Só veste a carapuça em quem ela serve. Não sei se é o seu caso. Mas o que eu quero dizer é que o governo Dilma é 100% o governo Lula que é 100% o governo do PT. São os mesmos que estão governando, mudou somente o chefe da nação, mas o líder político continua e continuará sendo o Lula, que deverá dividir essa liderança com a Dilma é claro, mas continuará sendo o expoente máximo do PT e de suas políticas. As mudanças que haverão no governo serão mudanças que aconteceriam se Lula continuasse no poder, como o corte no orçamento, por exemplo, que já estava planejado desde o ano passado. Portanto, não faz sentido pra mim, pessoas que consideram o PT a arquitetura do demônio, virem agora dizer que se surpreendem com Dilma. Todos se surpreenderam com Lula, não é novidade, assim como quando aparecerem os primeiros casos de corrupção, os desmandos do governo, esses mesmos serão os primeiros apontar o petismo como vilão mor da nação. Não é bem assim, o PT não é maior nem menor eticamente que outros partidos, pra mim, é só ligeiramente mais competente e organizado na forma verdadeira de um partido político, e só.
Vesti um pouco a carapuça sim, mas não 100%, digamos que ela ficou folgada (ou apertada, sei lá
)
Também concordo com o Barata que é cedo para qualquer análise positiva ou negativa, é mais uma esperança mesmo.
Eu não sou daqueles que considera o PT e o Lula os cavaleiros do apocalipse, embora não tenha simpatia pelo PT e tenha perdido a simpatia que tinha pelo Lula antes dele ser presidente. Por isso acredito que a Dilma, mesmo sendo petista, possa fazer um bom governo, inclusive indo contra as minha expectativas na época da eleição. Se isto acontecer (torço para que sim), não terei problema algum em admitir que estava errado na minha avaliação sobre ela. Mas é mesmo precipitado fazer um juízo de valor da administração dela por agora.
Não espero que a Dilma faça grandes mudanças, se ela mantiver o que já foi conquistado até agora pelo FHC e sim, pelo próprio Lula, e ainda avançar um pouco que seja, já está de bom tamanho para mim. Ajuda também se ela evitar o tom populista e messiânico do Lula, evitar aproximação com ditaduras, e não ficar negando e fingindo não ver cagadas e safadeza bem debaixo do nariz dela, como o Lula fez. Evitar abraçar e justificar a safadeza de figurinhas como Sarney, Renan Calheiros, Collor e companhia também ajuda.
Se ela conseguir isso (e não é pouco), para mim já está bom. Não espero que ela "renegue" o PT, até porque seria incoerente e deporia CONTRA ela, e não a favor.
Fico na torcida, boa sorte para ela.