar.

Mesmo que soubessem ser um cadáver, a foto deles lá não revela nenhuma indiferença trágica à situação.

Fim.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #631 Online: 26 de Agosto de 2013, 15:25:35 »
O fato de a pessoa estar ali já vale o testemunho. Lazer ao lado de um cadáver é um negócio bizarro e o fato de ser um imigrante ilegal conota uma tragédia de cunho humanitário que deveria chocar qualquer testemunha ocular.

Sério, não me choca. É algo que acontece toda hora, todos os dias. Está acontecendo agora, enquanto estamos aqui escrevendo. Você vive chocado, todos os dias, 24 horas por dia? :o

Sentados na areia ao lado de um cadáver, qual as opções?

Curiosidade? Refletindo sobre o fato? Noção de que não há nada que possam fazer e se desesperar pelo fato não vai ajudar?[/quote]

A não ser que o repórter estivesse mentindo sobre a situação, eles estavam indiferentes ao corpo, e a foto mostra exatamente isso. Já vi curiosos olhando um corpo estendido na praia quando passava de carro e nenhuma pessoa próxima parecia estar a vontade, circundavam o corpo e estavam em pé.

Eu já vi um monte de vítimas fatais de atropelamento, e as pessoas em volta sempre tem todo o tipo de comportamento: aqueles que ficam balançando a cabeça negativamente, aqueles que estão preocupados em tirar uma foto e colocar na internet, os que estão atrasados pro trabalho e despendem apenas um olhar enquanto passam apressados...

Como eu disse, possivelmente eu não estaria alheio à situação, estaria curioso e esperando para ver o trabalho da perícia, se não tivesse nada melhor pra fazer.

O problema é essa hipocrisia toda, de que se a pessoa não está ali em lágrimas e lamentando a que ponto o mundo chegou, ela é uma pessoa ruim. Todos temos consciência de como o mundo é foda, só que também é da nossa natureza não deixar coisas que não nos afetam diretamente nos deprimir, do contrário, todo mundo enlouqueceria.

Você é casado? Há quantos anos você não faz sexo com sua esposa porque, todos os dias, milhares de crianças morrem de fome no mundo e isso acaba com seu clima e tira sua vontade de transar?

Eu sei que, possivelmente, depois de ver essa foto, você já se divertiu com alguma coisa, já deve ter feito sexo com sua esposa tranquilamente, etc. E aí, você é uma pessoa ruim? Você se importa menos com os outros do que deveria? Como pode ser feliz depois de ver uma coisa assim? Pois é.

Talvez o pessoal ali esteja realmente meio alheio ao corpo, mas isso não os torna automaticamente pessoas sem coração, talvez eles apenas tenham consciência que não podem fazer nada, que isso acontece o tempo todo, e que ser hipócrita e fingir, ali na situação, que ver isso isso vai acabar com seu dia é perda de tempo, pois todos sabem que a vida de cada um vai continuar igual dali pra frente, pois é isso que fazemos: nós lamentamos que o mundo seja esse lugar de merda e seguimos nossas vidas tentando ser o mais feliz possível na nossa passagem por aqui.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #632 Online: 26 de Agosto de 2013, 20:39:54 »
eles teriam que interromper as férias e começar a gritar palavras de ordem na praia, ou começar a chorar loucamente,  essas são ações de pessoas progressistas e preocupadas com o social.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #633 Online: 26 de Agosto de 2013, 21:06:12 »
 Todos deveriam ficar de luto, todos os dias, porque sempre tem alguém morrendo de forma trágica e desnecessária, e ninguém ligando. O mínimo que podemos fazer é nos vestir de preto e passar o dia solenemente, mas as pessoas se vestem com roupas coloridas, e saem para se divertir, festejar... como se nada tivesse acontecido... :nao2:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #634 Online: 26 de Agosto de 2013, 21:41:23 »
tudo culpa do capitalismo, que ao coisificar as pessoas, tiram destas a capacidade de chorar, se comover e de se desesperar pelo que ha de mau no mundo.  Não fosse o consumismo, os norte americanos, as campanhas de marketing, o conluio da mídia burguesa e a conspiração das elites conservadoras engajadas, todos poderíamos viver em um mundo igualitário.

Pena que o primeiro presidente do povo (sim, um metalúrgico, Chupa burguesia) que fez tanto pelo país é agora alvo de campanha pérfida desse sistema viciado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #635 Online: 26 de Agosto de 2013, 23:30:46 »
Tem gente de tpm ideológica... :lol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #636 Online: 26 de Agosto de 2013, 23:40:50 »

Sério, não me choca. É algo que acontece toda hora, todos os dias. Está acontecendo agora, enquanto estamos aqui escrevendo. Você vive chocado, todos os dias, 24 horas por dia? :o

Sentados na areia ao lado de um cadáver, qual as opções?

Curiosidade? Refletindo sobre o fato? Noção de que não há nada que possam fazer e se desesperar pelo fato não vai ajudar?

A não ser que o repórter estivesse mentindo sobre a situação, eles estavam indiferentes ao corpo, e a foto mostra exatamente isso. Já vi curiosos olhando um corpo estendido na praia quando passava de carro e nenhuma pessoa próxima parecia estar a vontade, circundavam o corpo e estavam em pé.
Eu já vi um monte de vítimas fatais de atropelamento, e as pessoas em volta sempre tem todo o tipo de comportamento: aqueles que ficam balançando a cabeça negativamente, aqueles que estão preocupados em tirar uma foto e colocar na internet, os que estão atrasados pro trabalho e despendem apenas um olhar enquanto passam apressados...

Como eu disse, possivelmente eu não estaria alheio à situação, estaria curioso e esperando para ver o trabalho da perícia, se não tivesse nada melhor pra fazer.

O problema é essa hipocrisia toda, de que se a pessoa não está ali em lágrimas e lamentando a que ponto o mundo chegou, ela é uma pessoa ruim. Todos temos consciência de como o mundo é foda, só que também é da nossa natureza não deixar coisas que não nos afetam diretamente nos deprimir, do contrário, todo mundo enlouqueceria.

Você é casado? Há quantos anos você não faz sexo com sua esposa porque, todos os dias, milhares de crianças morrem de fome no mundo e isso acaba com seu clima e tira sua vontade de transar?

Eu sei que, possivelmente, depois de ver essa foto, você já se divertiu com alguma coisa, já deve ter feito sexo com sua esposa tranquilamente, etc. E aí, você é uma pessoa ruim? Você se importa menos com os outros do que deveria? Como pode ser feliz depois de ver uma coisa assim? Pois é.

Talvez o pessoal ali esteja realmente meio alheio ao corpo, mas isso não os torna automaticamente pessoas sem coração, talvez eles apenas tenham consciência que não podem fazer nada, que isso acontece o tempo todo, e que ser hipócrita e fingir, ali na situação, que ver isso isso vai acabar com seu dia é perda de tempo, pois todos sabem que a vida de cada um vai continuar igual dali pra frente, pois é isso que fazemos: nós lamentamos que o mundo seja esse lugar de merda e seguimos nossas vidas tentando ser o mais feliz possível na nossa passagem por aqui.
[/quote]

Gaúcho, só uma pergunta, diante desse fato, fosse você e sua mulher, você continuaria pegando uma praia normalmente ao lado de um cadáver?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #637 Online: 26 de Agosto de 2013, 23:52:58 »
Qual seria o gestual "anormal"/"correto"/"apropriado" de um casal na situação, supondo saber ser um cadáver?

Ou, deveriam ir embora, a partir do instante que viessem a saber (supondo ser o caso) que se trata de um cadáver, não de um bêbado, de forma que a foto não existiria se eles tivessem a reação "correta"?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #638 Online: 27 de Agosto de 2013, 09:14:59 »
Qual seria o gestual "anormal"/"correto"/"apropriado" de um casal na situação, supondo saber ser um cadáver?

Ou, deveriam ir embora, a partir do instante que viessem a saber (supondo ser o caso) que se trata de um cadáver, não de um bêbado, de forma que a foto não existiria se eles tivessem a reação "correta"?

Se existisse uma situação correta provavelmente seria errada, porque parte da premissa subjetiva do seu ( ou outro alguém) julgamento quanto ao comportamento de outra pessoa. O que existe é uma foto e um relato de indiferença ante uma morte trágica, o que é chocante.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, 10:50:24 por _Juca_ »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #639 Online: 27 de Agosto de 2013, 09:46:57 »
A foto le a mente das pessoas ou será aquele velho estereótipo: olha o burguês na praia chique aí gente

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #640 Online: 27 de Agosto de 2013, 10:06:28 »
Uma foto as vezes conta mais sobre quem a interpreta do que a imagem revelada

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #641 Online: 27 de Agosto de 2013, 13:10:00 »
Não tinha aquela menina russa que, só de olhar fotos normais das pessoas, era capaz de fazer diagnósticos médicos precisos, sobre condições afetando qualquer órgão interno? Então por que seria de se espantar se alguns pudessem ler a mente e as emoções das pessoas em fotos também? Aliás, acho que é possivelmente até um fenômeno telepático mais trivial do que a capacidade de diagnóstico de doenças.

http://en.wikipedia.org/wiki/Natasha_Demkina

Para uma interpretação cética/incrédula, chata, sem-fé e esperança:

http://en.wikipedia.org/wiki/Kuleshov_Effect

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #642 Online: 27 de Agosto de 2013, 13:33:52 »
Gaúcho, só uma pergunta, diante desse fato, fosse você e sua mulher, você continuaria pegando uma praia normalmente ao lado de um cadáver?

Como falei, eu, possivelmente, esperaria para ver o trabalho da perícia. Se estivesse demorando, eu acho que iria tomar banho e aproveitar a praia em um lugar um pouco mais afastado, pois apesar de não me chocar, o cadáver ali quebraria um pouco o clima das férias, além de me parecer anti-higiênico tomar banho perto dele.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #643 Online: 27 de Agosto de 2013, 13:39:12 »
Possivelmente eles mataram o coitado, que havia chegado ainda nadando, exausto, e eles o afogaram. Depois ficaram assistindo tudo, sordidamente se deliciando por escaparem assim, na frente de todo mundo. Desgraçados.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #644 Online: 27 de Agosto de 2013, 22:55:01 »
you bastards

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #645 Online: 30 de Agosto de 2013, 22:25:17 »

A verdadeira Medusa: O Pé de Elefante.

Na madrugada de 26 de abril de 1986, enquanto a cidade de Pripyat dormia, o reator número 4 da usina de energia nuclear Chernobyl explodiu em uma chama de cores, que mais parecia um arco-íris fluorescente, alcançando mil metros de altura.

Registrado como o pior acidente industrial e ambiental da história, a explosão de Chernobyl produziu uma chuva radioativa que pôde ser detectada na antiga União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia, Inglaterra e inclusive ao leste dos Estados Unidos.

Após o desastre houve uma verdadeira batalha contra o tempo, em que milhares de soviéticos sucumbiram tentando parar o vazamento de material radioativo e moderar os efeitos da radioatividade, construindo um sarcófago ao redor do reator acidentado. O trabalho árduo e incansável custou cerca de 800 vidas, porém preveniu o mundo de ver uma catástrofe ainda maior.

Um dos resultados da explosão foi a criação de uma lava incandescente, composta de água, areia e dióxido de urânio que se formou dentro do duto de ventilação. Apesar de não possuir grandes dimensões, medindo cerca de 2 metros de largura e 1 metro de altura, o que ficou conhecido como "Pé de Elefante" (nome dado devido o formato da lava) pesava mais de uma tonelada.

O material era tão radioativo que acabou ficando conhecido como a verdadeira Medusa, uma vez que quem olhasse ou se encontrasse no mesmo espaço, a morte era certa e ocorria em poucos minutos. Alguns dias após o desastre, cientistas e pesquisadores soviéticos tentaram enviar robôs até a lava para recolher material e fotografá-lo, contudo, a radioatividade era tão grande, que os sistemas eletrônicos falharam. Por fim, uma foto foi tirada utilizando espelhos.

Atualmente, apesar da radioatividade ainda ser extremamente alta no sarcófago, que envolve o reator 4, já é possível chegar perto do Pé de Elefante, entretanto, a permanência deve ser por poucos minutos e com roupas adequadas.

Documentário: O Desastre de Chernobyl: http://www.youtube.com/watch?v=I6jLz7fLyvw

Texto de Talita Lopes Cavalcante
Administração Imagens Históricas

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #646 Online: 31 de Agosto de 2013, 13:02:16 »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #647 Online: 03 de Setembro de 2013, 11:17:25 »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #649 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:32:28 »

The Vespa 150 TAP is a Vespa scooter modified for use with paratroops (Troupes Aéro Portées, or TAP). Introduced in 1956 and updated in 1959 [...] The scooters would be parachute-dropped in pairs, accompanied by a two-man team. The gun was carried on one scooter, while the ammunition was loaded on the other. Due to the lack of any kind of aiming devices the recoilless rifle was never designed to be fired from the scooter, the gun was mounted on a tripod which was also carried by the scooter, before being fired.
The "Bazooka Vespa" was relatively cheap: Vespas cost roughly US$500 at the time, and the M20s were plentiful. Roughly 800 of these scooters were deployed in the Algerian War.

http://en.wikipedia.org/wiki/Vespa_150_TAP

Será que existem morteiros-patinetes, ou pula-pula?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!