Autor Tópico: Presos dizem que tornozeleira fere a dignidade humana  (Lida 6791 vezes)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Presos dizem que tornozeleira fere a dignidade humana
« Online: 24 de Dezembro de 2010, 00:11:40 »
Publicado em 24/12/2010       

Os presos com direito à saída temporária de Natal e Ano Novo começaram a deixar os presídios ontem. Dos 23 mil detentos com o direito no Estado, 4,6 mil vão usar tornozeleiras que monitoram a circulação do preso.

Pelo menos 65 dos 79 presos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de São Miguel Paulista (zona leste de SP) entraram, na última segunda, com habeas corpus no Tribunal de Justiça para não usar a tornozeleira eletrônica. O TJ, no entanto, não teve tempo hábil para julgar o pedido e os presos deixaram a detenção com as tornozeleiras.

No pedido de habeas corpus, os detentos afirmam que o uso do aparelho fere o princípio da dignidade humana. Eles classificam o uso do equipamento como uma medida de "caráter vexatório, bullying, de extrema violência moral e psicológica".

Os presos também comparam a tornozeleira eletrônica à letra "j" marcada no passaporte de judeus por nazistas na Segunda Guerra Mundial. Até quarta, o TJ tinha protocolado cem habeas corpus contra o uso da tornozeleira.

Tornozeleiras eletrônicas vão monitorar os presos durante a saída
paulo almeida/divulgação

Fonte

Juro que eu tô morrendo de dó dos coitadinhos dos presos :chorao:

Onde já se viu, ferir a dignidade deles desse jeito ::)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Presos dizem que tornozeleira fere a dignidade humana
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2010, 00:15:43 »
Fere a dignidade humana?

PQP!
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2010, 00:23:12 »
Feriram a minha paciência.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2010, 00:46:08 »
Ferem o meu cazzo com vertiligo, parece um dalmata... VTNC, FDP.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2010, 01:11:12 »
Muito fácil resolver esse problema. É só acabar com essa tal de "saída temporária" em feriados. Assim eles não vão precisar mais usar a tornozeleira e não terão sua dignidade humana ferida.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2010, 01:45:38 »
Eu sempre me pergunto quem criou essa de indulto de Natal, dia das mães e etc.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2010, 03:01:11 »
Publicado em 24/12/2010       

Os presos também comparam a tornozeleira eletrônica à letra "j" marcada no passaporte de judeus por nazistas na Segunda Guerra Mundial.

A lei de Godwin deveria valer nesse caso.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2010, 09:26:27 »
Nessas horas a OAB deveria pegar o advogado imbecil que inventou esse argumento e pendurar de cabeça pra baixo pra ser açoitado. Apesar de HC dispensar advogado, tenho certeza que o grande idealizador foi um.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Dezembro de 2010, 09:48:24 »
24/12/2010 07h24 - Atualizado em 24/12/2010 07h28

Tornozeleira usada para monitorar preso é achada rompida em SP
Polícia de Marília já sabe qual detento usava aparelho e procura o fugitivo.
4.635 presos ganharam saída de Natal e vão usar equipamento eletrônico.
Do G1 SP

Uma tornozeleira eletrônica utilizada por presos beneficiados com saídas temporárias para passar o Natal e Ano Novo com suas famílias foi encontrada rompida numa rua em Marília, no interior de São Paulo, na quinta-feira (23). Uma pessoa que achou o aparelho avisou a Polícia Civil. Como cada tornozeleira está registrada no nome de um detento, os investigadores sabem quem é o fugitivo e agora ele está sendo procurado

A suspeita é que o preso tenha rompido o aparelho, que é utilizado para monitorar eletronicamente os detentos que receberam a saída temporária para as festas de fim de ano. Ao todo, 4.635 detentos de São Paulo que ganharam o benefício também tiveram de usar as tornozeleiras.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o monitoramento feito com o auxílio de tornozeleiras eletrônicas só ocorre após expedidas as devidas autorizações judiciais. A iniciativa é inédita, segundo a SAP.

De sete centros de detenção provisória e de penitenciárias femininas localizados na Capital e na Grande São Paulo, ao menos 1.379 detentos serão monitorados. Mais 1.650 presos serão beneficiados na região Noroeste do estado, que abrange cidades como Araraquara, Marília, Lins e Ourinhos. Da região Oeste, serão mais 878 e, da Central, 728 detentos.

De acordo com a SAP, o benefício foi concedido a 23.331 presidiários em 2009. Deste total, 1.985, o que corresponde a 8,51%, não se apresentaram ao sistema carcerário do estado ao término da saída de fim de ano.
Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/12/tornozeleira-usada-para-monitorar-preso-e-achada-rompida-no-interior.html
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2010, 11:18:38 »

Algum "gênio" que descobriu um modo fácil de arrumar vagas nos presídios superlotados.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2010, 12:36:01 »
Acho essa tornozeleira muito estranha.

Pensando com meus botões, os presos que quiserem fugir vão arranca-la e pronto. Os únicos que não tirariam seriam os que de fato não tinham a intenção de fugir.

E não é?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2010, 12:42:41 »
Acho essa tornozeleira muito estranha.

Pensando com meus botões, os presos que quiserem fugir vão arranca-la e pronto. Os únicos que não tirariam seriam os que de fato não tinham a intenção de fugir.

E não é?
Em teoria essas tornozeleiras seriam dificeis de se remover, além do que, sua remoção alertar a polícia que em teoria estaria de prontidão e chegaria a cena antes que ele pudesse escapar.
"The patient refused an autopsy."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2010, 13:06:05 »
Em Nova Lima/MG, onde essas tornezeleiras estavam sendo testadas pros presos do regime semi-aberto, se o preso arrebentasse o equipamento, um sinal com as coordenadas GPS era enviado para uma central que imediatamente deslocava a viatura para o local.

Obviamente, o cara não fica esperando no lugar, mas chegando rápido, dá pra seguir o rastro do infeliz.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2010, 13:10:10 »
Aos presos que sentiram sua dignidade ferida: FODAM-SE.

Também me pergunto. Onde já se viu um negócio desses? Daqui a pouco o estado vai ser obrigado
a fornecer todo ano um bolo de aniversário a cada preso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2010, 13:12:13 »
Uma carga explosiva nestas tornozeleiras não seria nada má.  :twisted:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #15 Online: 24 de Dezembro de 2010, 13:44:11 »
Uma carga explosiva nestas tornozeleiras não seria nada má.  :twisted:
Tipo os colares dos filmes O sobrevivente e Aliança mortal?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Dezembro de 2010, 16:37:47 »
É, eu não tenho idéia da eficacia do fecho, mas imagino que com a ferramwnta certa, de para tirar em menos de um minuto.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 24 de Dezembro de 2010, 18:09:00 »
É, eu não tenho idéia da eficacia do fecho, mas imagino que com a ferramwnta certa, de para tirar em menos de um minuto.
Dá pra tirar arrancando com uma faca em 1seg, mas ao romper ou abrir a tornozeleira, é enviado um sinal imediatamente com a última posição dela.

Temma

• Visitante
« Resposta #18 Online: 24 de Dezembro de 2010, 18:25:53 »
Coordenadas no deserto do Saara servem pra alguma coisa. Mas em São Paulo? O cara vai pra um shopping, uma feira, um show, rompe a porra da tornozeleira, e dá um foda-se pra geral. Não será pego nunca.

É mais um modo ruim de se gastar dinheiro público.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Dezembro de 2010, 18:42:16 »
Dá pra tirar arrancando com uma faca em 1seg, mas ao romper ou abrir a tornozeleira, é enviado um sinal imediatamente com a última posição dela.

É, como o Temma colocou, dependendo de onde for feito isto, o sinal não será muito util.

Um implante num local desconhecido (numa costela, por exemplo) seria mais interessante, mas levantaria questões éticas mais complicadas, para não mencionar as tecnicas.

Não me parece uma medida funcional. É um serviço terceirizado?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #20 Online: 24 de Dezembro de 2010, 19:08:09 »
-"Não se preocupe, comandante, nós temos a última localização dele!"

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Dezembro de 2010, 19:18:23 »
É, como o Temma colocou, dependendo de onde for feito isto, o sinal não será muito util.

Um implante num local desconhecido (numa costela, por exemplo) seria mais interessante, mas levantaria questões éticas mais complicadas, para não mencionar as tecnicas.

Não me parece uma medida funcional. É um serviço terceirizado?
Já falei aqui. É só acabar com essa palhaçada de indulto que todos os problemas relativos a ética e dignidade humana estarão resolvidos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Dezembro de 2010, 22:56:35 »
Imagino também, que em teoria, seria usada para os presos de pouca periculosidade e colarinho branco.
"The patient refused an autopsy."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 25 de Dezembro de 2010, 08:47:35 »
Coordenadas no deserto do Saara servem pra alguma coisa. Mas em São Paulo? O cara vai pra um shopping, uma feira, um show, rompe a porra da tornozeleira, e dá um foda-se pra geral. Não será pego nunca.

É mais um modo ruim de se gastar dinheiro público.
Como eu disse, em MG é usado pra presos do regime semi-aberto. Não sei como funciona em SP, mas nos que já vi, o cara tem direito de passar o indulto EM CASA. Ele não ganha um fim de semana de passeios pela floresta. Se ele se afasta da central do aparelho que fica na residência, ele dispara.

A partir desse momento, ele quebra a regra e passa a ser considerado foragido e daí passa a ser perseguido como tal.

Imagino também, que em teoria, seria usada para os presos de pouca periculosidade e colarinho branco.
Nem sempre. Presos que conseguiram progressão têm esse direito. Pode ser um maluco dos piores, mas se tiver bom comportamento e outros requisitos meio subjetivos...

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Dezembro de 2010, 08:24:19 »
Preso que rompeu tornozeleira eletrônica é detido em Ourinhos, SP

SÃO PAULO - A Polícia Militar deteve, em Ourinhos, a 378 km de São Paulo, um preso que havia rompido sua tornozeleira eletrônica utilizada para monitoramento durante a saída temporária de Natal e Ano Novo. A prisão ocorreu na quinta-feira e esse é o terceiro caso registrado pela polícia no Estado. O primeiro caso ocorreu em Marília, a 418 km de São Paulo. Já o segundo aconteceu na Zona Leste de São Paulo, capital. Os dois são considerados foragidos. Os equipamentos foram localizados.

No estado, dos 20 mil detentos que tiveram direito à saída temporária de Natal, 4,6 mil usaram a tornozeleira eletrônica. O monitoramento é feito por uma empresa.
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/12/25/preso-que-rompeu-tornozeleira-eletronica-detido-em-ourinhos-sp-923355723.asp

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!