Geo, vou começar de trás para frente para corrigir um erro e dar um tom correto ao post
E temos o paradigma.. Ele está aí, funciona. E foi implementado em alguns lugares em menos de 50 anos!!!
O comunismo é um desvio conceitual e prático para o progresso.
A sua última frase soou um tanto quanto positivista. E, sem querer entrar em filosofia “barata”, o que você chama de “progresso” resultou em uma devastação ambiental sem precedentes na história da humanidade.
Como podemos conciliar todas as demandas em um só ”modelo econômico-social”?
Soou positivista de mais mesmo, até um pouco inocente, e não representa o meu sentimento frente à situação em geral. Todos nós temos ciência do tamanho da encrenca e que estamos. O que quis reforçar aqui é que, se temos que seguir a partir de algo, ao menos temos algo que comprovadamente traz sucesso, ainda que não seja para qualquer principiante aspirante ao primeiro mundo não disposto a seguir caminhos que necessitam perseverança, disciplina e comprometimento.
Caro Agnóstico.
Eu não tenho nenhuma dúvida da falência do conceito geral de Marxismo e Comunismo. No entanto também não sou otimista em relação ao modelo capitalista que hoje domina os países centrais, principalmente no que toca a questão ambiental e ao imperativo de consumo crescente.
Interessante os links que o Buck passou no tópico sobre aquecimento do planeta. Já uma razoável certeza que o homem está influenciando negativamente nas condições que necessita para que ele viva no planeta.
Digo isso para evitar o debate de que "o mundo viveria muito bem sem agente", o que é verdade, mas infelizmente a recíproca não é verdadeira.
Sempre me espanto o que acontece quando pegamos um avião, em quase qualquer parte do mundo. 20 minutos de voo em linha reta e se tem acesso a horas e horas de voo sobre o nada.
Mais interessante ainda em países que podemos cruzar de trem como os europeus.. uma infinidade de campos entre cidades.
Eu não sei realmente avaliar o quanto estamos destruindo nosso planeta e acredito nas pesquisas que vi que foram passadas pelo Buck. Agora, está claro para mim a evolução que estamos tendo. Voltando 100 anos atrás, estávamos produzindo energia elétrica através da matança indiscriminada de baleias. Hoje empresas tem que fazer planejamento de emissões de carbono e de como irão passar metas para a redução!! (sei porque vendemos soluções para isso)
E vendo esse espaço todo, vendo casos de sucesso como a Suécia (sempre ela) e outros, fico com a percepção de que temos condições de crescer de maneira diferente e mais sustentada.
Temos a nossa disposição infindáveis possibilidades de obtenção de energia que aparecerão mais e mais quando o petróleo se tornar mais caro.
Enfim, vejo muita possibilidade de evolução nessa questão de crescimento sustentável.
[...]
E o comunismo vai contra fatores humanos, quais sejam:
1- Necessidade do ser humano de ter um caminho para progredir materialmente;
[...]
Eu entendo que é absolutamente necessário definir a expressão "progredir materialmente", pois há um espectro muito amplo de possibilidades, que vai desde a singela aspiração de possuir um lugar digno para morar de um habitante de algum país remoto da África até o acúmulo obsceno de bens frívolos por algum potentado árabe ou um "novo-rico" brasileiro.
É importante que tenhamos o direito de ter caminhos para nossas aspirações de progresso. E temos que corrigir os fatores que impedem que cada um tenha alguma igualdade de condições para o progresso.
Mas certamente não é possível estabelecer limites. Para muitos, a vida que nós da classe média vivemos já é um desperdício. Acho que pode-se ter um processo cultural onde podemos tornar cafona o consumo excessivo, mas possivelmente esse seja um ponto sem solução dentro do modelo.
mas há algumas coisas que insistimos em esquecer. Há muito a otimizar. Quanto perdemos de agua devido à nossas tubulações ridículas? Quanto poluímos de rios devido à falta de estrutura básica?
Esse consumo é tão relevante assim frente a esses desafios?
[...]
Interessante também é o fato de que essas pessoas atadas a esquemas extravagantes não conseguem perceber, porque estão atados à ideologia e não à sua finalidade, é que existe soluções possíveis e provadas vigentes no único modelo que logicamente, até agora, pode dar certo: o capitalismo.
[...]
E qual é o “modelo de capitalismo” a que estamos nos referindo?
Ao financeiro especulativo responsável pela “bolha imobiliária” e pela “bolha das .com” no EUA? Ao oligopolista de alguns setores industriais, como por exemplo, o de semi-condutores? Ao da produção barroca chinesa, feita sem qualquer legislação trabalhista? Ao da agropecuária brasileira, muito irresponsável ambientalmente? Ao das micro e pequenas empresas, que geram uma expressiva renda de impostos e muitos empregos?
Claramente um modelo de capitalismo com regulamentação governamental com preocupações de inclusão social desde que tenha contrapartidas de quem recebe.
E para mim o primeiro ponto básico.. não, não é educação. educação é o segundo ponto.
Uma justiça atuante, sem burocracias excessivas, onde as pessoas, principalmente políticos, tenham medo de ser presos.
Educação vem loguinho depois...