Caro - GigaviewEle nunca diz que ciência é igual ao mito, mas que seria uma forma de mito (no sentido de encaixar as coisas na estrutura), pois, a organização nossa, aquilo que podemos fazer, o que fabricamos depende da nossa ciência, avanços tecnológicos modificam a estrutra... mesmo papel que os mitos causam em sociedades "não evoluídas".
Eu compartilho da mesma concepção de ciência como mitologia da sociedade evoluida.
Embora a ciência no restrito ambito da cultura cético-ateísta se restrinja a cosmologia (personifica em Carl Sagan) e evolução (personificada em Dawkins).
Estes dois grandes ilustres cientistas são os ícones desta cultura que chegou ao ápice de desenvolvimento cultural ao dominar as grandes mídias televisivas de seus respectivos países.
Assim como o Drauzio Varela é um ícone da ciência e do ateísmo no Brasil. O ponto forte destes cientistas é o esbanjamento de inteligência que chega as raias da extrema divulgação científica e de forma massificada.
No caso de Dawkins, a sua produção literária é muito forte e ainda tem grande presença na cibercultura através do http://richarddawkins.net/
Edit.: Carl Sagan ainda "vive" na internet: http://www.carlsagan.com/ , através do excelente trabalho de sua esposa, se não me engano
Ops...Ciência como mitologia da sociedade evoluída?
Não concordo. A Ciência lida com conhecimento científico e é orientada por uma metodologia rigorosa que tenta explicar racionalmente aquilo o que é observado na natureza. A mitologia, por outro lado lida com o conhecimento mitológico que é objeto de crença e na maioria das vezes assume o papel de verdade inquestionável na forma de estórias narradas. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O fato de existirem mitos científicos na faz da Ciência uma mitologia mas evidencia apenas que existe uma mitologia científica.
Não concorda, mas está enganado ao discordar... A palavra mito, também é perfeitamente apropriada, para designar o que a ciência é, no mundo actual.
Digo isto, depois de seguir o seu conselho, de me aplicar mais no estudo da filosofia da linguagem...

Justifico a minha opinião - dizendo-lhe - que o conceito de mito, também se pode aplicar com legitimidade, quando se descreve de forma mais ou menos romântica e religiosa, para venerar ou exaltar os feitos intelectuais, de uma pessoa existente ou que ficou na história como exemplo a seguir...
Exceptuando Pelé, assim pessoas como Arquimedes, Euclides, Galileu, Newton, Einstein, Isaac Azimov e Carl Sagan, por exemplo, são autênticos heróis do método científico, para mim... Portanto verdadeiros mitos, que eu admiro e idolatro, por excelência

Mais poéticamente, são autênticos monstros sagrados da ciência