Autor Tópico: Imagens de momentos históricos  (Lida 92065 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Imagens de momentos históricos
« Resposta #600 Online: 14 de Agosto de 2013, 12:34:59 »
O último tigre da Tasmânia fotografado em 1933

Isso é lamentável. Porque me dá uma profunda angústia esse tipo de coisa?

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #601 Online: 14 de Agosto de 2013, 13:43:31 »

Compartilho com você a sua angústia. Muitas vezes quando vejo um animal sendo covardemente agredido, ou enjaulado a vida inteira numa minúscula gaiola, volto pra casa chorando.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #602 Online: 23 de Agosto de 2013, 21:24:37 »

“A Morte nos Portões do Paraíso”   

Um casal de turistas espanhóis se mantém indiferente ao lado do corpo sem vida de um imigrante ilegal que havia se afogado durante um naufrágio.

A foto tirada pelo fotógrafo Javier Bauluz e vencedora do prêmio Pulitzer, causou enorme polêmica na época, sob a leviana acusação de ter sido manipulada ou até mesmo montada. Diante do fato, o próprio Bauluz, irritado com as acusações, resolveu revelar toda a história por trás da foto.

Bauluz acompanhava o atendimento a imigrantes ilegais que haviam sido resgatados na costa espanhola da Andalucia, depois do barco onde estavam naufragar. Os imigrantes, muitos deles encharcados e feridos, receberam atendimento em um centro esportivo da cidade. Muitos sobreviventes choravam e se ajoelhavam com as mãos para o céu, agradecendo por terem sobrevivido, segundo o próprio Javier Bauluz, que tirava algumas fotografias no local.

Momentos depois, Bauluz recebeu uma ligação no celular de que havia um cadáver na praia de Zahara, há 20 km dali, para onde se dirigiu prontamente. Por volta de 17 horas o fotógrafo chegou a praia, que ainda estava cheia, com pessoas banhando-se na água quente e aproveitando o forte sol do verão europeu.

Quando Bauluz alcançou o outro extremo da praia, além de avistar um cameraman, jornalistas com cadernos na mão e outro fotógrafo, se espantou com a indiferença de um casal sentado debaixo do guarda-sol, a poucos metros de distância de onde se encontrava o corpo, e decidiu registrar o fato.

Bauluz também queria captar a imagem do cadáver do imigrante contrastando com a praia repleta de pessoas se divertindo, mas ao procurar o melhor ângulo, foi impedido por um guarda civil de concluir a foto, mesmo quando se identificou como jornalista. Javier Bauluz se manteve no local por várias horas, acompanhando, inclusive, o trabalho da polícia local, além de, infelizmente, também presenciar outras cenas de indiferença protagonizadas por turistas para com o corpo sem vida.

Junto ao corpo do imigrante, de origem africana, foi encontrado uma escova de dentes, uma escova de cabelo, uma nota de 5000 pesetas (antiga moeda espanhola), uma foto do Papa, um CD do Bob Marley e uma fita métrica. Segundo o próprio fotógrafo, o ignorado imigrante, havia experimentado em vida o amor e sonhos, era filho de alguém, tinha sido um cristão que adorava Marley, pessoa limpa, pobre e trabalhador. A guarda civil também encontrou várias fotografias embrulhadas em um plástico. Várias delas de si mesmo e uma de seus prováveis pais, que nunca iriam saber o que aconteceu com o filho, que seria enterrado como indigente.

Javier Bauluz, além de ter recebido o prêmio máximo da fotografia, o Pulitzer, conseguiu eternizar em um clique a indiferença de boa parte das pessoas para com o seu semelhante. Tirou várias fotografias no dia, segundo ele, com a intenção de tentar humanizar aquele cadáver cuja a maioria das pessoas não se importavam.

Texto por Italo Magno Jau
Administração Imagens Histórcas
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #603 Online: 24 de Agosto de 2013, 01:19:39 »

Tem aqueles que acham que isto é tolerável ou até mesmo normal.

Eles me causam asco.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #604 Online: 24 de Agosto de 2013, 08:54:40 »

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #605 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:39:32 »

Tem aqueles que acham que isto é tolerável ou até mesmo normal.

Eles me causam asco.

Compartilho com você a sua angústia. Muitas vezes quando vejo um animal sendo covardemente agredido, ou enjaulado a vida inteira numa minúscula gaiola, volto pra casa chorando.

Vocês já assistiram "The Hunter"? Achei excelente!!!

<a href="https://www.youtube.com/v/vW6W36-oWCU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/vW6W36-oWCU</a>

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #606 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:42:40 »

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #607 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:54:30 »

Casca Grossa: O Tenente-Coronel Sir Adrian Carton de Wiart, o Homem de Ferro.
Cara, esse é From Hell!!!  :caveira:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #608 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:58:32 »
Concordo, achei meio sensacionalista a foto e o texto. Não é como se eles tivessem omitido socorro e deixado o imigrante morrer.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #609 Online: 25 de Agosto de 2013, 12:11:46 »
Concordo, achei meio sensacionalista a foto e o texto. Não é como se eles tivessem omitido socorro e deixado o imigrante morrer.
Exato!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #610 Online: 25 de Agosto de 2013, 17:25:46 »

PQP...  :(
Uai... O que os turistas poderiam fazer?  :|

Pegar uma daquelas pás de areia/ baldinho infantis  que as crianças usam na praia e enterrar bem fundo.

Ou esperar alguma autoridade chegar e fazer a perícia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #611 Online: 25 de Agosto de 2013, 18:58:38 »

“A Morte nos Portões do Paraíso”   

[...]
Javier Bauluz, além de ter recebido o prêmio máximo da fotografia, o Pulitzer, conseguiu eternizar em um clique a indiferença de boa parte das pessoas para com o seu semelhante. Tirou várias fotografias no dia, segundo ele, com a intenção de tentar humanizar aquele cadáver cuja a maioria das pessoas não se importavam.

Texto por Italo Magno Jau
Administração Imagens Histórcas

Talvez eles nem soubessem ser um cadáver.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #612 Online: 26 de Agosto de 2013, 08:48:34 »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #613 Online: 26 de Agosto de 2013, 08:59:45 »

Sair.

Se você não se incomoda de testemunhar uma pessoa morrendo afogada, talvez você ainda se incomodasse de curtir uma praia com sua gata ao lado de cadáver!.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Skorpios

• Visitante
« Resposta #614 Online: 26 de Agosto de 2013, 09:19:10 »

Sair.

Se você não se incomoda de testemunhar uma pessoa morrendo afogada, talvez você ainda se incomodasse de curtir uma praia com sua gata ao lado de cadáver!.

Também acho. A insensibilidade diante da desgraça de outro ser humano não deveria chegar nesse nível.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #615 Online: 26 de Agosto de 2013, 09:36:34 »

Sair.

Também acho. A insensibilidade diante da desgraça de outro ser humano não deveria chegar nesse nível.

É o efeito espectador, você delega uma pretensa responsabilidade para outrem, fica esperando que eles ajam em seu lugar ou então fica com medo do julgamento de terceiros, quando estes estão presentes. Este último, quem é professor já deve ter presenciado:

- Alguma dúvida?
- ... cri cri cri vooossshhh ´(imagina um arbusto passando pela sala)
- Ok. Amanhã é prova, então!

Metade da turma desesperada:

- Mas a gente não sabe nada!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #616 Online: 26 de Agosto de 2013, 10:43:55 »

Sair.

Já vi muito piores. Em um caso de um moleque de uns 14 anos que tinha levado um tiro de .12 na cara. Enquanto a mãe lavava o cérebro dele do muro da casa, o pessoal tocava funk e dançava a menos de 20m do corpo, e isso porque nós isolamos a área mais próxima, senão teriam dançado em cima.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #617 Online: 26 de Agosto de 2013, 12:14:17 »

Sério, não vê nada de errado na foto?

Nadinha!!!

Sair.

Ninguém sabe quais eram os sentimentos do casal. Talvez eles tenham ligado para a polícia, talvez eles estivessem abalados com o acontecido e conversando sobre o fato, talvez eles estivessem curiosos para ver os procedimentos da perícia, enfim...

Teve uma vez que um dos meus vizinhos atirou na própria cabeça com uma espingarda na frente da casa dele. Eu já falei sobre isso em algum tópico. Um policial me pediu pra colocar um lençol em cima do corpo, fui na minha casa peguei o lençol e no momento que ia cobrir o corpo um policial disse que não era pra fazer isso. Mentalmente eu pensei "Vai pra pqp".   O cara que morreu era amigo da família e pai de um dos meus melhores amigos.   Se um fotógrafo ganhador do Pulitzer, prêmio máximo da fotografia, estivesse passando por ali ele poderia ter tirado uma foto minha ou de qualquer outra pessoa e dizer: "pessoas indiferentes, espectadores  de cenas mórbidas, etc e tal", mas isso não iria refletir a realidade.

No exemplo que o Diego citou eu acho falta de repeito para com a mãe do garoto.  Já na foto postada ninguém está sendo desrespeitado.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #618 Online: 26 de Agosto de 2013, 12:16:00 »

Sério, não vê nada de errado na foto?

Nadinha!!!

Sair.

Ninguém sabe quais eram os sentimentos do casal. Talvez eles tenham ligado para a polícia, talvez eles estivessem abalados com o acontecido e conversando sobre o fato, talvez eles estivessem curiosos para ver os procedimentos da perícia, enfim...

Teve uma vez que um dos meus vizinhos atirou na própria cabeça com uma espingarda na frente da casa dele. Eu já falei sobre isso em algum tópico. Um policial me pediu pra colocar um lençol em cima do corpo, fui na minha casa peguei o lençol e no momento que ia cobrir o corpo um policial disse que não era pra fazer isso. Mentalmente eu pensei "Vai pra pqp".   O cara que morreu era amigo da família e pai de um dos meus melhores amigos.   Se um fotógrafo ganhador do Pulitzer, prêmio máximo da fotografia, estivesse passando por ali ele poderia ter tirado uma foto minha ou de qualquer outra pessoa e dizer: "pessoas indiferentes, espectadores  de cenas mórbidas, etc e tal", mas isso não iria refletir a realidade.

No exemplo que o Diego citou eu acho falta de repeito para com a mãe do garoto.  Já na foto postada ninguém está sendo desrespeitado.

Você leu o relato do repórter?

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #619 Online: 26 de Agosto de 2013, 12:33:15 »
Sim. Mas é como eu disse, ninguém sabe quais eram os sentimentos do casal.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #620 Online: 26 de Agosto de 2013, 12:38:00 »

Sabe sim e era indiferença certamente. Nada daquilo que você conjecturou aconteceu. O casal não estava abalado, existiam muitos repórteres por ali, eles não estavam curiosos...

« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 12:41:22 por _Juca_ »

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #621 Online: 26 de Agosto de 2013, 12:40:41 »

Sabe sim e era indiferença certamente. Nada daquilo que você conjecturou aconteceu. O casal não estava abalado, existiam muitos repórteres por ali, eles não estavam curiosos...
Talvez você esteja certo, talvez não. Vai ser complicado chegar em uma conclusão sobre os sentimentos do casal.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #623 Online: 26 de Agosto de 2013, 13:22:19 »
Cachaça é foda!  :lol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #624 Online: 26 de Agosto de 2013, 13:25:33 »

Eu vejo isso 100 vezes por ano. Se um fotógrafo tirasse uma foto minha enquanto espero o rabecão pra recolher um cadáver e eu estou sentado na viatura a 5m lendo uma VIP ou tomando um refri sou insensível? Preciso cair no chão e me descabelar?

Além disso, essa foto tá muito esquisita. Se ele queria valorizar a cena, deveria ter utilizado uma lente grande angular e mostrar como a praia estava cheia de gente e o contraste de todos se divertindo e o corpo lá deitado. A foto foi forçada, disso eu não tenho dúvida. Não é obra de jornalismo informativo, foi pensada e montada para produzir um efeito dramático.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!