É bizarro controlar preços, mas é isso que faz o governo, com a taxa de juros, com salário mínimo.
O salário mínimo é controlado pelo governo mesmo, tem razões históricas nisso e está muito enraizado no imaginário popular, acho difícil mexer nisso (não falo necessário mas não acredito que nos próximos 1.000 anos alguém cosiga ter apoio político suficiente para essa mudança).
Quanto aos juros o que o governo faz é determinar a taxa Selic (tem outros tambem como a TJLP, taxas do BNDS, etc) mas o faz com alguma consonância com o mercado. Assim a procura pelos títulos públicos influencia nessa decisão também.
Se amanhã ele resolve colocar a Selic em 1% simplesmente ninguem compra e ai ou ele é obrigado a voltar atrás ou quebra/não rola a dívida.
O Felius ressaltou bem que a taxa server como instrumento ortodoxo de política monetária, principalmente por ser um sinalisador das intenções do BC.
Ambos tem influência na formação dos preços, junto com outros fatores tão ou mais importantes como juros, encargos trabalhistas, impostos e contribuições, aparato burocrático, logística, etc... Mas controlar preços tipo Plano Collor...
Dizem ser contra monopólios mas defendem monopólios na segurança e justiça, que são serviços fundamentais.
Quem Dizem?
Sou fracamente favorável ao monopólio da violência pelo Estado, e grosseiramente favorável ao monopólio da Justiça, acho arbitragem válida somente em situações bem específicas da vida empresarial.