Autor Tópico: Casamento. E agora?  (Lida 10159 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Casamento. E agora?
« Resposta #50 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:05:55 »
Me lembrei do meu curso de noivos... O casal que deu o curso apoiava o uso da camisinha! Duplipensar a favor de flashs de bom-senso! heheheh
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #51 Online: 03 de Janeiro de 2011, 01:55:29 »
Olá a todos, como vão?

Vou bem!  :)

Estou vivendo um pequeno impasse nesses últimos tempos e gostaria de compartilhá-lo com vocês. Resumindo:

Eu, ateu, namoro já há algum tempo uma mulher sensacional, "cristã". Ela mora com os pais e o único jeito de ficarmos juntos é casando. No próximo ano pretendo pedir a mão dela em casamento, mas ela só aceita casar através de cerimônia religiosa (não em igreja, nisso concordamos) por ter toda aquela coisa de usar branco e etc. Ela não vai em igrejas e nem é praticante, mas acredita em um deus. Para mim não há problema nenhum nisso, já adianto. Da mesma forma ela não vê problema nenhum em meu posicionamento.

Você já explicou para ela seu posicionamento quanto a cerimônia católica ? De minha parte, acho que você deve ser claro com ela dizendo que quer viver com ela mas vê problemas na cerimônia. Acho que vocês dois juntos podem resolver bem a situação.

Então eu lhes pergunto: O que devo fazer? Existe alguma solução alternativa para isto? Se um pastor ou padre me perguntar se acredito em deus ou se sou religioso serei franco e falarei a verdade. Não consigo mentir.

Como solução, acho razoável procurar um ministro religioso que aceite fazer o casamento sabendo de sua opinião. Vai ser um pouco complicado, mas não é impossível. Há até alguns truques para você se presevar com a investigação sobre qual ministro religioso aceitaria.

De minha parte, eu pessoalmente não vejo problemas em mentir para um sujeito que seja ministro religioso se a intenção é agradar minha esposa. Ela é catolica não praticante e rosa-cruz. Ela quer batizar nossos filhos e não vejo problemas nisso. Mentir para um sujeito que usa saia e se acha autoridade, para mim não é um crime ou desonestidade. Pessoalmente, acho  semelhante a sitação como a de concordar com o louquinho de pedra que anda pelas ruas - se ele diz que a rua é o ocenao, eu digo que é o Pacífico. Sem  grandes problemas de consciência.

Qualquer sugestão é bem-vinda.

Abraços.

A sugestão pessoal é a seguinte, se você gosta dela, não a deixe escapar. Casamento é detalhe, se importa para ela, case mesmo!

Grande abraço e boa sorte! :ok:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline MARKs

• Nível 03
  • *
  • Non Ducor Duco
« Resposta #52 Online: 13 de Janeiro de 2011, 02:06:00 »
Meu amigo, experiência própria, não exija demais se a familia dela for muito religiosa...
Eu exigi, bati o pé e não casei na igreja!
Depois disso até quando o pão caia com a geléia para baixo era culpa da minha falta de fé
Tornei minha "condição" pública e sofri bastante preconceito.

Claro que como nossos colegas disseram, de longe, esse é o menor dos problemas do casamento. :'(

Falta de Fé+Sogra maluca+esposa influenciável+secretária nova=fim do meu casamento. :chorao:
"Ler o CC me deixa menos ignorante, mas extranhamente sinto-me mais"

Offline David

• Nível 00
  • *
« Resposta #53 Online: 13 de Janeiro de 2011, 13:47:08 »
Obrigado a todos pelas respostas!  :ok:
Elas me ajudaram a chegar num consenso com minha futura esposa. A cerimônia do casamento será num clube ao ar livre (como queríamos) e provavelmente um pastor batista, sabendo que sou ateu, celebrará a presepada. O ruim é que parece que eu terei de fazer o tal do curso de noivos  :chorao:
"Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer."
- Carl Sagan

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #54 Online: 13 de Janeiro de 2011, 14:15:31 »
Bom, deixa então eu falar de um casamento de dois ateus numa igreja católica pela pressão da família. E o pior, de uma parte da família que nem apareceu no casamento depois...

Não fizemos o curso de noivos. Isso porque marcamos o casamento para dois meses pois iríamos para outra cidade estudar e falamos pro padre: se não casarmos agora, vamos morar juntos então. Aí ele prontamento nos livrou do curso.

O noivo não era crismado. Uma semana antes do casamento ele foi na igreja receber o sacramento... chegamos no fim da missa, ele foi lá na frente, lembrou o padre da tal crisma e ganhou o óleo na testa. Pronto.

N hora do casamento não teve missa, só a celebração do casamento. Nada de oração, de comunhão, de levanta e senta. Só a benção dos pais e padrinhos, sem sinal da cruz.

E a trilha sonora foi única também... ele entrou ao som de Black Sabbath e eu ao som de Jethro Tull.

E depois fomos pra festa. :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 13 de Janeiro de 2011, 14:46:58 »
Esqueça a religião... mas casar é para louco.  :hihi:

Offline MARKs

• Nível 03
  • *
  • Non Ducor Duco
« Resposta #56 Online: 13 de Janeiro de 2011, 15:53:28 »
Esse assunto me deu uma saudade de minha sogra....vixe tive um calafrio :o

será que ela infelizmente morreu?? :twisted:
"Ler o CC me deixa menos ignorante, mas extranhamente sinto-me mais"

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #57 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 21:25:03 »
Putz. Nem me lembre disso.
Minha namorada vive em outra cidade, mas é bem perto daqui, namoramos a 10 anos, esses dias cheguei na casa dela, ela me disse que tinha realizado a minha matricula no curso de noivo! Eu não fui e, ela ficou louca de brava. rs...rs..rs...
No começo ela era irredutível quanto ao casamento religioso, mas agora, ela já está mais flexível.
Não é fácil encontrar um cara bonito, inteligente, sensível, pobre e humilde assim como eu.
rs...rs...rs...
Brincadeiras a parte, acho que vou acabar vencendo a batalha.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #58 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 21:36:24 »
Não consegui ler o tópico inteiro pq é muito grande, mas faz uma cerimonia "fake", tipo, chama uns amigos para falarem sobre o casal e sobre amor, para substituir o padre e tudo mais...
/------------------/--------------------/

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #59 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 21:49:00 »
Não consegui ler o tópico inteiro pq é muito grande, mas faz uma cerimonia "fake", tipo, chama uns amigos para falarem sobre o casal e sobre amor, para substituir o padre e tudo mais...
E o mais importante, compre bastante cerveja.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #60 Online: 23 de Setembro de 2011, 09:36:26 »
Bom, deixa então eu falar de um casamento de dois ateus numa igreja católica pela pressão da família. E o pior, de uma parte da família que nem apareceu no casamento depois...
Eu vou casar na igreja católica devido a pressão da família dela. Mas por um lado é bom, pois na minha família tem meus avós paternos católicos e que vão gostar. Gostaria que fosse moderninho como o da reportagem abaixo, mas acho que aqui no interior é difícil...

Não fizemos o curso de noivos. Isso porque marcamos o casamento para dois meses pois iríamos para outra cidade estudar e falamos pro padre: se não casarmos agora, vamos morar juntos então. Aí ele prontamento nos livrou do curso.

O noivo não era crismado. Uma semana antes do casamento ele foi na igreja receber o sacramento... chegamos no fim da missa, ele foi lá na frente, lembrou o padre da tal crisma e ganhou o óleo na testa. Pronto.

N hora do casamento não teve missa, só a celebração do casamento. Nada de oração, de comunhão, de levanta e senta. Só a benção dos pais e padrinhos, sem sinal da cruz.

E a trilha sonora foi única também... ele entrou ao som de Black Sabbath e eu ao som de Jethro Tull.

E depois fomos pra festa. :D
Muito interessante, espero que o meu seja assim também, sem muito lenga lenga. Mas parece que vou ter que fazer um dia inteiro de curso para noivos, o qual um outro irmão meu, agora ateu também, teve que fazer.

Está sendo muito difícil lidar com isso, mas acho que vou superar. Uma prova da minha tolerância como ateu, considerando o evento como uma simples cerimônia mas que possui grande valor cultural  :)

E parabéns, um casamento ao som de um bom rock deve ter sido um evento único  :ok:

Cursos de noivos da Igreja Católica falam de sexo, camisinha e pílula em SP
Aulas são dadas para pessoas que pretendem se casar na igreja.
CNBB diz que métodos contraceptivos naturais devem ser enfocados.

O noivos Bruno Casagrande e Daiana Beber classificaram como avanço o curso tratar de temas como vida sexual e métodos contraceptivos (Foto: Daigo Oliva/G1)
O ambiente religioso não constrange casais mais velhos e médicos que falam abertamente sobre sexo, orgasmo e camisinha em cursos de noivos de algumas igrejas católicas de São Paulo. Os palestrantes até desenham gráficos mostrando a diferença entre o estímulo sexual feminino e masculino e incentivam os noivos que estão na platéia a atentar para a importância de os dois atingirem o prazer durante a relação.

Médicos e casais que dão palestras nos cursos falam abertamente nos temas sem, necessariamente, destacar o que a religião considera como certo ou errado. “Temos que abordar todos os assuntos relativos ao casamento. Falamos o que existe. Não podemos fechar os olhos, estamos em 2009”, explica Stella Veloso, que faz parte da organização do curso ministrado na Paróquia São Luís Gonzaga, na Avenida Paulista.

“É um curso realista”, define o advogado Bruno Casagrande e Silva, de 28 anos, que fez o curso em março na Paróquia São Luís Gonzaga. Ele disse ter se surpreendido com os temas abordados nas palestras. “Um dos palestrantes falou em zonas erógenas do homem e da mulher, da importância do casal conhecer essas zonas e de ter uma vida sexual saudável e frequente”, contou ele. “É uma inovação porque a Igreja Católica tem uma visão repressora da vida sexual, não acompanha as mudanças da sociedade”, afirmou. “Eles falaram sem falso moralismo, sem pregação ideológica”, afirmou a noiva dele, a bacharel em direito Daiana Costa Beber, de 24 anos. Eles vão casar em 12 de setembro em Mato Grosso, estado natal de Daiana, e onde o casal se conheceu.

José Catarinacho desenha o gráfico de estímulo sexual do homem e da mulher durante palestra sobre sexo e sexualidade na Igreja do Calvário (Foto: Daigo Oliva/G1)
Um veterano nesse tipo de curso, o administrador de empresas aposentado José Catarinacho, de 72 anos, é quem dá a palestra sobre sexo no encontro de noivos da Igreja do Calvário, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital, há cerca de 10 anos. Ele aborda o tema de forma bem humorada e conta até piada para os frequentadores.

“O sexo é um assunto natural, é prazer, alegria do casal”, diz ele, que também desenha um gráfico no quadro para mostrar a diferença do estímulo sexual de homens e mulheres. “Mostro que a mulher tem que ser mais trabalhada [no ato sexual] para os dois terem prazer na relação. Comparo a mulher a um fogão a lenha onde a chapa demora mais a esquentar e a esfriar também. Já o homem é como uma panela de pressão”, explica. Catarinacho é casado há 50 anos, tem três filhos, quatro netos e diz ser uma pessoa de mente aberta. “Na vida você tem que ir se atualizando, aprendendo, só não pode mudar os valores”, afirma.

A paróquia promove quatro encontros de noivos por ano. No último, realizado neste mês, 12 casais se inscreveram para ajudar a promover futuros cursos. Uma dessas pessoas foi a representante comercial Viviane Falsi Azevedo, de 28 anos. “Achei que o curso ia falar só coisas da igreja de 50 anos atrás e foi diferente”, afirmou. “É importante falar de sexo até porque algumas pessoas não conversam isso em casa e uma vida sexual ruim pode acabar um casamento”, acrescentou.  Viviane está com casamento marcado para setembro deste ano.

Alessandra e Edson Fracaro no dia do casamento em dezembro de 2008 (Foto: Arquivo pessoal)
Já a advogada Alessandra Porcino Fracaro, de 31 anos, optou por um curso de quatro horas numa igreja tradicional da Zona Oeste da cidade e disse que não acataria a recomendação da médica que fez a palestra e enfocou só a tabelinha como método contraceptivo. “Acho a tabelinha arriscada para quem quer programar o melhor momento para a vinda de um filho”, comentou. Alessandra fez o curso em agosto do ano passado e casou em dezembro. Segundo ela, o mais importante da aula para o seu casamento foi o relato da experiência de um casal mais velho. “Eles falaram sobre a questão da tolerância que é importante na vida a dois”.

Métodos contraceptivos

Um assunto polêmico na Igreja, os métodos contraceptivos são abordados no curso em geral por médicos que falam sobre todas as formas de planejamento familiar. Eles costumam explicar os métodos sem indicar qual deve ser usado. “A Igreja Católica aprova só a tabela, mas acho que é antifisiológico na época que a mulher está mais excitada ela se abster [de sexo]. Se Deus fez a coisa, fez a coisa certa para ter fisiologia”, afirma o ginecologista e obstetra Jorge Naufal, de 70 anos, que dá curso de noivos há 10 anos na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, em São Caetano do Sul, no ABC.

Naufal conta que, há cerca de um ano, foi pressionado a falar na aula só o que a igreja recomenda, mas se recusou a continuar no curso desta forma. “Qualquer método contraceptivo é válido. O casal deve escolher o que acha melhor”, afirmou. “Como médico tenho que falar sobre tudo. Mais cedo ou mais tarde a igreja vai acabar mudando. Tem que ter flexibilidade”, acrescentou. O administrador de empresas Pedro Carvalho, de 40 anos, um dos organizadores do curso da igreja de São Caetano, diz que a recomendação é que seja enfatizado que a igreja recomenda a tabelinha e a fidelidade entre os casais.

Para Catarinacho, cabe ao casal decidir o método contraceptivo. “A igreja é contra o sexo promíscuo. É a favor da vida, contra o aborto”, defende. O padre Alcides Bassani, responsável pelo encontro de noivos da Igreja do Calvário, concorda. “Nós não impomos nada”, diz o padre, que afirma assistir a todas as palestras do curso e não vê contradição entre o que é abordado e as normas da igreja. Sobre a palestra de sexo, o padre diz que o tema deve ser abordado. “Não devemos ter vergonha de fazer o que Cristo não teve vergonha de criar”, afirmou.

A programação dos cursos, em geral, é elaborada segundo diretrizes determinadas pela comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) responsável sobre vida e família. De acordo com Dom Antonio Augusto Dias Duarte, de 60 anos, que faz parte dessa comissão, todos os temas devem ser tratados segundo as normas da Igreja Católica, incluindo o sexo no casamento e métodos contraceptivos. O bispo não vê problema em abordar todos os tipos, mas diz que o curso deve enfocar os naturais. “A igreja aconselha os casais a usar os métodos que melhor contribuam para a saúde deles, do casamento e do momento de transmissão da vida. Os métodos que têm essas três condições são os naturais”, diz o bispo, que é formado em medicina.

Segundo ele, a igreja dá informação com formação ética e as pessoas são livres para escolher o que acham melhor. “A igreja ilumina as consciências para que cada um possa agir com liberdade e responsabilidade”.

O G1 procurou a Paróquia São Luíz Gonzaga e um padre indicado pela Cúria Metropolitana para falar sobre o assunto, mas não teve retorno até o horário de publicação dessa matéria.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1097215-5605,00-CURSOS+DE+NOIVOS+DA+IGREJA+CATOLICA+FALAM+DE+SEXO+CAMISINHA+E+PILULA+EM+SP.html
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 23 de Setembro de 2011, 21:56:00 »
Bom, eu tenho experiencia... Cometi casamento duas vezes! E na igreja católica!!  Historia longa...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #62 Online: 24 de Setembro de 2011, 08:34:25 »
Bom, eu tenho experiencia... Cometi casamento duas vezes! E na igreja católica!!  Historia longa...

Errar é humano, errar duas vezes... :biglol:

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #63 Online: 24 de Setembro de 2011, 09:49:13 »
Eu também vou casar na católica com padre e tudo mais, só não vai ser na igreja mesmo para economizar decoração e deslocamentos. Minha noiva acha isso "bonito", e tanto a minha familia quanto a dela são religiosas. De fato, meus pais dão curso de noivos na igreja que vamos nos casar, e eles vão dar uma das palestras lá para nós, no mês que vem. Vamos ver o que vai ser disso...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re:Casamento. E agora?
« Resposta #64 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 15:02:43 »
É hoje o meu casamento. Logo mais, na igreja católica. Mas vai ser bacana, festa e muito tradicionalismo. Júbilo  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #65 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 17:38:51 »
Legal :ok:

Eu também acho que não vou escapar de um casamento na igreja, já que esse é o sonho da minha esposa desde menina.

Mas é isso aí. Parabéns e felicidades.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 17:46:53 »
É hoje o meu casamento. Logo mais, na igreja católica. Mas vai ser bacana, festa e muito tradicionalismo. Júbilo  :)

Meus sinceros votos de muitas felicidades para o casal e familiares.  :)

:ok:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 17:52:28 »
Parabéns Adriano! Que vocês vivam em Cristo (ou do jeito que quiserem)  :lol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 18:07:25 »
Parabéns...   :ok:

Ainda bem que tem igrejas capazes de relevar pessoas com tão grande "falha de carater" como a nossa e nos aceitar em suas celebrações...   ::) ::) ::)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 00:41:11 »

Parabéns Adriano.

Vida longa e próspera para o casal.
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #70 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 09:50:56 »
Parabéns Partiti e Adriano. Quero ver vocês jurando no altar que vão "criar seus filhos na fé católica". :)

Fui a uma cerimônia certa vez em que o padre fez os noivos beijarem uma santa...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 10:21:17 »
[...]
Fui a uma cerimônia certa vez em que o padre fez os noivos beijarem uma santa...

Uma escultura de gesso, voce quer dizer...  :)
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #72 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 11:05:48 »
Parabens Adriano, boa sorte no casamento
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #73 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 16:33:33 »
Parabéns, Adriano! Como foi o casamento? Deve ser divertido um ateu casando na frente de um padre católico!
Meus pais eram casados na igreja protestante ( que era da minha mãe) e depois de quase 50 anos de casamento, resolveram casar na igreja católica para contentar minha avó, que já tava bem velhinha e não se conformava. Este segundo casamento foi mesmo um teatrinho (eu até nem fui e fiquei sabendo um bom tempo depois) pois os dois já tinham se tornado, no mínimo, agnósticos.

Offline Cherry

• Nível 01
  • *
« Resposta #74 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 20:06:45 »
Felicidades Adriano!

Essa questão já passou pelo minha cabeça inúmeras vezes. Acho que até me casaria na Igreja, se assim fosse a vontade do meu marido.. até porque não significaria nada para mim, mas sei lá, pode haver momentos constragedores na frente do padre, por isso tentaria persuadir meu futuro husband a fazer uma cerimônia fora do templo..  :P
If not peace, then Justice.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!