Meu. A gente simplesmente não sabe o que é verdade. Existir, ela existe, mas qualquer um que diga saber a verdade é um mentiroso cara-de-pau.
E isso inclui a ciência... a ciência não lida com verdades. E sim, com mentiras passageiras, duráveis o suficiente para serem por um tempo úteis e, depois, substituídas por mentiras mais úteis. (Quem também tem visão utilitarista da ciência levanta a mão!
)
O que a faz diferente das outras pequenas mentiras, de todos os outros pequenos contos e mitologias? Ela funciona.
Eu já disse mais ou menos isso muitas vezes para muitas pessoas. Não é preciso dizer mais nada, penso.
Tenho dúvidas se existe realmente uma "verdade verdadeira", talvez gradações ou níveis de verdade, cada um útil a determinados fins, mas "verdade verdadeira" de verdade não sei. 
Eu penso que achar que não existe uma "verdade verdadeira" é um misto de solipsismo e pura arrogância ou, fundindo os princípios, um solipsismo (especialmente) arrogante. O que existe, que nos separa da "verdade verdadeira", é a nossa limitação.
P.S. Por favor, West, não se ofenda, de alguma forma, com essas minhas palavras. Estou certo de que você teve boas intenções cognitivas ao dizer o que disse. Só acho que não considerou bem o âmago da questão.
O que a faz diferente das outras pequenas mentiras, de todos os outros pequenos contos e mitologias? Ela funciona.
e as mitologias não funcionam ?
Apesar de não ser estruturalista acho interessante alguns pensamentos de Levi-Strauss, que os mitos são modos de explicar a própria realidade, assim como a própria ciência, que deste ponto de vista, assim como a história, apenas é um mito ocidental.
Oh! E como funcionam. Fazem muito bem e exatamente *o "trabalho" delas*.
Os mitos são uma forma de distanciar a mente da realidade. Ciência é a forma de aproximação da mente com a realidade. Exercitar ciência é estar ciente da realidade; exercitar mitologia é estar 'mitolado' (corruptela de bitolado -- desculpem, inventei isso agora) em relação à realidade. Essa conversa de que mitologia é uma "forma pitoresca de interagir com o mundo", já se foi até o tempo em que isso era pra boi dormir. Mitologia é uma ótima forma de configurar a mente para não ver o mundo como ele é. E não adianta filosofar/tergiversar/poetizar que não vai mudar nada coisa nenhuma.
Agora... por favor pelo amor do santo sepulcro!!!!! "Ciência é um mito ocidental"??? Mas essa doeu até no sentido geográfico!
Deixe eu ver se consigo sintetizar bem e deixar bem claro isso: Não existem "modos (diferentes) de explicar a realidade". Existe ciência. Só. Não quero que fique dúvida do que digo. Não estou dizendo que ciência é o *único* modo de explicar a realidade. Estou dizendo que explicar a realidade é fazer ciência.