Autor Tópico: Presos dizem que tornozeleira fere a dignidade humana  (Lida 6794 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Presos dizem que tornozeleira fere a dignidade humana
« Resposta #75 Online: 31 de Dezembro de 2010, 16:57:33 »
Outra coisa: o bandido não está obrigado a respeitar a dignidade alheia ou ser bonzinho com sua vítima, justamente por ser um bandido, está à margem da sociedade. Mas o Estado precisa sim respeitar TODOS seus cidadãos, independente se são marginais ou não.

Engraçado como na hora de exigir direitos, todo mundo lembra que é cidadão, mas pra exercer deveres, as coisas ficam meio sombreadas.

Essa inversão de valores e essa proteção excessiva a esses indíviduos a cada dia, melhoram mais e mais a moral de quem protege vocês deles.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 31 de Dezembro de 2010, 16:59:29 »
já vi casos que pessoas pleitearam isso, diante de comprovada ineficiência do Estado

A inexistência de uma indenização específica a esse fim, não significa a falta de amparo. puta merda.

Vamos lá:

A família do operário  que você citou anteriormente, receberá ou não o benefício de pensão por morte? Se sim, sua afirmação de que a família do operário não receberá nada, está errada.

Meu caralho...

Vc entendeu que até agora eu quis dizer que enquanto um vagabundo custa uma fortuna para o Estado, um operário não tem nem metade disseo em retorno nos serviços básicos?

Deu para entender meu ponto de vista?

Lá vem o auxílio reclusão, bolsa-isso, bolsa-aquilo enquanto o tal operário tem que acordar pela manhã sair pendurado em um ônibus para ganhar 500 e poucas merrecas se não morrer numa fila esperando uma consulta médica marcada com três meses de antecedência.

Consegue entender o que estou dizendo, preciso fazer um desenho ou já entendeu?

Temma

• Visitante
« Resposta #77 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:00:17 »
Ótimo, pensei que só incluiam traficantes que um dia contribuiram.

pensou errado. Mas sinceramente nem sei porque perco meu tempo. Parece que você gosta de pensar desse jeito, ignorando os fatos.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #78 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:02:10 »
Outra coisa: o bandido não está obrigado a respeitar a dignidade alheia ou ser bonzinho com sua vítima, justamente por ser um bandido, está à margem da sociedade. Mas o Estado precisa sim respeitar TODOS seus cidadãos, independente se são marginais ou não.

Derfel, não está obrigado a respeitar, ninguém está, mas os que são feridos em sua dignidade ainda são obrigados a ouvir e ver criminosos serem tratados a pão de ló quando deveriam trabalhar para custear o que gastam. E nem estou defendendo práticas mais perversas, apenas trabalho para quem passa o dia inteiro arquitetando o que não deve.

E o Estado não nos respeita, isso é um fato. A saúde é de péssima qualidade, a educação, os salários, a segurança, tudo está mal colocado neste país. Mas alguém se insurge contra isso com a mesma convicção com que alguns gritam por direitos para presos? O que acho que falta neste país é bom senso mesmo, é compreensão de que ninguém está preso porque roubou um biscoito - sim, acredito em inocentes, mas eles são uma minoria.

Aliás, outro dia vi um documentário sobre um presídio, no Espírito Santo. A reportagem tratava os presos - homicidas, estupradores, parricidas, matricidas, etc - como vítimas, simplesmente porque a refeição não era digna do Fasano... E eu acho divertidissimo quando vejo estes presos com aquela cara de piedade, de sofrimento, como se estivessem ali por engano. É de dar dó... no bolso dos contribuintes e das vítimas e suas famílias.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #79 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:02:58 »
A família do operário  que você citou anteriormente, receberá ou não o benefício de pensão por morte? Se sim, sua afirmação de que a família do operário não receberá nada, está errada.

Vamos:

Valor médio do auxílio por morte: R$529,00
Valor médio do auxílio reclusão: R$588,00

E as vítimas de estupro? De assalto a mão armada? De 171? De lesões corporais?

Esses? Ahhh... deixa pra lá, né?

Mas seus algozes ainda gozam de direitos, sem deveres, afinal, ser cidadão nessa merda de país é isso.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #80 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:06:07 »
Pois é, Jaf... Meu problema não está em dar dignidade aos presos, mas em dar de ombros para suas vítimas, para quem cumpre seus deveres perante a lei e a sociedade. A família de um estuprador recebe auxílio reclusão, mas eu me pergunto quem paga a terapia da mulher estuprada... Eu entendo perfeitamente que, por se tratar da Previdência Social, é natural que a família do contribuinte receba o benefício quando ele estiver preso... No entanto, penso que o indivíduo que comete crimes deveria sim, trabalhar. Não bastam as outras despesas do Estado que não são revertidas para a sociedade, que podemos dizer de todo o dinheiro gasto com presos?
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2010, 17:12:07 por Lua »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:07:21 »
Ótimo, pensei que só incluiam traficantes que um dia contribuiram.

pensou errado. Mas sinceramente nem sei porque perco meu tempo. Parece que você gosta de pensar desse jeito, ignorando os fatos.

Vou precisar fazer um desenho, não deu para perceber que eu estava sendo ironico.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:08:59 »
A família do operário  que você citou anteriormente, receberá ou não o benefício de pensão por morte? Se sim, sua afirmação de que a família do operário não receberá nada, está errada.

Vamos:

Mas seus algozes ainda gozam de direitos, sem deveres, afinal, ser cidadão nessa merda de país é isso.

:ok:

Temma

• Visitante
« Resposta #83 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:12:40 »
já vi casos que pessoas pleitearam isso, diante de comprovada ineficiência do Estado

A inexistência de uma indenização específica a esse fim, não significa a falta de amparo. puta merda.

Vamos lá:

Meu caralho...

Vc entendeu que até agora eu quis dizer que enquanto um vagabundo custa uma fortuna para o Estado, um operário não tem nem metade disso em retorno nos serviços básicos?

Lá vem o auxílio reclusão, bolsa-isso, bolsa-aquilo enquanto o tal operário tem que acordar pela manhã sair pendurado em um ônibus para ganhar 500 e poucas merrecas se não morrer numa fila esperando uma consulta médica marcada com três meses de antecedência.

minha caceta alada,

e consegue entender que não é distorcendo os fatos que isso irá mudar? reforma no sistema prisional e criminal são necessárias, .mas não adianta colocar como se cada família de preso recebesse 700 Reais. Não, esse é um benefício de todos os trabalhadores, Consegue perceber também que a porra da previdência assiste, não da maneira como deveria, é claro, às vítimas, inclusive da violência urbana.

e WTF.... o operário não recebe nem metade disso em serviços básicos... E quem disse é matando toda a população carcerária que isso irá se resolver? ah, caceta,

Vou repetir. auxílio-reclusão é de longe o menor dos problemas, se é que é um problema, nas cadeias brasileiras.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:15:41 »

Vamos lá:

A família do operário  que você citou anteriormente, receberá ou não o benefício de pensão por morte? Se sim, sua afirmação de que a família do operário não receberá nada, está errada.

Meu caralho...

Vc entendeu que até agora eu quis dizer que enquanto um vagabundo custa uma fortuna para o Estado, um operário não tem nem metade disso em retorno nos serviços básicos?

minha caceta alada,

e consegue entender que não é distorcendo os fatos que isso irá mudar? reforma no sistema prisional e criminal são necessárias, .mas não adianta colocar como se cada família de preso recebesse 700 Reais. Não, esse é um benefício de todos os trabalhadores, Consegue perceber também que a porra da previdência assiste, não da maneira como deveria, é claro, às vítimas, inclusive da violência urbana.

e WTF.... o operário não recebe nem metade disso em serviços básicos... E quem disse é matando toda a população carcerária que isso irá se resolver? ah, caceta,

Vou repetir. auxílio-reclusão é de longe o menor dos problemas, se é que é um problema, nas cadeias brasileiras.

TODA vítima de crime recebe assitência, como foi perguntado acima?

Então colega, não deixa de ser a mais pura verdade que o estado sempre tem dois pesos e duas medidas.

Temma

• Visitante
« Resposta #85 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:20:04 »

Vamos:

as duas pensões são concedidas dando-se 80% das médias dos salários. é um cálculo feito estritamente sobre a contribuição. Naquele mesmo artigo, citam que as pensões por morte correspondem a uma grande fatia das pensões, enquanto o auxílio-reclusão não chega a 1%.

e porra, estão presos, seus direitos estão obviamente bastante limitados.

Temma

• Visitante
« Resposta #86 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:25:31 »
Pois é, Jaf... Meu problema não está em dar dignidade aos presos, mas em dar de ombros para suas vítimas, para quem cumpre seus deveres perante a lei e a sociedade. A família de um estuprador recebe auxílio reclusão, mas eu me pergunto quem paga a terapia da mulher estuprada... Eu entendo perfeitamente que, por se tratar da Previdência Social, é natural que a família do contribuinte receba o benefício quando ele estiver preso... No entanto, penso que o indivíduo que comete crimes deveria sim, trabalhar. Não bastam as outras despesas do Estado que não são revertidas para a sociedade, que podemos dizer de todo o dinheiro gasto com presos?

então o problema não é o auxílio-reclusão. eu não sou contra criminosos terem que trabalhar na cadeia. Muito menos, que vítimas de estupro tenham acompanhamento psicológico gratuito, e sim, o estado atualmente falha nessa função.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #87 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:31:34 »

Vamos:

as duas pensões são concedidas dando-se 80% das médias dos salários. é um cálculo feito estritamente sobre a contribuição. Naquele mesmo artigo, citam que as pensões por morte correspondem a uma grande fatia das pensões, enquanto o auxílio-reclusão não chega a 1%.

Que artigo?

Isso tá no parte de ajuda do site da Previdência:

http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=922

E nem só de assassinos vivem as prisões, como eu disse acima.

E? Continuam tendo assistência e benefícios do Estado que um trabalhador precisa torrar muito para bancar.

Temma

• Visitante
« Resposta #88 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:48:19 »
aliás, é interessante como se direciona pra conhecida acusação de "defesa de bandido", só está faltando falarem "tá com peninha, leva pra casa", embora o benefício em discussão seja especifico à família do criminoso - que não tem nada a ver com a história.

Em nenhum momento estou defendendo o induto de natal, ou leis mais brandas, ou que presos não devessem trabalhar. Só não estou espumando de raiva com 15 milhões de Reais gastos por ano, com 26 mil famílias de presidiários.

Temma

• Visitante
« Resposta #89 Online: 31 de Dezembro de 2010, 17:54:21 »
E nem só de assassinos vivem as prisões, como eu disse acima.

E? Continuam tendo assistência e benefícios do Estado que um trabalhador precisa torrar muito para bancar.

os presos continuam presos, e os trabalhadores continuam livres. Ainda que as condições que muitos trabalhadores se encontram sejam ruins, e eu acredito em muitos maneiras do Estado melhorar isso, seja gastando melhor os recursos, seja assistindo-os, se a situação estivesse melhor lá dentro, os trabalhadores estariam se esforçando para ir pra lá, pra cadeia.

E mais uma vez, o benefício em questão é dado às famílias, não ao criminoso.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #90 Online: 31 de Dezembro de 2010, 18:00:17 »

Vamos:

Por isso existe o estado para intermediar a justiça entre os cidadãos. O pensamento  de genocídio para bandidos e políticos só funciona de verdade nos arroubos passionais que os indivíduos se expressão para demonstrar sua afetividade em relação ao estado/nação ou deveras com o mundo, na ausência de um deus para culpabilizar.  :wink:

« Última modificação: 31 de Dezembro de 2010, 18:03:15 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #91 Online: 31 de Dezembro de 2010, 19:40:32 »
aliás, é interessante como se direciona pra conhecida acusação de "defesa de bandido", só está faltando falarem "tá com peninha, leva pra casa", embora o benefício em discussão seja especifico à família do criminoso - que não tem nada a ver com a história.

Em nenhum momento estou defendendo o induto de natal, ou leis mais brandas, ou que presos não devessem trabalhar. Só não estou espumando de raiva com 15 milhões de Reais gastos por ano, com 26 mil famílias de presidiários.

Temma, sei que o presidiário tem família e penso que, uma forma de custear esse auxílio reclusão seria o preso trabalhar para se manter e continuar contribuindo. O problema é que muitos se chocam ao ver um preso consumindo cerca de mil reais do Estado, ao passo que muitas famílias vivem na miséria levando uma vida honesta... É aquele paradoxo acerca do 'se eu for honesto, terei uma vida digna'.

E, para ser honesta, o auxílio-reclusão não me deixa tão indignada, uma vez que ele nasce da obrigação de contribuir que o preso tinha enquanto era livre. Mas a idéia de presos passarem dias inteiros sem uma atividade útil realmente me preocupa. Se houvesse trabalho, o número de detentos e reclusos pensando besteira seria menor - que cansa ao trabalhar, não tem tanto tempo para planejar crimes.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #92 Online: 31 de Dezembro de 2010, 19:45:06 »
Por isso existe o estado para intermediar a justiça entre os cidadãos. O pensamento  de genocídio para bandidos e políticos só funciona de verdade nos arroubos passionais que os indivíduos se expressão para demonstrar sua afetividade em relação ao estado/nação ou deveras com o mundo, na ausência de um deus para culpabilizar.  :wink:

Acho que o problema está mais na falência do Estado tal qual se propugna na Constituição Federal. A idéia de uma vida digna com um Estado que proporcione saúde, justiça, educação, segurança, meio ambiente, etc, de qualidade é uma utopia atualmente. Por esse motivo, muitos se rebelam contra uma justiça protelatória, que permite que criminosos continuem a reincidir e até cometer crimes piores em virtude de um sistema penal e processual penal que lhes passa a mão na cabeça.

E sou completamente contra o atual sistema penal e penitenciário do nosso país. Nem de longe a pena cumpre o seu papel de ressocializar: uma vez preso, o indivíduo é marginalizado pelo resto de sua vida, mesmo que efetivamente sinta que cometeu um erro.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #93 Online: 31 de Dezembro de 2010, 20:12:25 »
Sou totalmente contrário a idéia de falência do estado. Pelo contrário, vislumbro um estado mundial, com a ONU como principal catalizador dessa nova estrutura emergente, como exemplo principal temos a Uniao Européia.

Com relação a justiça também a vejo com bons olhos, principalmente com o foco nos direitos humanos. Não vejo a justiça como aquilo que agrada ao indivíduo isolado e sim toda a estrutura constitucional dos estados.

E como sempre digo, considero a cibercultura como uma revolução antropológica e com grandes impactos em toda a sociedade.

A leitura "bíblica" da constituição não me parece adequada, já que ela é mesmo utópica com seus principais direitos. O que vale é a intencionalidade, que demonstra muito de uma época.

Também já acreditei na idéia mercadológica de que se você quer algo é só correr atras de seus sonhos que você consegue. A cultura do crime também vende muito essa idéia mas a realidade dos indivíduos imersos nesta condição é totalmente diferente. Eu pelo menos fui para o caminho contrário, trabalhei para o estado, seja como policial ou carcereiro da Febem. Isto por um tempo devido as minhas complicações de saúde.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 31 de Dezembro de 2010, 20:19:06 »

Derfel, não está obrigado a respeitar, ninguém está, mas os que são feridos em sua dignidade ainda são obrigados a ouvir e ver criminosos serem tratados a pão de ló quando deveriam trabalhar para custear o que gastam. E nem estou defendendo práticas mais perversas, apenas trabalho para quem passa o dia inteiro arquitetando o que não deve.
Concordo com você, Lua. Também concordo que deveria haver trabalho dentro dos presídios, onde parte da rende deveria ser, inclusive, depositada em uma conta com o objetivo de facilitar a reintegração do ex-preso na sociedade. Mas daí a serem tratados a pão de ló? onde? a maioria dos presídios não passam de depósitos humanos sem a menor chance de reabilitação, talvez apenas uma pós-graduação no crime e a entrada em alguma das várias facções criminosas que dominam os presídios. Ter respeito pelos presos não é colocá-los em um hotel cinco estrelas ou não fazer com que paguem pelo seus crimes, mas reconhecê-los como seres humanos, ainda que alguns deles nos pareçam muito menos que isso. O papel do Estado no sistema carcerário não é somente de punição, mas principalmente de reabilitação desses presos e não me parece que tratar presos como dejetos humanos seja uma boa forma de reabilitar alguém. Todos os presos são passíveis de reabilitação? É claro que não, mas o fato de existirem alguns que não possam ser reabilitados e reinseridos na sociedade não impede que haja muitos outros que teriam uma vida diferente após o período prisional se tivessem uma chance para isso. Nem todos que estão presos, por exemplo, são assassinos sanguinários e estupradores, muitos estão presos por crimes menores, algumas vezes por um delito único.

E o Estado não nos respeita, isso é um fato. A saúde é de péssima qualidade, a educação, os salários, a segurança, tudo está mal colocado neste país. Mas alguém se insurge contra isso com a mesma convicção com que alguns gritam por direitos para presos? O que acho que falta neste país é bom senso mesmo, é compreensão de que ninguém está preso porque roubou um biscoito - sim, acredito em inocentes, mas eles são uma minoria.

O Estado nos respeita sim, quem não nos respeita são governos e alguns membros de governo. A saúde é de péssima qualidade? Em alguns lugares sim, em outros não e mesmo dentre os que possuem uma saúde péssima existe ilhas de excelência. Mas, apesar disso, a saúde não deixa de ser universal, o acesso pode não ser fácil em alguns lugares, mas mesmo assim existe. Existem alguns procedimentos, inclusive, que são mais fáceis você conseguir no SUS que nos planos de saúde, como no caso de transplantes, atendimento a politraumatizados, vacinação... A educação, da mesma forma, possui ilhas de excelência (as escolas federais tiveram desempenho acima de muitos países desenvolvidos no Pisa) e se ainda possui um nível lamentável, pelo menos garante a universalização. O que ocorre novamente são falhas nas políticas de governos (estaduais e municipais) e não falta de respeito de Estado. Talvez se houvesse políticas de estado para educação a situação poderia ser outra. Em segurança, a situação é como a educação, onde falta justamente uma política de estado para a área, e nos salários, a situação também é complexa, envolvendo as questões da previdência e a forma como os impostos estão organizados. Enfim, não é por conta da nossa insatisfação com os serviços prestados que podemos dizer que o Estado não nos respeita, na verdade é essa insatisfação que pode gerar as forças que podem influir nas melhorias dos serviços.

Aliás, outro dia vi um documentário sobre um presídio, no Espírito Santo. A reportagem tratava os presos - homicidas, estupradores, parricidas, matricidas, etc - como vítimas, simplesmente porque a refeição não era digna do Fasano... E eu acho divertidissimo quando vejo estes presos com aquela cara de piedade, de sofrimento, como se estivessem ali por engano. É de dar dó... no bolso dos contribuintes e das vítimas e suas famílias.

A tendência da maioria dessas reportagens de TV é o sensacionalismo mesmo. Quanto à comida, garanto que no Exército eu deveria comer pior que eles :)
O Jaf postou algo sobre as pessoas só verem os direitos e esquecerem dos deveres. Concordo com ele e acho que essa é mais uma distorção causada pelo período do Governo Militar aqui no Brasil, com a redemocratização os direitos que haviam sido suprimidos no período adquiriram uma importância muito grande, esquecendo-se dos deveres.

Em relação à tornozeleira, não há nada nela que seja contra a dignidade humana, de certa forma é até mesmo uma garantia ao preso. Quanto à saída dos presos em feriados ou indultos, o problema não reside na saída em si, mas nos critérios para selecionar quem pode usufruir desse direito.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #95 Online: 31 de Dezembro de 2010, 20:26:28 »

Vamos:

Por isso existe o estado para intermediar a justiça entre os cidadãos. O pensamento  de genocídio para bandidos e políticos só funciona de verdade nos arroubos passionais que os indivíduos se expressão para demonstrar sua afetividade em relação ao estado/nação ou deveras com o mundo, na ausência de um deus para culpabilizar.  :wink:

Quem aqui falou alguma coisa sobre genocídio? Quem aqui sequer falou algo em matar prisioneiros condenados, Adriano?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #96 Online: 31 de Dezembro de 2010, 22:59:34 »
Quem aqui falou alguma coisa sobre genocídio? Quem aqui sequer falou algo em matar prisioneiros condenados, Adriano?
Foi uma licença poética da mesma forma que a reclamação comparativa com o comportamento criminoso:

Enquanto um vagabundo que escolheu a maneira mais fácil de fazer as coisas (roubar, estuprar, matar) poderá curtir esse momento com a família e, mesmo que não reabilitado, estará novamente entre a sociedade, com risco considerável de não retornar à cela.

O Contini não precisa "preferir" voltar a uma cela, pois não é um criminoso condenado. A reclamação dele é válida.
Como se a vida familiar destes indivíduos pudesse ser algum exemplo apenas pelo induto oferecido pelo estado sem sequer questionar a real aplicabilidade destas leis (o bom comportamento durante o cárcere) e toda a dinâmica do trabalho carcerário em si :|

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #97 Online: 01 de Janeiro de 2011, 13:24:32 »
Sou totalmente contrário a idéia de falência do estado. Pelo contrário, vislumbro um estado mundial, com a ONU como principal catalizador dessa nova estrutura emergente, como exemplo principal temos a Uniao Européia.

Com relação a justiça também a vejo com bons olhos, principalmente com o foco nos direitos humanos. Não vejo a justiça como aquilo que agrada ao indivíduo isolado e sim toda a estrutura constitucional dos estados.

E como sempre digo, considero a cibercultura como uma revolução antropológica e com grandes impactos em toda a sociedade.

A leitura "bíblica" da constituição não me parece adequada, já que ela é mesmo utópica com seus principais direitos. O que vale é a intencionalidade, que demonstra muito de uma época.

Como disse, me refiro à falência do Estado proposto na Constituição. Me refiro à garantia de direitos básicos, como saúde, educação, segurança. O que eu pretendo é demonstrar que tais direitos não são assegurados como deveriam, como se pode perceber pelo grande número de ações que cidadãos e entidades movem contra os poderes públicos graças a omissão em alguns setores da sociedade - falta de remédios, falta de tratamento adequado, etc.

E discordo de ti acerca da justiça. Infelizmente ainda é verdade que nossos sistema processual como um todo é protelatório, insatisfatório, enfim, não cumpre o propósito de fazer justiça. Se hoje mais direitos humanos são preservados, é um fato, mas ainda falta muito para que os direitos humanos sejam estendidos a todos, inclusive a presos que não tem meios de arcar com os custos de um processo e são submetidos à defensoria pública ou defensores dativos que nem sempre estão preocupados em cumprir a função que lhes cabe.

E a justiça não existe para agradar indivíduos isolados, é fato... Mas você acha que a atual estrutura judicial do nosso país - estou falando do Brasil - favorece a celeridade, a economicidade, a igualdade a o próprio sentido de justiça? Porque, até onde vejo, o sistema é falho, é ineficiente, é complexo demais.

Também já acreditei na idéia mercadológica de que se você quer algo é só correr atras de seus sonhos que você consegue. A cultura do crime também vende muito essa idéia mas a realidade dos indivíduos imersos nesta condição é totalmente diferente. Eu pelo menos fui para o caminho contrário, trabalhei para o estado, seja como policial ou carcereiro da Febem. Isto por um tempo devido as minhas complicações de saúde.

Confesso que não acredito muito na idéia de que correr atrás dos sonhos é o único meio de conseguir realizá-los... Acho que muito depende de oportunidades e é inegável que alguém que tem mais chances, recebe uma melhor educação e tem uma vida mais digna pode ter mais sucesso. Antes que digam, 'e as exceções que dão certo?'. Como bem explicitado, são exceções, pessoas que correm atrás, que brigam, que tentam sair da vida inóspita em que vivem. E, para piorar, nosso honorável governo cria problemas que estimulam o brasileiro a não lutar pelo que quer, mas a se acomodar e esperar que o governo faça tudo...  :?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #98 Online: 01 de Janeiro de 2011, 13:32:22 »
Concordo com você, Lua. Também concordo que deveria haver trabalho dentro dos presídios, onde parte da rende deveria ser, inclusive, depositada em uma conta com o objetivo de facilitar a reintegração do ex-preso na sociedade. Mas daí a serem tratados a pão de ló? onde? a maioria dos presídios não passam de depósitos humanos sem a menor chance de reabilitação, talvez apenas uma pós-graduação no crime e a entrada em alguma das várias facções criminosas que dominam os presídios. Ter respeito pelos presos não é colocá-los em um hotel cinco estrelas ou não fazer com que paguem pelo seus crimes, mas reconhecê-los como seres humanos, ainda que alguns deles nos pareçam muito menos que isso. O papel do Estado no sistema carcerário não é somente de punição, mas principalmente de reabilitação desses presos e não me parece que tratar presos como dejetos humanos seja uma boa forma de reabilitar alguém. Todos os presos são passíveis de reabilitação? É claro que não, mas o fato de existirem alguns que não possam ser reabilitados e reinseridos na sociedade não impede que haja muitos outros que teriam uma vida diferente após o período prisional se tivessem uma chance para isso. Nem todos que estão presos, por exemplo, são assassinos sanguinários e estupradores, muitos estão presos por crimes menores, algumas vezes por um delito único.

Vou me explicar melhor acerca da expressão 'pão de ló': presos não trabalham, passam o dia inteiro a ver navios. Em minha modesta opinião, nosso sistema penitenciário faliu há muito. Sim, realmente a pena não reabilita, antes gradua criminosos em crimes potencialmente mais graves ou ensina quem ainda não sabe cometê-los. Falta ao nosso país estrutura para separar condenados segundo seus crimes - como colocar num mesmo local um psicopata frio e um ladrão de celulares?

E penso que o trabalho realmente dignifica, principalmente para quem foi marginalizado. Se houvessem oficinas, trabalhos úteis, muitos presos que certamente serão reabilitados teriam uma oportunidade de contar com uma renda pós-encarceramento. Mas, novamente, trata-se de utopia... Devo sonhar demais com isso...

Em relação à tornozeleira, não há nada nela que seja contra a dignidade humana, de certa forma é até mesmo uma garantia ao preso. Quanto à saída dos presos em feriados ou indultos, o problema não reside na saída em si, mas nos critérios para selecionar quem pode usufruir desse direito.

Justamente. E sim, deveriam reformular critérios do indulto, sobretudo em relação aos crimes cometidos. Outro dia um homicida recebeu indulto, voltou pra casa e matou a ex mulher (ele havia matado o amante dela). E o problema? Mesmo autores de crimes mais brandos não são garantia de que não voltarão a infringir a lei quando soltos... E voltamos ao velho problema da função social da pena, que inexiste.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #99 Online: 01 de Janeiro de 2011, 14:17:10 »
Como disse, me refiro à falência do Estado proposto na Constituição. Me refiro à garantia de direitos básicos, como saúde, educação, segurança. O que eu pretendo é demonstrar que tais direitos não são assegurados como deveriam, como se pode perceber pelo grande número de ações que cidadãos e entidades movem contra os poderes públicos graças a omissão em alguns setores da sociedade - falta de remédios, falta de tratamento adequado, etc.
Eu considero o estado como um resultado de uma evolução biológica, da nossa espécie, através da justiça e da solidariedade. Foi isso que tentei abordar no tópico O gene altruísta e a evolução da justiça e que tem um forte enfoque jurídico. Os erros de justiça sempre existem, mas a justiça humana evolui corrijindo-os.

E a justiça não existe para agradar indivíduos isolados, é fato... Mas você acha que a atual estrutura judicial do nosso país - estou falando do Brasil - favorece a celeridade, a economicidade, a igualdade a o próprio sentido de justiça? Porque, até onde vejo, o sistema é falho, é ineficiente, é complexo demais.
Estes são conceitos da estrutura jurídica e que procuro não visualizar de forma separada enquanto nação. As leis mundiais (dos diversos estados) já são muito falhas quando estabelecerem proteção focada apenas no seu povo. Isto para mim é um grande atraso e por isso as leis internacionais são o que considero de maior avanço, por buscarem fazer o diálogo com as todas as nações do planeta. Apesar de se ter muito o que fazer, concordo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!