Nossa... sai por algumas horas e o tópico criou vida heauheae
me desculpem voltar várias postagem, mas me perguntaram o que é verdade .
Eu sei q serei questionado por dizer isso num forum cético mas vejo a verdade em dois modos:
1- a verdade impírica, essa estudada pela ciência, com método rigoroso e tudo mais.
2- a verdade social, que é aquilo que as pessoas acreditam, sendo capaz de formar uma instituição ou norma ou ainda estrutura (dependendo do ponto de vista). Se lhe entregar uma caixa com um tijolo dentro e dizer q nunca poderá ser aberta a caixa pois dentro dela está a origem do mundo... se você acreditar, compartilhar essa "realidade" e criar uma sociedade fundamentada nisso, essa é sua realidade... é isso que movimenta, para o social o fato de ter um tijolo ou a semente do universo pouco importa, o que importa é a causa disso...
quando digo que nenhum mito é baseado num falseamento é nesse quesito, são explicações, muitas vezes conscientemente erradas, muitas tribos concordam que os mitos são histórias inventadas, mas seus efeitos são reais, são maneiras de explicar a forma de vida e a organização social...
não estou aqui falando q dá na mesma uma coisa ou outra, que então poderiamos acreditar em qualquer coisa e não seríamos tolos, apenas digo q paradigmas diferentes requerem verdades diferentes, tente mostrar pesquisas com rigor cientifico para povos miticos, eles podem até compreender, mas enquanto a mitologia for a base social, a ciência nunca será uma verdade absoluta...