Autor Tópico: Violência nos EUA  (Lida 8682 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Violência nos EUA
« Resposta #75 Online: 27 de Janeiro de 2011, 01:46:40 »
Serio?Então na Suiça deve acontecer muuuito, pois cada cidadão acima de 20 anos tem um fuzil em casa

Meio forçada essa parte ou eu dormi nas aulas de história*?

A política da Suíça de exigir que todos os lares tenham uma arma de fogo é uma das principais razões por que os nazistas não invadiram a Suíça na 2ª Guerra Mundial.

*antes que alguém diga que professores de história estão a soldo do comunismo internacional, lembro que as aulas que eu assisti se deram durante o regime militar e meus professores eram mais conservadores que o papa.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #76 Online: 27 de Janeiro de 2011, 14:03:51 »
O que eu acho engraçado é o pessoal preocupado com a violência nos Estados Unidos, que tem quase o dobro de habitantes que o Brasil e um número de homicídios 11 vezes menor. A chance de ser assassinado é, por simples regra de 3, umas 22 vezes maior no Brasil do que nos EUA.

Daí a turma passa por cima deste pequeno e fundamental aspecto, que deveria nortear (ou mudar de rumo) toda a discussão subsequente e começa a discutir se nos EUA se deve vender armas ou não. Resolver nosso problema de segurança, que é muito pior, não. O negócio é ficar dando palpite sobre o quintal do vizinho.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #77 Online: 27 de Janeiro de 2011, 14:26:37 »
O negócio é ficar dando palpite sobre o quintal do vizinho.

Creio que ninguém aqui tenha negado que o nosso problema com segurança seja muito pior, mas é inguenuo pensar que nosso problema será resolvido sem a experiência e o que ocorre em outros outros países.

É muito importante recorrer a realidade de outros países, principalmente daqueles que conseguiram e conseguem sucesso na luta contra a violência.

Você não pode simplesmente atropelar a realidade que vivemos, ignorando principalmente, a distância cultural e econômica dos EUA versus Brasil.

E se o quintal alheio soube resolver um tema tão importante como este, eu falaria do quintal alheio até que as pessas mais próximas a mim aprendessem com isto e multiplicassem este conhecimento.

Talvez o que falte para o brasileiro seja exatamente isto, copiar a boa educação e o respeito de outros quintais.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #78 Online: 27 de Janeiro de 2011, 15:35:13 »
No primeiro quote é que sugeriram que tinha que se conhecer um 'maconheiro' para se chegar até um traficante de drogas.
As quadrilhas armadas que também vendem drogas e se encontram em favelas não são conhecidas apenas por quem compra substancias com eles. Todo mundo sabe onde ficam. Eles tem ponto fixo há anos, sai na televisão e tudo.:-D

Putz.

É, eu até estava ciente desta possibilidade de se adquirir legalmente uma arma nos termos que vc explicou, mas nem é todo mundo que as tem de forma regulamentada. Não faço idéia se existe um estudo que diga o percentual de armas legais em zonas rurais. De qualquer forma, é uma opção relativamente "fácil" de se conseguir armas no Brasil, como vc tinha levantado a bola.

Trabucos de dois tiros e revólveres. Essa é a maioria esmagadora de armas existentes nesses lugares. Já passei meses no Pará, onde todo mundo tem uma arma, mas a coisa mais avançada que vi ali foi uma carabina .44.

E o caso da cidade-faroeste, só posso dizer que existem uns lugares bem loucos no Brasil ainda...;)
No tempo em que passei em operações no interior de MG, BA, GO e ES, nunca encontrei no meio do povão nenhum armamento que chegasse aos pés do que é encontrado lá fora. Eram modelos antigos, defasados, que se não passaram de geração para geração, foram comprados para fins de segurança nesses lugares onde o Estado não chega.

Fuzis automáticos e Rifles de Assalto não têm mercado nessas cidades de interior com dia a dia de faroeste.

Sim, tudo isso era minha percepção tbm.

Quanto ao início, como já tinha colocado aqui, nunca achei que alguém podia entrar numa favela dominada por facção criminosa e comprar um fuzil. Mas o fato que estas regiões serem conhecidas por toda a população não é novidade nenhuma. Não precisa de "contatos" para saber que na Rocinha, citando um exemplo, tem facção criminosa agindo lá.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #79 Online: 27 de Janeiro de 2011, 15:40:44 »
O que eu acho engraçado é o pessoal preocupado com a violência nos Estados Unidos, que tem quase o dobro de habitantes que o Brasil e um número de homicídios 11 vezes menor. A chance de ser assassinado é, por simples regra de 3, umas 22 vezes maior no Brasil do que nos EUA.

Daí a turma passa por cima deste pequeno e fundamental aspecto, que deveria nortear (ou mudar de rumo) toda a discussão subsequente e começa a discutir se nos EUA se deve vender armas ou não. Resolver nosso problema de segurança, que é muito pior, não. O negócio é ficar dando palpite sobre o quintal do vizinho.

Acho que a questão foi discutir o pq ser tradição alguém surtar e sair matando várias pessoas com armas de grosso calibre. Não é um "crime" no sentido de que não é uma ação que está objetivando um lucro ou vantagem, ou um latrocínio ou violência contra um grupo social específico.

O Bob colocou logo de cara que não dá para analisar num só quesito, é um "sopão" cultural que faz isso e acho que é por aí. E pode colocar memética aí.:)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!