Uma série de maus imperadores
Sei não. Roma teve uns imperadores bem ruinzinhos no começo e mesmo assim se manteve.
Por outro lado, o Império esteve ao ponto de cair um século antes da sua queda efetiva, mas foi
salvo por uma série de bons imperadores (bons militarmente, digo).
Mas existiram uma série de bons imperadores no início também. Além disso, Roma estava no seu auge quando iniciou-se o império, que foi bem estabelecido por Otávio. O exército também tinha sido reestruturado recentemente, na época de Mário, que contribuiu para dar uma maior força às legiões e um maior poder a Roma. Contudo, os problemas foram se agravando, imperadores gastaram demais o que não tinham e tomaram decisões erradas sobre os rumos do império e do exército. Os bons imperadores que surgiram eventualmente não puderam salvar algo que já estava em decadência. O próprio Constantino, a meu ver, deu apenas um sopro de vida no império decadente.
Um império grande demais para ser controlado
Também não engulo essa. Quando caiu, o império já estava dividido entre o do ocidente e o do oriente.
Os romanos eram famosos pelas suas boas estradas.
O império era tão grande que não se conseguia manter as fronteiras, apesar da mobilidade das legiões pelo uso das estradas. Era um problema já admitido na época, tanto que a divisão foi justamente para facilitar a administração e controle, fato em que o oriente teve maior sucesso que o ocidente.
A incorporação cada vez maior de não romanos entre os legionários
Essa aí eu acho razoável.
diversas guerras que minaram o tesouro
Talvez. O fato é que não tenho tanto conhecimento sobre o assunto (e fica a pergunta, o que estou fazendo aqui?
)
O mesmo que eu, oras, dando pitaco sobre o campo dos outros!

[/quote]
Vou ver o vídeo do Diamond para ver se aprendo mais, mas enquanto isso, uma especulação:
Talvez tudo que tenha sido citado e mais alguns outros fatores que não conheço (safras ruins? mudança climática? alguma epidemia?)
tenha causado a queda do Império Romano. Mas uma coisa que muita gente esquece é que uma entidade do tamanho de um Império
é um sistema bastante complexo. É possível que se alguem fosse fazer um modelo matemático de um império (lembrando que estou
especulando pra valer) acabasse descobrindo algum tipo de dinâmica caótica nesse sistema ou algum tipo de limiar de instabilidade.
Um sistema caótico, vale lembrar, é extremamente sensível a condições iniciais. Daí que influências que de outra forma não causariam
impacto algum em um dado momento, em outro podem ter efeitos catastróficos. O resumo da ópera é que seria praticamente impossível
usar a história de um império para prever com precisão o comportamento de outro.
EDIT: A propósito:
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_swan_theory[/quote]
Estamos a um passo de criar a Psico-história!