OS primatas superiores como os chimpanzes tem sociedades organizadas, governadas pelo macho alfa. Fato. Onde está a anarquia que você falou, imposta pela naturesa?
Na existência de outros grupos, não só de chimpazes liderados por outros machos alfas e que de fato estão sempre guerreando por território, como de outros grupos de animais.
O que reina é o caos de seres livres para fazer o que quiserem e que lutam entre si.
Não existe valor absoluto em economia. O próprio mercado regular esse valor, independente da existencia de lastro ou não
As empresas já lançam debendures e recebíveis. Confira qual o valor que o mercado da para essas "moedas". Realmente acha que um recebível da IBM, Siemens, Bayern, Vale tem o mesmo valor de mercado de uma Casa e Vídeo, Casas bahia ou banco panamericano?
Se uma empresa vai a falência TODOS perdem, a massa falida não paga a todos, se não não haveria falência.
Você é dono de uma venda, lê no Jornal que a Refinaria de Manguinhos está sendo bombardeada pela imprensa. você vai aceitar o "dinheiro manguinhos"? Se sim, e fosse meu empregado estaria demitido 
Já ouviu falar em fraude contábil?
O valor do dinheiro é uma abstração, tem alguma relação com o volume do numerário, mas também com o quanto efetivamente circula e a confiança que as pessoas depositam nele
Franciscodog,
O lastro em ouro ou em um misto de metais é uma solução interessante para uma moeda segura de uso comum.
O problema maior se encontra justamente no uso de moeda fiduciária do governo.
No caso de moeda 100% lastreada a moeda não passa de um vale referente a riqueza mercadoria real. A alteração no valor do metal não é um problema assim tão grande e basta não investir todo seu dinheiro no mesmo metal.
Hoje toda a economia se pauta em moeda fiduciária e em bancos que emprestam o que não tem, em um sistema onde o dinheiro não passa de ficção. É por isso que a massa falida não paga todo mundo, esse é o resultado da intervenção estatal e a origem de algumas boas crises.
Milicianos são membros da policia do estado, mas não agem como agentes públicos quando travestidos de milicianos.
narcotraficantes se baseiam na livre troca (compra quem quer, com o preço regulado pela oferta e procura), livre concorrência (você pode comprar drogas em vários outros lugares, não há nem sombra de monopólio) e livre contrato. Funciona exatamente como uma empresa, só que a margem da lei.
Claro que não.
Os serviços de segurança, TV a Gato e distribuição de Gaz são trocas forçadas, eles usam da forçadas.
As milicias não vendem o serviço, obrigam o cidadão a compra-lo, da mesma forma que o governo nos obriga a comprar escolas e hospitais.
Milicianos e traficantes também não aceitam a livre concorrência, tomam um território e o monopolizam. O mesmo que faz o governo.
As guerras entre traficantes são justamente guerras contra a livre concorrência entre diferentes vendedores de droga que buscam monopolizar a venda em uma área ou tomar fisicamente o controle do território.
Milicias e traficantes compartilham características com o governo.
São todos empreendimentos baseados no roubo, no monopólio e no uso da violência. No caso dos traficantes eles ainda criam um sistema judiciário paralelo e leis locais, o que inclui em muitos casos a proibição do roubo e estupro de moradores... claro que eles próprios não precisam cumprir a regra.
Isso é verdade apenas na sua utopia, quando os dois lados tem o mesmo poder (econômico). as relações capitalistas são na sua grande maioria assimétricas. quem tem mais dinheiro tem maior influência, sempre, desde que o mundo é mundo.
A ilusão é achar que o governo muda isso.
Uma empresa monopolista estatal é só isso, um empreendimento sem concorrentes que não precisa te ofertar um serviço de qualidade.
No mundo de hoje o dinheiro compra bons advogados ou mesmo bons juízes, o rico está sempre em maior vantagem.
A diferença é que a concorrência da mais opções e obriga as empresas a um melhor comportamento, já que os clientes sempre tem outra opção... já o estado pode impor qualquer lixo.
O monopólio nunca diminui a influencia do fator econômico, pelo contrario ele sempre o aumenta. Ao eliminar a concorrência e a livre troca você permite que uma instituição oferte qualquer lixo, uma vez que você vai ser obrigado a adquiri-lo quer queira quer não.
Concordo plenamente, é o que acontece sempre que o mercado age sozinho, a tendencia natural e para o oligopólio e cartel em grandes mercados.
É o que acontece com o monopolio estatal.
Existem 3 grandes mineradoras no mundo que são responsaveis pela maior parte do minerio de ferro comercializado. ninguem impede que se abra outras, quem abrir vai ficar rico, não é o que vc diz?
Teste pratico, abra uma mineradora e ganhe mais dinheiro que a vale, ai vc vai me convencer que está com a razão 
E quando a vale era do estado as coisas eram melhores?
Estatais publicas sempre foram cabides de emprego e moeda de troca entre politicos.
Sempre serviram a fins privados e nunca ao publico.
Não preciso ser dono da vale, prefiro a vale privada que a publica e me beneficio da riqueza criada pela vale assim como todo mundo.
O minerio que ela extrai me favorece tanto quanto o google e a microsoft me favorecem.
A riqueza criada sempre beneficia a todos. A idéia de que precisamos ser os "donos" da empresa é falsa.
Falo sobre abrir concorrência, somente nos casos em que as coisas andam mal ou em casos de abuso.
Não vejo isso ocorrendo com essas mineradoras, elas criam riqueza e todos nos beneficiamos.
Fato só no mundo da imaginação.
O maior cartel do mundo é a OPEP, um cartel formado por governos.
A OPEP é um cartel dos exportadores, já foi uma das grandes forças do mundo.
Atualmente ainda tem bastante poder, mas nem sombra do poder que teve no passado.
Sim, um cartel formado por GOVERNOS como o governo socialista da Venezuela e não por empresas capitalistas.
Os cartéis sindicais são criados e protegidos pela lei estatal.
Tirando o funcionalismo público poucas áreas sofrem com o "cartel sindical" Isso foi uma grande verdade no passado, não é uma grande verdade hoje em dia.
Os carteis no brasil cobram imposto cara...
Todo empregado para imposto sindical e todo empreendedor paga aos sindicatos patronais...
Quantos cartéis empresariais existem?
O governo cria muito mais carteis legalizados do que empresas privadas criam carteis ilegais.
E o poder dos carteis legalizados é muito maior a ponto de até imposto eles cobrarem.
E o fato é: O cartel é uma pratica anti-capitalista que vai na contra-mão da livre concorrência, um principio básico do capitalismo.
è uma tendencia natural dos grandes negocios.
Veja no ramo petrolifero, minerios, maquinaria pesada, quimica, farmaceutica - mundial
Quantas empresas detem mais de 50% do mercado mundial?
Você está citando exemplos gerados em um mercado escravizado por regras do estado que o estado não corrige, pelo contrario, em grande parte apoia, como no tabelamento de preços de remédio.
A tendencia natural do mercado é a concorrência, uma vez que os preços no mercado são determinados pela lei da oferta e da demanda.
O controle de preços só se torna mais facilitados em areas de monopolio, onde poucas empresas dividem um ramo de atividade e ainda aqui, a intervenção do governo nunca corrigiu nada.
Ao contrario, o governo dificulta a abertura do novas empresas e favorece as já existentes.
As empresas que estão ai atuando nos mercados, são justamente as que sobrevivem as regras criadas pelo estado e as que compram seus favores.
Outro fato é que formar cartel é burrice, é anti cientifico e só quem lucra com o cartel é quem fura o cartel, já que os preços no mercado são definidos pela lei da oferta e da demanda e não por decreto.
Pegando seu exemplo da OPEP, na crise do petróleo todos os paises participantes subiram subitamente os preços do petroleo. eles não tiveram lucro? O cartel é uma das distorções do capitalismo, atrapalha o livre mercado mas é extremamente lucraticos para seus participantes, se não fosse não existiriam cartéis.
Errado, o cartel só é bom pra quem fura o cartel.
A OPEP primeiramente é um cartel de GOVERNOS e não de CAPITALISTAS.
A prática de cartél é contraria a livre concorrencia e é a oferta e a demanda quem determinam os preços no mercado, não a vontade humana.
Durante a crise do petróleo a OPEP aumentou o preço e isso teve reflexo na demanda, as pessoas pararam de consumir a mesma quantidade de petróleo e os membros da OPEP passoram a vender menos. Isso levou países como o Irã a furar o cartél e vender petróleo as escondidas, outros membros como a arabia saudita sabiam, mas fechavam os olhos na tentativa de manter o cartel.
Os paises com melhores lucros foram justamente aqueles que furaram o cartel.
A própria OPEP já teve muitos problemas para tentar impedir seus membros de furar o cartel. Essa prática é ilusória e só serve aos interesses políticos de sindicatos e "esquerdistas bolivarianos".
Não entendi essa colocação
Dou um exemplo.
Outro dia fui acampar na ilha do Cardoso.
Lá não tem muita infra estrutura e os moradores são ribeirinhos considerados pelos socialistas do governo como pobrezinhos.
Os agentes do estado então ajudaram os moradores a oferecer estrutura de camping e ensinaram os mesmos a montar um cartel e cobrar todos o mesmo preço pelo aluguel da diária no camping.
Quando fiquei lá fui com pouca grana, meus amigos e eu saímos cotando preços, foi ai que descobrimos o cartel.
Alguns eram inocentes visivelmente queriam nos aceitar lá, mas diziam que não podiam, que o pessoal fazia tudo o mesmo preço (e um deles até nos contou que a idéia veio do governo).
Foi quando achamos um velha moradora que não pestanejou, achou nossa proposta boa e concordou com ela.
Agora eu pergunto: Quem lucrou, os membros do cartel ou a senhorinha que furou o esquema?
A senhorinha obviamente...