A questao nao eh se arma eh legal ou ilegal, a questao eh a facilidade que uma pessoa com mas intencoes tem para conseguir uma. Se legal eh facil, ela compra legal, se for dificil, ela procura o ilegal. O ponto eh que tanto no BR quanto nos EUA a aquisicao de armas eh facil e ipor isso nao pode ser a causa dos massacres, ja que os mesmos nao ocorrem do BR cm frequencia e ocorrem no JP, onde armas sao itens raros.
Cara, onde é considerado "simples" ter que entrar em contato com traficantes que você sequer conhece?
Voce esta seriamente me dizendo que se eu tiver grana e mas intenções eu não consigo comprar uma arma no Brasil?
Barata, você acha que só com dinheiro e más intenções um adolescente de classe média vai conseguir comprar um fuzil de assalto e uma pistola semi-automática?
Tenta de novo...
E foi você quem fez a comparação de Ilegal no Brasil com legal no EUA, não eu.
Todos disseram que era facil conseguir armas nos EUA, eu eu disse que no Brasil era tão facil quanto.Nos Eua é facil conseguir legalmente, no Brasil é facil conseguir ilegalmente. Pro meu ponto, não importa se a arma é conseguida legalmente uu ilegalmente, se essa comparação te incomoda, eu completo: É mais facil comprar armas legais nos EUA que no Brasil, mas no Brasil se consegue armas ilegais tão facil quanto. Pronto?Ta contente agora?
Cara, a oferta de armas ilegais aqui não é 1/1000 do que é nos EEUU. Como você pode querer comparar isso? Centenas de modelos do que eles têm lá sequer podem entrar aqui legalmente e quando entram ilegalmente, vão fazer parte de arsenais de traficantes que protegem eles com as vidas do próprio pessoal deles.
Desculpe minha forma de falar, mas algumas vezes vocês parecem crianças quando repetem o que viram na televisão sobre um tipo de vida com o qual nunca tiveram contato próximo.
Na boa, hoje eu rodei das 9 da manhã até as 14:30, sem almoço, com um traficante no xadrez da viatura tentando fazer ele entregar a cocaína que a gente sabia que ele tinha e ele só entregou porque a próxima visita seria pra buscar na casa da mãe dele. Ele tirou a droga com uma cordinha de dentro do cano de descarga de uma kombi queimada que ficava a 2 quarteirões da boca dele. Isso são 5 horas conversando com o cara o tempo inteiro, sabendo da vida dele inteira, indo na casa das mulheres dele e tudo o mais. Eu conheço muito desses caras e eles ainda me dão o chapéu com facilidade se eu der mole.
Que tipo de conhecimento vocês têm desse meio? Honestamente. Como conhecem o modus operandi deles, especialmente?
O que isso tem a ver com a discussão?
Pra começar, o fato de você afirmar que qualquer maconheiro conhece um cara, que conhece outro cara, que conhece mais um cara que vende uma arma.
Isso de ínicio já mostra que seu conhecimento sobre o "crime" no Brasil não é o suficiente pra você afirmar o que anda falando.
E eu te pedi 3 lugares onde seria possível adquirir armas com essa facilidade que você afirma existir, você não deu sequer um.
Na minha opinião, a causa dos massacres no EUA é meramente cultural. Eles possuem uma cultura bélica infinitamente superior à nossa. Eles amam armas, criam associações com milhões de membros pra venerar armas mais e mais letais. A posse de uma arma é estimulada e facilitada sim, pois elas fazem parte do dia a dia deles. No Brasil você não tem capacidade de comprar uma arma de assalto como as que eles vendem feito mato pra qualquer um que passe nos requisitos mínimos. Seja legalmente ou ilegalmente, armas semi automáticas e fuzis são tesouros para o tráfico. Valem muito financeiramente e como forma de coerção justamente por não serem tão comuns por aqui.
Novamente, as armas, o amor a elas e o facil acesso nao explicam os acontecimentos. Casos como nesses acontecem em países sem a mesma cultura armamentista com quase a mesma frequencia.
Talvez não expliquem sozinhos, mas a facilidade absurda em adquirir armamento de uso restrito das forças armadas como acontece nos Estados Unidos sem dúvida não é algo que ajude.