Eu tenho duas teses de doutorado que vejo como importante para o meu posicionamento:
A sociedade aberta e seus amigos.
É um excelente trabalho e demonstra como a escola austríaca fundou essa ideologia anticomunista (no seu sentido atual) através de uma caricatura da sociedade soviética e apontando esta como sendo o Marxismo. Porém este é o grande engodo. O marxismo é esse grande potencial teórico produzido por Karl Marx e que influenciou o mundo de maneira ímpar. Tanto é, que a escola austríaca dialoga com Marx, devido a forva viva de suas idéias.
A grande influência e contribuição prática do socialismo e do marxismo foi na implementação de uma legislação trabalhista, pois de resto, Marx mais se preocupou em apontar as mazelas (no entendimento dele) do capitalismo do que apresentar um modelo detalhado que o substituísse.
Marx é conhecido como um economista, sociólogo e filósofo. Suas análises e contribuições ainda estruturam muitas das ciências humanas.
Marx nunca foi um economista 'puro' e sim um filósofo. Suas influências mais determinantes vieram de Feuerbach, Hegel e Proudhon. Adam Smith exercia nele um grande fascínio, embora dele discordasse em suas teses centrais.
Não menosprezo a influência de Marx em diversos setores da sociedade, mas a sua maior contribuição foi a re-estruturação do capitalismo com os seus empregados.
A outra tese é de história econômica e que aponta, com melhor propriedade, as reais causas do: Colapso da URSS: Um estudo das causas
Vejamos quais são as "verdadeiras" causas e não as propaladas pelo imperialismo capitalista:
Que análise superficial. Faço como eu, se disponha a ler a tese também e não fique apenas na análise superficial do seu resumo.
Uau!!!
Onde voce viu uma "análise superficial", que foi a minha introdução, eu vejo apenas um sarcasmo.
Investiga as causas históricas, políticas, sociais e econômicas que mais contribuíram para o colapso e desaparecimento da União Soviética em 1991. Como um esforço de reinterpretação do fenômeno, desde a gênese até o esgotamento da URSS, apóia-se em análises e dados de alguns dos mais conhecidos especialistas no assunto. Considera que um conjunto de elementos se combinou para tal desfecho. Aponta como causas principais:
Espero que não tenham se apoiado também em ideologia.
O conceito de ideologia é mais uma das grandes contribuições de Karl Marx. Se você não tem consciência disto, então não sabe nada sobre ideologia.
E foi justamente o de colocar ênfase no viés ideológico ao analisar uma sociedade, um dos pilares da derrocada dos regimes chamados de "socialismos reais" e da inaplicabilidade da "teoria econômica" marxista.
E eu conheço o livro
Ideologia Alemã, pois eu já o li e faz parte do meu acervo.
Mas pode ser que eu não tenha entendido o conteúdo!!!!!!!!!!!!
a) o atraso material e cultural da velha Rússia para iniciar a construção do socialismo;
Hummm. Não. Pelo menos não na intensidade que estão afirmando. A Rússia do final do século XIX e início do século XX era, de fato, uma sociedade feudal mas ainda assim forneceu ao mundo uma leva notável de músicos, intelectuais e cientistas, dos quais destaco Tcháikovski, Rachmaninof, Scriabin, Herzen, Chernyshevsky e Tsiolkovsky.
De qualquer modo, os ideólogos russos não conheciam a teoria marxista, que propugnava que a revolução e o socialismo se dariam pelos trabalhadores operários em estados industrializados?
A genialiade de economistas como Karl Marx e Adam Smith, por exemplo, não podem ser esgotadas pela pretenção de uma nação que é influênciada por estas teorias.
E o que é que isto tem a ver com o que eu escrevi?
A minha crítica foi para Lenin
et caterva que deveriam saber que o "modelo" propugnado por Marx no
O Capital teve como base as condições então reinantes na industrializada Alemanha (e ou a Inglaterra) do segundo meado do século XIX. Não havia como sobrepor o "modelo" para a Rússia feudal do início do século XX.
b) o isolamento da Revolução Russa, fruto, entre outros fatores, do reformismo político que paralisou a classe operária no Ocidente;
O reformismo no capitalismo, em especial na parte trabalhista, como eu escrevi anteriormente, foi o único fruto palpável do socialismo.
Esta "causa" é mais uma amostra da incompetência estratégica dos ideólogos comunistas e que, em certa medida, reflete uma crença messiânica de que o materialismo dialético seria um processo inexorável.
Não existem "ideólogos" comunistas. Marx foi um dos principais pensadores e críticos do capitalismo. A sua obra surge como uma análise acadêmica de seu tempo. Ele não foi um propositor político direto, de maneira alguma.
PQP!
Primeiro. Eu não estou tratando (apenas) sobre Marx e sim sobre o socialismo e o comunismo.
Segundo. Um pouco acima voce me chamou de ignorante porque não conheço sobre ideologia e agora voce afirma que não existiram ideólogos comunistas? O que eram então Mikhail Suslov, Antonio Gramsci e Leon Trótski?
Continuo depois, pois agora preciso me retirar.