Talvez a soma de acesso facil e legal às armas e um certo culto individual à violência?
No Brasil, acho q se vc tiver os contatos é relativamente fácil conseguir um revolver, uma pistola, mas armas de grosso calibre acho q deve ser mais complicado. Porém o empreendedorismo já faz com que vejamos casos de quadrilhas alugarem tais armas para outros. Não é tão conveniente quanto abrir uma conta em um banco e ganhar um rifle (não lembro onde vi isso) e acredito que se for o caso de alugar, se vc revelar que é um doido que vai sair atirando indiscriminadamente, vão te negar. Hehehehe
Sobre esses tiroteios nos EUA, minha teoria fuleira mais recente é que a possibilidade de se sair atirando a torto
e a direito pela rua é algo que está presente no inconsciente do maluco médio americano; pelo próprio fato de terem havido
tantos massacres desse tipo no passado. É algo como uma contaminação memética
.
A facilidade de acesso a armas é só um ingrediente a mais.
O documentário Tiros em Columbine, do Michael Moore, levanta todos os fatores citados pelos foristas: Fácil acesso, cultura de armas e histórico de violência.
Cada ponto desse, isoladamente não responde à pergunta do tópico. Segundo o documentário, o Canadá tem tanta" cultura de armas" quanto os EUA a Inglaterra também tem um histórico de violência.
Na minha opinião, o ponto alto do filme é uma entrevista com o Marlyn Manson em que ele diz +/- o seguinte:
A mídia americana desenvolveu com maestria uma "cultura do medo" onde você, se não compra o carro do ano, o celular mais moderno, a pasta de dente mais chique... você é um merda. Compre, gaste, ou você é um merda. Ao mesmo tempo a mídia sensacionaliza a violência a tal ponto que o individuo se vê acuado e com baixa estima.
O perigo é esse: Um individuo com medo, com baixa autoestima e com fácil acesso à armas. Inserido numa sociedade onde existe uma cultura de armas e um histórico de violência.