Autor Tópico: Visão cética da natureza humana  (Lida 11633 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Visão cética da natureza humana
« Resposta #75 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 15:48:57 »
ta.. tudo bem.. poderia chamar de outra coisa, mas a chamo de verdade para difereciar de uma "mentira" que seria uma enganação... um falseamento proposital.
acho essas coisas muito complexas... se no futuro descobrirmos coisas que contradizem agora ? como já aconteceu... novas tecnicas permitem novas descobertas, nunca saberemos ao certo aquilo que é realmente verdade e aquilo que não sabemos ao certo.

Então verdade é tudo que não é mentira?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #76 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 15:49:52 »
Não necessariamente, mas usei o termo para contrastar... e por falta de melhor termo...
/------------------/--------------------/

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 15:51:27 »
ta.. tudo bem.. poderia chamar de outra coisa, mas a chamo de verdade para difereciar de uma "mentira" que seria uma enganação... um falseamento proposital.
acho essas coisas muito complexas... se no futuro descobrirmos coisas que contradizem agora ? como já aconteceu... novas tecnicas permitem novas descobertas, nunca saberemos ao certo aquilo que é realmente verdade e aquilo que não sabemos ao certo.

Então verdade é tudo que não é mentira?
A verdade está lá fora...

Então a verdade é exterior, no sentido Fox Moulder.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 16:23:34 »
Do post 68 em diante não entendi mais nada, nem o meu... Por falar em Fox Mulder, também jogo a toalha.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 18:39:29 »
Do post 68 em diante não entendi mais nada, nem o meu... Por falar em Fox Mulder, também jogo a toalha.

Isso....a toalha é a verdade!!!! :umm:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 22:06:25 »
Isso....a toalha é a verdade!!!!

Então a verdade está no banheiro...
"Deus prefere os ateus"

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #81 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 22:17:01 »

Está no bom humor  :biglol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #82 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 22:45:28 »

pensei que fosse nos livros de Douglas Adams...
/------------------/--------------------/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 06:50:58 »
Citação de: Gigaview

No meu a verdade caso está na área de serviço, pois a toalha está secando. :hihi:
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #84 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 16:07:43 »
Caro - Kajsar

Uma aliança entre puro idealismo e puro ceticismo? :idea: :?: :o

Ih, não. Sou materialista, não idealista - acredito que a base de tudo seja física. Só que eu simplesmente não sei se minha crença é verdadeira. Ninguém sabe, se soubessem o quebra-pau entre materialismo e idealismo já teria tido fim há tempos.

E não sei se sou puro cético. Faltam-me evidências pra afirmar isso. :histeria:

Você supõe-se materialista, apesar de não saber ao certo, o que de facto é a matéria.

A matéria, pode até não ser material... :arrow: :ideia:

Já li e ouvi dizer, que a matéria tem duas vertentes de apreciação: A física e a metafísica...

« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2011, 16:11:23 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #85 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 16:31:46 »
Caro - Gigaview

Ele nunca diz que ciência é igual ao mito, mas que seria uma forma de mito (no sentido de encaixar as coisas na estrutura), pois, a organização nossa, aquilo que podemos fazer, o que fabricamos depende da nossa ciência, avanços tecnológicos modificam a estrutra... mesmo papel que os mitos causam em sociedades "não evoluídas".

Eu compartilho da mesma concepção de ciência como mitologia da sociedade evoluida.

Embora a ciência no restrito ambito da cultura cético-ateísta se restrinja a cosmologia (personifica em Carl Sagan) e evolução (personificada em Dawkins).

Estes dois grandes ilustres cientistas são os ícones desta cultura que chegou ao ápice de desenvolvimento cultural ao dominar as grandes mídias televisivas de seus respectivos países.

Assim como o Drauzio Varela é um ícone da ciência e do ateísmo no Brasil. O ponto forte destes cientistas é o esbanjamento de inteligência que chega as raias da extrema divulgação científica e de forma massificada.

No caso de Dawkins, a sua produção literária é muito forte e ainda tem grande presença na cibercultura através do http://richarddawkins.net/   

Edit.: Carl Sagan ainda "vive" na internet: http://www.carlsagan.com/   , através do excelente trabalho de sua esposa, se não me engano

Ops...Ciência como mitologia da sociedade evoluída?

Não concordo. A Ciência lida com conhecimento científico e é orientada por uma metodologia rigorosa que tenta explicar racionalmente aquilo o que é observado na natureza. A mitologia, por outro lado lida com o conhecimento mitológico que é objeto de crença e na maioria das vezes assume o papel de verdade inquestionável na forma de estórias narradas. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O fato de existirem mitos científicos na faz da Ciência uma mitologia mas evidencia apenas que existe uma mitologia científica.

Não concorda, mas está enganado ao discordar... A palavra mito, também é perfeitamente apropriada, para designar o que a ciência é, no mundo actual.

Digo isto, depois de seguir o seu conselho, de me aplicar mais no estudo da filosofia da linguagem... 8-)

Justifico a minha opinião - dizendo-lhe - que o conceito de mito, também se pode aplicar com legitimidade, quando se descreve de forma mais ou menos romântica e religiosa, para venerar ou exaltar os feitos intelectuais, de uma pessoa existente ou que ficou na história como exemplo a seguir...

Exceptuando Pelé, assim pessoas como Arquimedes, Euclides, Galileu, Newton, Einstein, Isaac Azimov e Carl Sagan, por exemplo, são autênticos heróis do método científico, para mim... Portanto verdadeiros mitos, que eu admiro e idolatro, por excelência :!:

Mais poéticamente, são autênticos monstros sagrados da ciência :!: :arrow: :idea:

« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2011, 17:30:42 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #86 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 17:08:33 »
Caro - Adriano

A discussão tem que ser produtiva para ambos os lados, como acontece com o lusitano, por exemplo. Ele aprende muito com o fórum e por isso participa daqui e todos o respeitam como um forista,

Sim de facto - tenho aprendido umas coisas - principalmente, a arte de refutar
e contra-refutar... :ok:

apesar de ser em qualidade inferior.

Parece-me que aí - é uma questão de evidência anedótica da sua parte - que eventualmente, pode efectivamente corresponder à verdade... Se uma defesa espiritualista da realidade, fôr de facto uma inferioridade intelectual, em relação a uma concepção "ateia" da natureza. :arrow: :idea:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!