Autor Tópico: História dos Hebreus e Sua Religião  (Lida 21564 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #75 Online: 12 de Abril de 2012, 14:37:09 »
Quando você estiver lendo o Velho Testamento e se deparar com um texto ruim, chato, enfadonho, boring, sonolento e com baixo nível literário, com quase certeza você estará lendo um trecho da fonte P ("priestly" ou "sacerdotal").

Se, ao contrário, você estiver lendo um texto mais eloquente, interessante, com narrativa vívida e bom nível literário, provavelmente você estará lendo uma fonte J ("javista").

A fonte Javista (e a eloísta) são de uma época onde a religiosidade hebréia ainda não estava subordinada ao clero, onde as lendas eram passadas de geração a geração e os cultos ocorriam livremente em cada clã. As suas narrações mostram um Deus ("Yahweh") mais acessível e humano, com formas, comportamentos e sentimentos tipicamente humanos, conversando com as pessoas "cara a cara". Parece ter sido escrita por indivíduos com algum dom para escrita e poesia.

A fonte eloísta já mostra um Deus mais distante e misterioso, que só se revela por meio de sonhos, visões, profetas, anjos, fenômenos sobrenaturais, etc. Embora ainda seja um deus bem mais acessível.

A fonte deutoronomista é a primeira a declarar explicitamente a adoração única e exclusiva a Yahweh em um só lugar (o Templo de Jerusalém). Deus só se torna acessível por meio dos sacerdotes. Até mesmo os profetas são restringidos.

A fonte sacerdotal mostra um clero excessivamente preocupado com rituais e "pureza". São os trechos mais enfadonhos do Pentateuco.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #76 Online: 14 de Setembro de 2013, 10:21:08 »
Ressuscitando o tópico.

Já fiz diversas leituras muito boas sobre esse tema, tanto na área da arqueologia quanto na crítica textual. Mas no último mês eu fiz mais duas que lançaram ainda mais luz sobre a origem da religião hebraica, a composição e o significado da Bíblia. Eu pretendo escrever um texto resumindo a hipótese que eu considero a mais provável para a origem e evolução da religiosidade hebraica e da Bíblia, mas em outro momento. Os 3 livros que li no último mês são esses: Asimov's Guide To Bible (2 volumes) e The Bible With Sources Revealed (Richard Elliot Friedma).



Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #77 Online: 23 de Agosto de 2014, 21:43:23 »
Sobre a proposta do tópico, eu já escrevi um tópico sobre isso no FGB.

YHWH era apenas mais um deus dentre tantos adorados pelos diversos povos que habitavam a região cananéia e adjacências. Sacerdotes como Melquisedeque (jebuseu) e Jetro (midianita) eram sacerdotes de YHWH e de outros deuses. O profeta Balaão era profeta de vários deuses dentro os quais YHWH. Jacó, labão, enfim, Abraão relatives eram, politeístas. É fácil retirar essa informação da bíblia.

Correto. Só corrigindo no caso de Melquisedeque: ele não era sacerdote de YHWH, mas de El. O trecho onde Melquisedeque aparece é uma "anomalia" dentro de Pentateuco*, não sendo identificado com nenhuma das 4 fontes (J, P, E ou D). Provavelmente é um trecho de alguma lenda cananita anterior ao yhavismo. El é o maior deus do panteão cananita, o chefão. O termo usado no trecho "El, o mais alto" foi traduzido na maioria das bíblias cristãs como "Deus Altíssimo".


*Ele gerou problemas aos rabinos dos períodos posteriores, pois contradizia a idéia de que o sacerdócio foi instituído na época de Moisés e era algo exclusivo dos levitas. Melquisedeque simplesmente era um sacerdote de El, não de YHWH, mas os judeus e cristãos interpretam como sendo o mesmo Deus.


Citação de: Famado
O monoteísmo foi instituído por Moisés.

Acredito que Moisés, quando muito, foi um dos participantes do processo de incorporação de YHWH (um deus kenita) à religiosidade dos hebreus, começando por Judá (mais próximos dos kenitas). É provável que a tribo de Moisés (os levitas) tenha se juntado tardiamente à confederação hebraica, vindos do Egito, trazendo com eles rituais sofisticados que encantavam e impressionavam o povo hebreu e o yhavismo junto, adquirido dos kenitas de passagem.

*Isso explicaria porque a tribo de Levi não tinha território definido. 





Citação de: Famado
Outra coisa, Israel não era proselitista. Ele considerava YHWH como um deus exclusivo. Cada povo tinha o seu deus e YHWH era o deus de Israel. Há quem sustente que a pronúncia do tetragrama se perdeu porque Israel a escondia dos demais povos e não por medo do povo de tomar o nome em vão e ferir o segundo mandamento.


Correto, mas a pronúncia do tetragrama se perdeu não por ato deliberado, e sim porque a escrita hebraica antiga não tinha vogais (a pronúncia era conhecida e feita por contexto). Com o passar do tempo, os hebreus passaram a usar outras línguas (aramaico, babilônio, grego, etc) e o hebraico foi deixando de ser falado. Para evitar o esquecimento das pronúncias, foram criados símbolos vocálicos (aqueles tracinhos pequenos em cima das letras), mas o tetragrama YHWH foi deixado sem vogais porque não era pra ser pronunciado mesmo. Com o tempo a pronúncia foi esquecida de vez.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Sparke

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #78 Online: 26 de Maio de 2015, 07:57:52 »
Um ponto fora da curva, mas estou terminando de ler o livro Zelota: A vida e a época de Jesus de Nazaré, um tipo de leitura que nunca tinha tomado contato. E estou impressionado. Não imaginava, por ignorância mesmo, que semelhante investigação histórica deita raízes no iluminismo do séculos XVIII, podendo-se hoje traçar um quadro de verossimilhança muito aceitável sobre quem teria sido Jesus — na essência, um nacionalista judeu de uma região pobre da Galiléia.

Mas sobre o tópico em si, por meio do mesmo livro, vi que no Século I o Judaísmo era fundado essencialmente no sacerdócio e, via de consequência, em uma espécie de "estratificação", com a separação de uma "casta" especial dos demais. O livro destaca que o período era muito conturbado em virtude desse desigualdade, a corrupção e a conivente aliança com Roma, gerando um número incrível de Messias que foram mortos com a finalidade de restaurar a primazia de Israel — entre eles, Jesus.

Chamou minha atenção uma certa fixação pela pureza e a rituais — tinha uma doença (acho que a lepra), em que o indivíduo só poderia entrar no Templo de Jerusalém depois de passar por uma série de rituais custosos que levava dias, para só então ser considerado "puro".

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #79 Online: 31 de Maio de 2015, 09:35:58 »
Aqui temos novamente a monolatria confirmada, porém do ponto de vista dos moabitas, que eram vizinhos e rivais do Reino de Israel.

Abaixo está a Estela de Moabe, datada de 830 a.C e encontrada em 1868. Nela, temos um "testemundo" de um rei moabita chamado Mesha, referindo-se a lutas contra Israel nas épocas dos reis Onri e Acab (descritos no Livro de Reis da Bíblia):


"Eu Mesa, filho de [deus] Quemós [...], Rei de Moabe, o dibonita – o meu pai reinou sobre Moabe 30 anos e eu reinei depois do meu pai – fiz este lugar alto para Quemós, Qarhoh, porque ele me salvou de todos os reis e me fez triunfar de todos os meus adversários. No que toca a Omri, Rei de Israel [Setentrional], este humilhou Moabe durante muito tempo, porque Quemós estava irritado com sua terra. E o seu filho seguiu-o e disse também: Hei-de humilhar Moabe. No meu tempo ele o disse, mas eu triunfei sobre ele e a sua casa, enquanto Israel tinha perecido para sempre! Omri tinha ocupado a terra de Mádaba e Israel tinha habitado lá no seu tempo e durante metade do tempo do seu filho [Acabe, filho de Omri], por 40 anos; mas Quemós habitou ali, no meu tempo.

E construí Baal-Meon, fazendo nela um reservatório [ou cisterna]; construí também Qaryaten. Os homens de Gade tinham sempre habitado a terra de Atarot e o rei de Israel tinha construído Atarot para eles; mas eu combati contra a cidade e tomei-a e matei todos os habitantes da cidade para satisfação de Quemós e Moabe. E trouxe dali Arel, seu cabecilha, arrastando-do para diante de Quemós em Qeriot e estabeleci homens de Sharon e de Maharit. E Quemós disse-me: Vai e toma [o Monte] Nebo a Israel. Assim, eu fui de noite e combati contra ela, desde do raiar aurora até meio-dia, tomando-a e matando todos, 7 mil homens, mulheres, rapazes, raparigas e servas, por que tinham sido devotados anátema [ou destruição] para Ashtar-Quemós. E dali os tirei [...] de YHVH (Jeová), arrastando até diante de Quemós. E o rei de Israel tinha construído Jahaz e residia ali, enquanto lutava contra mim, mas Quemós tirou-o de diante de mim. E tomei de Moabe duzentos homens de guerra, todos de primeira classe, e coloquei-os contra Jahaz e tomei-a para anexar Díbon.

Fui eu que construí Qarhoh, o muro das florestas e muro da cidadela; também construí as suas portas e construí as suas torres e construí a casa do Rei e fiz os seus reservatórios para água, dentro da cidade. E não havia cisterna dentro da cidade de Qarhoh, por isso disse ao povo: Que cada um de vós faça uma cisterna para si mesmo, na sua casa. E eu cortei vigas para Qarhoh com prisioneiros israelitas. Construí Aroer e fiz a estrada no Vale de Aroer; construí Bet-Bamot, pois tinha sido destruída; construí Becer – pois estava em rúinas – com 50 homens de Dibon, pois todo o território de Díbon era minha leal dependência.

E reinei em paz sobre as 100 cidades que tinha acrescentado ao país. E eu construí [...], Medeba, Bet-Diblaten e Bet-Baal-Meon, e estabeleci ali o […] país. E quando Hauronen, ali moraram [...] Quemós disse-me: Vai lá baixo e combate contra Hauronen. E eu desci e combati contra a cidade e tomei-a, e Quemós habitou lá no meu tempo ..."



O trecho em negrito dá a entender que o rei moabita reconhecia a existência de Yahweh, embora cultuasse Quemós.


Uma parte que achei bastante interessante nessa Estela é quando o rei cita "os homens de Gade". Segundo a Bíblia, Gade era uma das 12 tribos de Israel, que "herdou" terras localizadas na Transjordânia. Essa citação é uma confirmação extra-bíblica que a divisão de Israel em 12 tribos realmente existia!

A única dúvida era se Israel foi formado por uma união de tribos (o mais provável) ou se Israel sempre foi um corpo unificado (como a Bíblia defende).






Não sempre foi unificado. De fato, Israel e Judah eram dois reinos (tribos) distintos que digladiavam entre si, Israel ao Norte e Judah ao Sul.

Sobre o que falou famado nessa página, Moisés foi provavelmente uma invenção de Josias.

../forum/topic=27448.0.html
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 09:38:33 por Bahadur »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #80 Online: 02 de Junho de 2015, 20:47:31 »
Ressuscitando o tópico.

Já fiz diversas leituras muito boas sobre esse tema, tanto na área da arqueologia quanto na crítica textual. Mas no último mês eu fiz mais duas que lançaram ainda mais luz sobre a origem da religião hebraica, a composição e o significado da Bíblia. Eu pretendo escrever um texto resumindo a hipótese que eu considero a mais provável para a origem e evolução da religiosidade hebraica e da Bíblia, mas em outro momento. Os 3 livros que li no último mês são esses: Asimov's Guide To Bible (2 volumes) e The Bible With Sources Revealed (Richard Elliot Friedma).





Você conhece "The History of God" da historiadora Karen Armstrong?

Eu ainda não li mas sei que é um livro que procura justamente traçar as origens do deus bíblico.

Este documentário é baseado na pesquisa de Karen Armstrong.


Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #81 Online: 02 de Junho de 2015, 20:50:09 »
O livro, em PDF, pode ser baixado piratamente no link a seguir:

[link removido pela moderação]
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 12:21:46 por Barata Tenno »

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #82 Online: 03 de Junho de 2015, 11:45:25 »
Este link abre uma blank page e baixa o arquivo PDF direto para a sua pasta padrão de download.

https://drive.google.com/file/d/0B_nV87g5oJbON1ZQamk3N2MzLTQ/edit

Mas nesse outro link acima você também pode ter acesso on-line ao livro, e também, na parte de cima da tela, há uma barra com um ícone para baixa-lo para o seu computador.

O próximo vídeo - baseado principalmente neste citado livro - que discorre sobre como as fontes J E P R D podem ter sido combinadas para compor os textos da bíblia e os da tradição judaica.

« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 12:10:33 por Pedro Reis »

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #83 Online: 03 de Junho de 2015, 11:54:06 »
<a href="https://www.youtube.com/v/g3zHxUurS-A" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/g3zHxUurS-A</a>

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #84 Online: 03 de Junho de 2015, 12:11:35 »
Moderação podemos unir os dois tópicos? ../forum/topic=27448.0.html

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #85 Online: 03 de Junho de 2015, 12:23:24 »
Pedro Reis, sugiro que leia as regras do fórum.

Citar
Art. 24 – É proibido aos foristas:

VI - Veiculação e divulgação de sítios, endereços ou compartilhamento de arquivos digitais que violem direitos autorais;
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #86 Online: 03 de Junho de 2015, 17:23:51 »
Moderação podemos unir os dois tópicos? ../forum/topic=27448.0.html



Acho melhor não.



Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #87 Online: 03 de Junho de 2015, 21:39:27 »
porque?  Pode deixar o seu tópico e sumir com o meu :-)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #88 Online: 03 de Junho de 2015, 22:14:15 »
Pedro Reis, sugiro que leia as regras do fórum.

Citar
Art. 24 – É proibido aos foristas:

VI - Veiculação e divulgação de sítios, endereços ou compartilhamento de arquivos digitais que violem direitos autorais;


My fault!

Não voltará a acontecer.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #89 Online: 03 de Junho de 2015, 22:47:16 »
porque?  Pode deixar o seu tópico e sumir com o meu :-)

O seu tópico é sobre religião, este é sobre História.

Mas a sua tese é muito semelhante a de K. Armstrong, que por sua vez também se baseou em outros autores. No entanto é muito incerto que personagens como Abraão e Jacó tenham sido figuras históricas. De Abraão a bíblia diz que sua origem é a cidade de Ur, que de fato foi escavada e era uma cidade fantástica, mas isto é muito pouca evidência de que um Abraão realmente existiu.

Até onde eu sei a verdadeira origem do povo hebreu ainda é muito controversa e nebulosa. Porém, hoje, é praticamente consenso entre historiadores que os relatos sobre Moisés e Josué, respectivamente sobre a fuga do Egito e subsequente conquista da terra, são inteiramente fantasiosos. Então pelo menos a parte em que Abraão migra para o Egito - que é a parte mais importante da história desse personagem - não tem nenhum fundamento histórico.

Mas eu gostaria de saber se pode haver alguma relação entre os hicsos e a origem do povo hebreu, e/ou alguma relação entre a lenda do Êxodo e os hicsos ou talvez com Atlântida.

( Atlântida é pra deixar muita gente de cabelo em pé... mas depois eu explico... )

Offline homemcinza

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 912
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #90 Online: 03 de Junho de 2015, 23:24:44 »
...

Este documentário é baseado na pesquisa de Karen Armstrong.


Aqui está legendado

<a href="https://www.youtube.com/v/SVshhb8_O60" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/SVshhb8_O60</a>
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 23:26:48 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline Sparke

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Re:História dos Hebreus e Sua Religião
« Resposta #91 Online: 18 de Junho de 2015, 08:34:12 »
A monogamia foi instituída em algum período específico? Estava lendo uma passagem sobre Salomão, mas recordo que tinhas outras, e é dito que tinha 700 esposas e 300 concubinas (exageradamente, creio eu). Houve alguma mudança aí nas regras de Deus que até então conversava com alguns escolhidos?

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!