"Eu simplesmente não acredito nesses "fatores humanos", não existe essas concepções na natureza humana, exemplos etnográficos desmentiriam cada um dos pontos."
Eu estou fazendo meu TCC sobre política e natureza humana.
Os tais exemplos etnográficos foram:
- incompletos;
- forjados;
- reificados para servir de exemplo;
Nem vou citar pensadores de direita para ninguém reclamar:
"A base do ponto de vista de qualquer um é sempre algum julgamento da natureza humana, mesmo que a opinião esteja longe da perspicácia ou careça de articulação. Pelo menos, isso vale para pessoas que se consideram agentes morais, não monstros.
Tirando os monstros, alguém que apoie a reforma ou revolução, estabilidade ou retorno à estágios ancestrais, ou simplesmente o cultivo do próprio jardim, tem sempre firmes convicções de que aquilo é ‘bom para as pessoas’.
Você está certo quando diz que a natureza humana tem sido vista como algo regressivo, mas isso deve ser resultado de profunda confusão. Minha neta não é diferente de uma rocha, uma salamandra, uma galinha, um macaco? Uma pessoa que solta tão improvável absurdo, admite que existe uma natureza humana distinta." - NOAM CHOMSKY
Chomsky diz ainda que a negação da natureza só existe na filosofia religiosa, que coloca a alma no seu lugar, e no marxismo, que a substituií por uma carga histórica como se os homens fossem criaturas recheadas por fatos históricos sem qualquer característica inata, massas de modelar.
Isso porque se não há natureza huamana é possível promover a engenharia social: criar o ser humano ideal para viver sob a sociedade socialista, uma espécie de formiga coletivista.