O fato de a pessoa estar ali já vale o testemunho. Lazer ao lado de um cadáver é um negócio bizarro e o fato de ser um imigrante ilegal conota uma tragédia de cunho humanitário que deveria chocar qualquer testemunha ocular.
Sério, não me choca. É algo que acontece toda hora, todos os dias. Está acontecendo agora, enquanto estamos aqui escrevendo. Você vive chocado, todos os dias, 24 horas por dia?

Sentados na areia ao lado de um cadáver, qual as opções?
Curiosidade? Refletindo sobre o fato? Noção de que não há nada que possam fazer e se desesperar pelo fato não vai ajudar?[/quote]
A não ser que o repórter estivesse mentindo sobre a situação, eles estavam indiferentes ao corpo, e a foto mostra exatamente isso. Já vi curiosos olhando um corpo estendido na praia quando passava de carro e nenhuma pessoa próxima parecia estar a vontade, circundavam o corpo e estavam em pé.
Eu já vi um monte de vítimas fatais de atropelamento, e as pessoas em volta sempre tem todo o tipo de comportamento: aqueles que ficam balançando a cabeça negativamente, aqueles que estão preocupados em tirar uma foto e colocar na internet, os que estão atrasados pro trabalho e despendem apenas um olhar enquanto passam apressados...
Duvido que você estivesse alheio ao fato e confortável com a situação. Repito, a não ser que o repórter mentiu descaradamente, os turistas estavam ali apenas como turistas.
Como eu disse, possivelmente eu não estaria alheio à situação, estaria curioso e esperando para ver o trabalho da perícia, se não tivesse nada melhor pra fazer.
O problema é essa hipocrisia toda, de que se a pessoa não está ali em lágrimas e lamentando a que ponto o mundo chegou, ela é uma pessoa ruim. Todos temos consciência de como o mundo é foda, só que também é da nossa natureza não deixar coisas que não nos afetam diretamente nos deprimir, do contrário, todo mundo enlouqueceria.
Você é casado? Há quantos anos você não faz sexo com sua esposa porque, todos os dias, milhares de crianças morrem de fome no mundo e isso acaba com seu clima e tira sua vontade de transar?
Eu sei que, possivelmente, depois de ver essa foto, você já se divertiu com alguma coisa, já deve ter feito sexo com sua esposa tranquilamente, etc. E aí, você é uma pessoa ruim? Você se importa menos com os outros do que deveria? Como pode ser feliz depois de ver uma coisa assim? Pois é.
Talvez o pessoal ali esteja realmente meio alheio ao corpo, mas isso não os torna automaticamente pessoas sem coração, talvez eles apenas tenham consciência que não podem fazer nada, que isso acontece o tempo todo, e que ser hipócrita e fingir, ali na situação, que ver isso isso vai acabar com seu dia é perda de tempo, pois todos sabem que a vida de cada um vai continuar igual dali pra frente, pois é isso que fazemos: nós lamentamos que o mundo seja esse lugar de merda e seguimos nossas vidas tentando ser o mais feliz possível na nossa passagem por aqui.