Autor Tópico: Visão cética da natureza humana  (Lida 11630 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Visão cética da natureza humana
« Online: 07 de Fevereiro de 2011, 20:04:56 »
As verdades científicas não são simpáticas ao comum das gentes. Os povos vivem de mitologias. Tiram da fábula todas as noções de que necessitam para viver. Não precisam de muitas, e algumas mentiras triviais bastam para dourar milhões de existências.
Numa palavra, a verdade não atua sobre os homens, e seria lamentável que atuasse, porque ela lhes contraria tanto a índole como os interesses.

Há muitos anos que tenho este pequeno apontamento e sou incapaz de saber donde o extrai. Guardei-o, porque diz algo de perturbador sobre a natureza humana... A questão é se, além de perturbador, também é profundo... ou não.  :no: :ok: :?:
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2011, 20:53:15 por Sérgio Sodré »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Visão cética da natureza humana
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 22:34:01 »
É uma descrição fiel da maioria dos integrantes de todas as sociedades.
Foto USGS

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 03:21:00 »
interessante, posso até concordar, mas... verdade científica não é a unica verdade existente, sociedades definidas não se baseiam em mentiras, apenas não é o mesmo modo de verdade.
/------------------/--------------------/

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 06:44:41 »
Lembrei agora de um trecho da mitologia cristã... em que perguntam pro tal Jesus "tá, me diz, o que é a verdade então?", e ele simplesmente cala. Acho que é na parte da crucificação dele, ou algo assim. É um dos poucos trechos da Bíblia que vale à pena ler...

Meu. A gente simplesmente não sabe o que é verdade. Existir, ela existe, mas qualquer um que diga saber a verdade é um mentiroso cara-de-pau.

E isso inclui a ciência... a ciência não lida com verdades. E sim, com mentiras passageiras, duráveis o suficiente para serem por um tempo úteis e, depois, substituídas por mentiras mais úteis. (Quem também tem visão utilitarista da ciência levanta a mão! :D)

O que a faz diferente das outras pequenas mentiras, de todos os outros pequenos contos e mitologias? Ela funciona.
Latebra optima insania est.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 08:33:34 »
Meu. A gente simplesmente não sabe o que é verdade. Existir, ela existe, mas qualquer um que diga saber a verdade é um mentiroso cara-de-pau.

Uma aliança entre puro idealismo e puro ceticismo? :idea: :?: :o
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 09:12:07 »
Mesmo os mais céticos, por serem humanos, são dominados pela emoção muitas vezes. Os menos céticos mais vezes ainda. E aceitar e conviver com a verdade, mesmo sendo a saída mais racional, acaba ficando em segundo plano porque ela não satisfaz nossas necessidades nesses momentos.

Nesses casos, mesmo sendo totalmente materialista, é bom abrir mão da frieza da verdade de vez em quando (mesmo a "verdade" provisória que conhecemos) e assumir nosso lado emocional. Não digo acreditar em lendas ou se consolar com falsas esperanças, mas ensaiar uma espécie de visão poética daquele momento. Isso provavelmente tem alguma explicação biológica, mas o fato é que são esses momentos que não nos deixam abrir mão de nossa humanidade.

[/viajei muito?]

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 09:47:31 »
Tenho dúvidas se existe realmente uma "verdade verdadeira", talvez gradações ou níveis de verdade, cada um útil a determinados fins, mas "verdade verdadeira" de verdade não sei.  :)
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 10:52:53 »
Tenho dúvidas se existe realmente uma "verdade verdadeira", talvez gradações ou níveis de verdade, cada um útil a determinados fins, mas "verdade verdadeira" de verdade não sei.  :)

Talvez você esteja na "caverna" de Platão só vendo sombras... e lá fora esteja a "verdade verdadeira" inacessível. :?
Ou talvez a "verdade verdadeira" só seja admissível na mente de Deus... desde que haja Deus... e também apenas um Deus. :?
Ainda assim, a existir Deus... a verdade está na sua mente,... ou está fora e Ele apenas é a única entidade capaz de a compreender por inteiro? :?
Estou-me perdendo... afinal - "o que é a verdade?" :olheira:

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 14:48:05 »
O que a faz diferente das outras pequenas mentiras, de todos os outros pequenos contos e mitologias? Ela funciona.

e as mitologias não funcionam ?
Apesar de não ser estruturalista acho interessante alguns pensamentos de Levi-Strauss, que os mitos são modos de explicar a própria realidade, assim como a própria ciência, que deste ponto de vista, assim como a história, apenas é um mito ocidental.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 04:45:34 »

Ih, não. Sou materialista, não idealista - acredito que a base de tudo seja física.
Só que eu simplesmente não sei se minha crença é verdadeira. Ninguém sabe, se soubessem o quebra-pau entre materialismo e idealismo já teria tido fim há tempos.

E não sei se sou puro cético. Faltam-me evidências pra afirmar isso :histeria:

Apesar de não ser estruturalista acho interessante alguns pensamentos de Levi-Strauss, que os mitos são modos de explicar a própria realidade, assim como a própria ciência, que deste ponto de vista, assim como a história, apenas é um mito ocidental.
Usei "funcionam" no sentido de nos dar "brinquedinhos" interessantes - computadores, rádio, usinas nucleares, ligas metálicas, esse tipo de coisa. Embora a ciência pura não seja nem um pouco prática, ela gera resultados com os quais nós podemos manipular o mundo em que vivemos, e não apenas o analisar.
Latebra optima insania est.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 12:06:42 »

Ih, não. Sou materialista, não idealista - acredito que a base de tudo seja física.
Só que eu simplesmente não sei se minha crença é verdadeira. Ninguém sabe, se soubessem o quebra-pau entre materialismo e idealismo já teria tido fim há tempos.

E não sei se sou puro cético. Faltam-me evidências pra afirmar isso :histeria:
Que pirronismo é esse?

Melhor assim, com convicção e maestria:

Citação de: Socrátes
Tudo que sei é que nada sei.

:biglol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 17:16:41 »

E isso inclui a ciência... a ciência não lida com verdades. E sim, com mentiras passageiras, duráveis o suficiente para serem por um tempo úteis e, depois, substituídas por mentiras mais úteis. (Quem também tem visão utilitarista da ciência levanta a mão! :D)

Eu já disse mais ou menos isso muitas vezes para muitas pessoas. Não é preciso dizer mais nada, penso.

Eu penso que achar que não existe uma "verdade verdadeira" é um misto de solipsismo e pura arrogância ou, fundindo os princípios, um solipsismo (especialmente) arrogante. O que existe, que nos separa da "verdade verdadeira", é a nossa limitação.

P.S. Por favor, West, não se ofenda, de alguma forma, com essas minhas palavras. Estou certo de que você teve boas intenções cognitivas ao dizer o que disse. Só acho que não considerou bem o âmago da questão.

Oh! E como funcionam. Fazem muito bem e exatamente *o "trabalho" delas*.

Os mitos são uma forma de distanciar a mente da realidade. Ciência é a forma de aproximação da mente com a realidade. Exercitar ciência é estar ciente da realidade; exercitar mitologia é estar 'mitolado' (corruptela de bitolado -- desculpem, inventei isso agora) em relação à realidade. Essa conversa de que mitologia é uma "forma pitoresca de interagir com o mundo", já se foi até o tempo em que isso era pra boi dormir. Mitologia é uma ótima forma de configurar a mente para não ver o mundo como ele é. E não adianta filosofar/tergiversar/poetizar que não vai mudar nada coisa nenhuma.

Agora... por favor pelo amor do santo sepulcro!!!!! "Ciência é um mito ocidental"??? Mas essa doeu até no sentido geográfico!

Deixe eu ver se consigo sintetizar bem e deixar bem claro isso: Não existem "modos (diferentes) de explicar a realidade". Existe ciência. Só. Não quero que fique dúvida do que digo. Não estou dizendo que ciência é o *único* modo de explicar a realidade. Estou dizendo que explicar a realidade é fazer ciência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 17:49:21 »
Agora... por favor pelo amor do santo sepulcro!!!!! "Ciência é um mito ocidental"??? Mas essa doeu até no sentido geográfico!
Está é uma grande pérola do relativismo cultural. Eu mesmo já fui taxado de relativista cultural numa assinatura do Dbohr, linkando o tópico onde o DDV refutava esta minha depreciável e suposta característa. O bom que depois eu mergulhei na cultura cibernética e na cultura cético-ateísta. E me fez um bem danado para melhorar o meu relacionamento no fCC.

E o DDV me combateu através do conhecimento sobre ciência que tinha de Popper, ou seja, ele que me incentivou a ser um popperiano  :P

Ele tinha uma foto do Popper no seu perfil. Eu só vim perceber isto mais recentemente, numa pesquisa de imagens no google. Debatia com aquele avatar e nem seguer sabia do seu significado visual :duh:

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2011, 17:54:37 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 17:55:56 »
Está é uma grande pérola do relativismo cultural. Eu mesmo já fui taxado de relativista cultural numa assinatura do Dbohr, onde o DDV refutava esta minha depreciável e suposta característa. O bom que depois eu mergulhei na cultura cibernética e na cultura cético-ateísta. E me fez um bem danado para melhorar o meu relacionamento no fCC.

sim... o pessoal é tão cético para certas coisas mas oq homens de jaleco dizem é lei...
a ciência é o modo de interpretação do mundo, o mito, partindo do principio que se caracteriza como uma linguagem de interpretação do mundo empírico, a ciência nada mais é que um mito ocidental.

não estou diminuindo a função dela, apenas dizendo que é uam forma de interpretação do mundo, não sendo nem mais nem menos verdade do que outras...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 18:20:01 »
...a ciência nada mais é que um mito ocidental
[a ciência]...é uam forma de interpretação do mundo, não sendo nem mais nem menos verdade do que outras...

PelomartelodeThor!!! O que é isso minha gente?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 18:46:51 »
[a ciência]...é uam forma de interpretação do mundo, não sendo nem mais nem menos verdade do que outras...

Levi-Strauss

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 19:47:47 »

Levi-Strauss

Aquele que inventou o blue jeans ou o compositor de 2001 - Uma odisséia no espaço?  :histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 20:02:35 »

Levi-Strauss

Aquele que inventou o blue jeans ou o compositor de 2001 - Uma odisséia no espaço?  :histeria:

um dos fundadores do estruturalismo, membro da academia de ciências do países baixos, EUA e Noruega... condecorado por vários prêmios de investigação científica...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 20:39:24 »
um dos fundadores do estruturalismo, membro da academia de ciências do países baixos, EUA e Noruega... condecorado por vários prêmios de investigação científica...

E mesmo sendo tudo isso soltou uma pérola destas?

"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 20:41:53 »

Levi-Strauss

Nem os emoticons servem mais à Lei de Poe. Estou perdido.  :histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 20:44:08 »

E mesmo sendo tudo isso soltou uma pérola destas?

Soltou e foi citado.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 20:46:20 »
Ele devia ter parado quando inventou o jeans :P...
"Deus prefere os ateus"

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 20:53:18 »
a ciência é o modo de interpretação do mundo, o mito, partindo do principio que se caracteriza como uma linguagem de interpretação do mundo empírico, a ciência nada mais é que um mito ocidental.

E ainda há entre nós quem não sinta um grande orgulho em ser membro da grandiosa Cultura Ocidental. Se é como VRS e Levi-Strauss dizem... então a Civilização Ocidental... é a grande Civilização da Humanidade... e ponto final. :!: :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 20:59:32 »

Não funcionam, quase que por definição.

"Mitos" e "ciência" podem até estar dentro do conjunto "modos de explicar a realidade", mas não significa que mitos são ciência ou que ciência é mitológica, da mesma forma que humanos e toupeiras são mamíferos, mas humanos não são toupeiras nem vice-versa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 21:06:07 »
O único sentido em que isso pode estar próximo de correto é se falar de má compreensão da ciência e hipóteses aceitas com muita confiança apesar de mais tarde virem a ser refutadas, forma próxima da aceitação de mitos. Mas dizer que a ciência é um mito ocidental é uma forma bastante exagerada de dizer isso, pedir para ser mal interpretado, pois parece estar sendo dito que é tudo igual, ciência falha tanto quanto mito, e mitos são tão efetivos quanto ciência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!