Assim.. sendo um estruturalista ele acreditava que todos os aspectos sociais estariam dentro dessa estrutura, que seria algo coerente, ele divide muitas vezes em pares de dicotomia os elementos dia/noite, festa/luto e faz analogias... os mitos nas sociedades "não desenvolvidas" cumpriria um papel de evidênciar e superar as contradições que tais dicotomias podem causar... humano/animal, de tal modo o mito seria uam forma de encarar a realidade e ajusta-la dentro da estrutura social...
Ele nunca diz que ciência é igual ao mito, mas que seria uma forma de mito (no sentido de encaixar as coisas na estrutura), pois, a organização nossa, aquilo que podemos fazer, o que fabricamos depende da nossa ciência, avanços tecnológicos modificam a estrutra... mesmo papel que os mitos causam em sociedades "não evoluídas".
Mas devemos estar atentos e não cair na falácia do etnocentrismo ou egocentrismo, não é porque valorizamos a busca racional e esquematizada da "verdade", que esse seria o objetivo mor de todo povo, por isso a ciência também é um mito no sentido de não ser uma verdade absoluta, não é algo que os humanos nascem pre-destinados a fazer... a sociedade ocidental optou por isso... não quer dizer que é superior ou inferior à outros povos, não quer dizer que outros povos são ignorantes e não entendem a ciência, apenas pensam de outro modo e buscam outras verdades...