Sobre a proposta do tópico, eu já escrevi um tópico sobre isso no FGB.
E você não foi queimado vivo na fogueira depois de falar essas heresias por lá?
Não, porque isso não é heresia. É algo que se depreende da bíblia sem lançar mão de outros livros.
Nitidamente vê-se que a história ali exposta mostra que YHWH só exige exclusividade depois de um tempo.
No texto que relata o encontro de YHWH com Moisés, Ele fala que não havia se revelado a Abraão, a Isaac e a Jacó como YHWH, mas como El Shaday (o Deus Todo Poderoso), mas que a ele (Moisés) estava dizendo que se tratava de YHWH. Esse texto faz parecer que YHWH queria esconder de Abraão, Isaac e Jacó quem era, para só então se revelar depois.
Daí tem aquela história toda de ficar discutindo de ir ou não ir lá encher o saco do Faraó, quando então Moisés pergunta, "mas em nome de quem eu irei a Faraó"? O que seria o mesmo que perguntar "Vc é qual dos deuses, dentre tantos que existem"? Só então ele diz “eu sou YHWH”.
Veja que, embora já houvesse uma tradição no povo descendente de Israel (ou Jacó) adorar ao deus de Abraão, Moisés meio que ficou na dúvida de quem seria aquele falando com ele, o que mostra que Moisés adorava a outros deuses tb.
Tem tb o episódio em que Jacó vai buscar Raquel e diz que se tudo desse certo, El Shaday seria o seu deus, o que mostra que ele adorava a outros deuses ou então não adorava a deus nenhum.
Jetro, o sogro de Moisés, era sacerdote de YHWH, entre outros deuses. Quando ele se reencontra com Moisés e escuta dele o relato da saída do povo do Egito, ele conclui "Agora sei que YHWH é o maior dentre os deuses".
A mesma coisa Melquisedeque. O cara era rei e sacerdote Jebuseu. Os Jebuseus eram o povo que habitava Jerusalém, os quais eram, como todos os demais cananitas, politeístas. Logo, Melquisedeque era politeísta tb.