Autor Tópico: Terremoto arrasa Japão  (Lida 44768 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Terremoto arrasa Japão
« Resposta #425 Online: 13 de Março de 2012, 19:40:38 »
Putz, ontem vi no Jornal que o Japão só conseguiu remover 6% do entulho, um ano depois. E o governo está sendo criticado pela lentidão da reconstrução, além de outros problemas, o que é absolutamente normal. Só fico imaginando o pessoal do complexo de vira-latas se fosse com o Brasil...

Todas as estradas e pontes ja estão em perfeito funcionamento, abastecimento de água, luz e gás ja foi reestabelecido e não sei de onde eles tiraram essa informação de 6%, todas as fotos mostram os lugares praticamente limpos. Ninguém passa fome, nem frio, as crianças tem escolas funcionando, não houve roubo as verbas de reconstrução......

Não tente comparar a "lentidão" japonesa com a coisa ridícula que é o atendimento emergencial do Brasil.

Pensa no extremo oposto do complexo de vira-latas. É onde voce se encontra Juca.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #426 Online: 13 de Março de 2012, 19:44:11 »
Na real, se algo parecido ou não tão grave um dia vier a acontecer aqui, pode-se esperar a mesma "organização" da Copa do mundo como exemplo.

Gente morrendo enquanto os ilustres parlamentares tentam arrancar os olhos uns dos outros para ver quem assina os contratos.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #427 Online: 13 de Março de 2012, 19:47:45 »
Putz, ontem vi no Jornal que o Japão só conseguiu remover 6% do entulho, um ano depois. E o governo está sendo criticado pela lentidão da reconstrução, além de outros problemas, o que é absolutamente normal. Só fico imaginando o pessoal do complexo de vira-latas se fosse com o Brasil...

Todas as estradas e pontes ja estão em perfeito funcionamento, abastecimento de água, luz e gás ja foi reestabelecido e não sei de onde eles tiraram essa informação de 6%, todas as fotos mostram os lugares praticamente limpos. Ninguém passa fome, nem frio, as crianças tem escolas funcionando, não houve roubo as verbas de reconstrução......

Não tente comparar a "lentidão" japonesa com a coisa ridícula que é o atendimento emergencial do Brasil.

Pensa no extremo oposto do complexo de vira-latas. É onde voce se encontra Juca.

Pior que eu li o post do Juca há algum tempo, mas essa comparação de Brasil e Japão foi demais pro meu coração. Tudo que eu pensei foi:

:lol:

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #428 Online: 13 de Março de 2012, 20:09:13 »
Na real, se algo parecido ou não tão grave um dia vier a acontecer aqui, pode-se esperar a mesma "organização" da Copa do mundo como exemplo.

Gente morrendo enquanto os ilustres parlamentares tentam arrancar os olhos uns dos outros para ver quem assina os contratos.

Já aconteceu, as chuvas em Friburgo e região serrana do Rio. Nem 0,00000001% da tragédia do Japão, e atuação vergonhosa das autoridades e até mesmo de comerciantes locais. Se duvidar, tem mais coisa para reconstruir lá do que no Japão inteiro.

Seria mais proveitoso para o Brasil se assumir como vira-latas e trabalhar seriamente para deixar de ser do que ficar com esse ufanismo ridículo de "não sei qual maior economia do mundo", reclamando da FIFA, "emprestando dinheiro" para o FMI, e outras bobagens.

"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #429 Online: 13 de Março de 2012, 20:24:24 »

Pior que eu li o post do Juca há algum tempo, mas essa comparação de Brasil e Japão foi demais pro meu coração. Tudo que eu pensei foi:

2...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #430 Online: 13 de Março de 2012, 20:24:51 »

Pode ser essa informação: http://noticias.br.msn.com/mundo/um-ano-ap%C3%B3s-tsunami-jap%C3%A3o-ainda-tem-que-lidar-com-montanhas-de-entulho

Não sei por que a irritação?  Veja que na última foto postada neste tópico sobre a chuvas no Rio no ano passado, a rua está totalmente desbloqueada e restaurada e a foto mostra uma casa em ruínas em primeiro plano, o que só compete ao dono restaurá-la. Pode até ser que os trabalhos por lá sejam falhos, mas eu não estou lá. O que vi na foto foi exatamente o que vi nas fotos do Japão. A infraestrutura básica restaurada, a estrada e a ponte sobre o riacho, e o estrago que foi gerado em construções civis, que vai ficar aparente por muitos anos.

Se no Brasil depois de um ano só tivessem conseguido retirar/reciclar 5% dos entulhos e lixos, provavelmente teria gente rebaixando o país pra baixo da sola do sapato. Acho que os Japoneses fazem um bom trabalho, mas eles mesmo reconhecem que está muito lento, e recebem e fazem críticas. Esse complexo generalista que assola muitos brasileiros, só reflete a auto-estima que muita gente tem do país. Eu não acho o Brasil o melhor lugar do mundo, mesmo porque conheço poucos, tampouco acho que ele seja o pior. Depende muito do que se está analisando, do contexto e da capacidade crítica de não generalizar jamais.
« Última modificação: 13 de Março de 2012, 20:42:07 por _Juca_ »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #431 Online: 13 de Março de 2012, 20:28:53 »

Di, pare e pense. Não foi eu quem comparou o Brasil e Japão primeiro, se temos que comparar, temos que separar os contextos e termos um pouquinho só de isenção em relação ao Brasil.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #432 Online: 13 de Março de 2012, 20:48:00 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #433 Online: 13 de Março de 2012, 20:54:24 »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #434 Online: 13 de Março de 2012, 21:42:29 »
Um país inteiro no Japão, um pedaço de uma cidade no Brasil... a mesma coisa...

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/um-ano-apos-tragedia-bairro-de-nova-friburgo-parece-cidade-fantasma-20120113.html

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/um-ano-apos-tragedia-bairro-de-nova-friburgo-parece-cidade-fantasma-20120113.html

Bem já dei minha opinião, não vou ficar divergindo muito, mas outra coisa preocupa muito, o endividamento japonês que já chega a 200% do PIB, ou US$ 11 trilhões. Contagem regressiva para o gingante nipônico entrar em falência, devido à reconstrução do país, que inevitavelmente vai reduzir o nível de poupança interna, que financia essa farra. O Japão não pode apertar o cinto e ainda precisa gastar muito nos próximos 10 anos. A saída encontrada é a politicamente mais fácil, jogar para o futuro as contas emitindo mais e mais moeda, como todos os países ricos estão fazendo. Falam em reformas econômicas, mas nem sequer sinal delas ainda. O mundo está numa enrascada financeira sem precedentes e não temos para onde correr. A Dilma já avisou que o Brasil não vai pagar a conta, vem protecionismo bravo por aí. A China começou a estimular o mercado interno porque sabe que não via poder contar tanto com as exportações, os EUA não param de jogar dólares sem lastro no mercado, a Alemanha também...

Se o Japão ficar insolvente, a única coisa é que quem vai se f. mais serão os próprios japoneses,que são os credores do governo, mas e depois, como sairão do atoleiro sem financiamento interno e externo? Não tem solução fácil para eles.

http://economico.sapo.pt/noticias/japao-tarda-em-recuperar-do-tsunami-de-2011_139923.html

http://online.wsj.com/article/SB129617010929380553.html

http://noticias.r7.com/economia/noticias/premie-alerta-para-endividamento-do-japao-20100611.html

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #435 Online: 13 de Março de 2012, 22:06:25 »
E agora compara com as fotos no JP.

Igualzinho.........

http://www.msnbc.msn.com/id/46430477/ns/world_news-asia_pacific/t/then-now-japan-tsunami/#.T1_d1VERuJI

Bem, não dá para comparar vis-a-vis a sequência de eventos do Japão com o evento brasileiro, pois o que ocorreu lá foi de magnitude muito maior. Se eles tivessem ocorrido no Brasil o número de mortos seria muito elevado e a destruição, imensa.

E ainda assim se observa nitidamente que aquele pedaço do Japão ainda levará muito tempo para recompor tudo o que foi estragado.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #436 Online: 13 de Março de 2012, 22:10:18 »

Bem já dei minha opinião, não vou ficar divergindo muito, mas outra coisa preocupa muito, o endividamento japonês que já chega a 200% do PIB, ou US$ 11 trilhões. Contagem regressiva para o gingante nipônico entrar em falência, devido à reconstrução do país, que inevitavelmente vai reduzir o nível de poupança interna, que financia essa farra. O Japão não pode apertar o cinto e ainda precisa gastar muito nos próximos 10 anos. A saída encontrada é a politicamente mais fácil, jogar para o futuro as contas emitindo mais e mais moeda, como todos os países ricos estão fazendo. Falam em reformas econômicas, mas nem sequer sinal delas ainda. O mundo está numa enrascada financeira sem precedentes e não temos para onde correr. A Dilma já avisou que o Brasil não vai pagar a conta, vem protecionismo bravo por aí. A China começou a estimular o mercado interno porque sabe que não via poder contar tanto com as exportações, os EUA não param de jogar dólares sem lastro no mercado, a Alemanha também...

Se o Japão ficar insolvente, a única coisa é que quem vai se f. mais serão os próprios japoneses,que são os credores do governo, mas e depois, como sairão do atoleiro sem financiamento interno e externo? Não tem solução fácil para eles.

http://economico.sapo.pt/noticias/japao-tarda-em-recuperar-do-tsunami-de-2011_139923.html

http://noticias.r7.com/economia/noticias/premie-alerta-para-endividamento-do-japao-20100611.html

Eles tem um valor gigantesco em títulos do Tesouro do EUA e vão usá-los se for necessário. E se houver protecionismo extensivo, países como o Brasil vão "dançar" porque a maior parte do crescimento por aqui ocorreu por endividamento do setor público e privado, e não por aumento de produtividade e, por conseguinte, de ganhos reais.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #437 Online: 13 de Março de 2012, 22:24:42 »

Já aconteceu, as chuvas em Friburgo e região serrana do Rio. Nem 0,00000001% da tragédia do Japão, e atuação vergonhosa das autoridades e até mesmo de comerciantes locais. Se duvidar, tem mais coisa para reconstruir lá do que no Japão inteiro.

Seria mais proveitoso para o Brasil se assumir como vira-latas e trabalhar seriamente para deixar de ser do que ficar com esse ufanismo ridículo de "não sei qual maior economia do mundo", reclamando da FIFA, "emprestando dinheiro" para o FMI, e outras bobagens.

Onde eu moro levaram 2,5 anos para consertar uma merda de ponte que desabou entre São Paulo e São Caetano do Sul por uma briga política entre a Martaxa, o Alckimin e o Finado Presunto que foi prefeito de São Caetano do Sul.

Já contei essa aqui, todo maldito dia nesses 2,5 anos eu andava de 4 a 7 Km só para sair de um lado da ponte que tinha uns 20 metros apenas e passar para o outro lado na mesma rua.

Aqui ficam arrotando "Nóis é uma das maió economia du mundo" mas estou só esparando o vexame da Copa para ver o que acontece.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #438 Online: 13 de Março de 2012, 22:31:06 »
Não sei o que é pior. Ufanismo extremista ou ficar torcendo pela queda de outras nações para servir de "prova" da nossa saúde financeira..

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #439 Online: 13 de Março de 2012, 22:33:12 »

Eles tem um valor gigantesco em títulos do Tesouro do EUA e vão usá-los se for necessário. E se houver protecionismo extensivo, países como o Brasil vão "dançar" porque a maior parte do crescimento por aqui ocorreu por endividamento do setor público e privado, e não por aumento de produtividade e, por conseguinte, de ganhos reais.

O Japão tem reservas de US$ 1 trilhão de dólares, não cobrem nem 10% da divida total. O que financia sua gigantesca dívida é a poupança interna, de 16 tri, que está caindo, e em poucos anos pode não ser suficiente se o governo continuar a gastar mais, sendo que o problema é que ele precisa justamente gastar mais, e muito mais.

E Geo, quantas de vezes é preciso dizer que o nível de dívida histórica do Brasil é um dos mais baixos de todos os tempos, na relação dívida x capacidade de pagamento, e não são muitos os países que tem uma melhor relação de dívida que o Brasil. O Brasil cresceu sim por ganhos de produtividade, basta apenas comparar por exemplo o setor agropecuarista de hoje com o de 10 anos antes. Ou o setor de serviços. É certo que pode ser muito melhor, mas a única relação que cresceu siginifcativamente de dívida x pagamento no Brasil, foi aquela feita pelo consumidor, pelas famílias, mesmo assim muito aquém de países como os EUA em que as famílias em média, devem 7 vezes aquilo que ganham, e até mesmo países similares ao Brasil.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #440 Online: 13 de Março de 2012, 22:39:13 »
Não sei o que é pior. Ufanismo extremista ou ficar torcendo pela queda de outras nações para servir de "prova" da nossa saúde financeira..

Aff, quem está torcendo pro Japão quebrar? Não uso o "tu quoque" às inversas que você propõe, e se um país como o Japão quebrar, a conta vai ser do mundo inteiro, como foi com os EUA em 2008 e a Europa agora, e a gente vai se f. direitinho também, como já estamos hoje. Só que o Brasil, goste você ou não, tem hoje essa boa saúde financeira, que permite que pelo menos, não entremos em recessão.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #441 Online: 14 de Março de 2012, 00:04:26 »
O Japão tem reservas de US$ 1 trilhão de dólares, não cobrem nem 10% da divida total. O que financia sua gigantesca dívida é a poupança interna, de 16 tri, que está caindo, e em poucos anos pode não ser suficiente se o governo continuar a gastar mais, sendo que o problema é que ele precisa justamente gastar mais, e muito mais.

Não. O governo não precisa gastar mais, pois o setor privado pode fazê-lo. Ele vai? Eu não sei. O maior problema do Japão está no envelhecimento de sua população.

E Geo, quantas de vezes é preciso dizer que o nível de dívida histórica do Brasil é um dos mais baixos de todos os tempos, na relação dívida x capacidade de pagamento,...

Voce terá de repetir muitas vezes ainda, porque eu afirmo que: a) a relação dívida/PIB foi manipulada com a modificação do cálculo do PIB; b) que ela cresceu de maneira gigantesca em termos nominais e percentuais nos últimos 20 anos e, c) o Brasil não possui poupança interna e está crescendo por um endividamento maciço do Estado que, em algum momento, terá de pagar a conta.

e não são muitos os países que tem uma melhor relação de dívida que o Brasil.

Isto não significa nada, pois a irresponsabilidade fiscal de outros países não pode (ou não deveria) ser uma licença para os governos f... com a população.

O Brasil cresceu sim por ganhos de produtividade, basta apenas comparar por exemplo o setor agropecuarista de hoje com o de 10 anos antes. Ou o setor de serviços.

O crescimento deles não teve nada de excepcional. Basta comparar a taxa de crescimento do PIB com o destes setores. E este crescimento foi escorado não em investimento próprio mas por endividamento massivo.

É certo que pode ser muito melhor, mas a única relação que cresceu siginifcativamente de dívida x pagamento no Brasil, foi aquela feita pelo consumidor, pelas famílias, mesmo assim muito aquém de países como os EUA em que as famílias em média, devem 7 vezes aquilo que ganham, e até mesmo países similares ao Brasil.

De onde voce tirou este número? Todos os sites que eu li afirmam que o endividamento médio de uma família estadunidense atingiu o ápice no final de 2007, em que correspondia a 130,00% de sua receita.
« Última modificação: 14 de Março de 2012, 10:49:08 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #442 Online: 14 de Março de 2012, 09:07:37 »
Se o Japão quebrar, o sistema financeiro mundial inteiro vai ruir, e não existirão países com boa saúde financeira mais.

Agora eu fiquei muito indignado em comparar a eficiência japonesa com a ineficiência brasileira para resolver calamidades públicas. Credo, é de conhecimento notório, evidente, ululante, extremíssimamente óbvio, que nosso governo sempre foi incapaz de responder a este tipo de acontecimento. Desde que eu nasci e passei a entender o que me diziam eu sei que São Paulo sofre com enchentes, em todo verão. São quase três décadas de incompetência.

É de conhecimento comum, também, que as chuvas que atingiram o RJ arrasaram grandes áreas que continuam abandonadas e arrasadas e vão continuar sabe-se lá por quanto tempo. Aqui no Paraná, ano passado, bem na época da tsunami, o litoral também foi assolado por grandes deslizamentos e chuvas. Até hoje está praticamente tudo destruído, com inúmeras áreas  sem acesso e sem água.

A desculpa universal dos políticos daqui sempre é: "estamos abrindo um processo licitatório" ou então, os técnicos estão fazendo um estudo sobre os danos. Caramba, calamidade pública é causa de dispensa de licitação, justamente para garantir uma resposta direta.

Ainda, toda vez que isso acontece, há distribuição de alimentos e doações, que sempre são em parte desviadas por gente imoral e degenerada, como ocorreu em SC.

E as chuvas que estão assolando Rio Branco no Acre? Eu vi até agora umas duas notas nos jornais apenas e a situação é gravíssima. A verdade é que ninguém se importa com o Acre, que é um Estado distante, com nenhum peso eleitoral praticamente. Logo, os políticos e o Estado não se mexem. Entendo perfeitamente que eles se revoltem e um dia queiram a independência, pois será um pleito muito justo.

Os japoneses tem alguns defeitos, principalmente a xenofobia e o orgulho radical. Mas quanto a gestão da coisa pública, a eficiência nas horas de crise e a disciplina são grandes virtudes daquele povo e são, justamente, grandes defeitos do nosso povo. Comparar, na minha opinião, ou é para sacanear, ou é um grave vício ideológico, verdadeiro radicalismo político.

Sobre o sistema financeiro, ninguém está fazendo certo, nem o Brasil, pelo simples fato que o próprio sistema é irracional e insustentável. A quebra vai acontecer mais cedo ou mais tarde e será muito traumático, embora necessário, pois ele precisa ser substituído por algo mais racional e paupável, algo que realmente possa ser controlado e organizado.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #443 Online: 14 de Março de 2012, 09:46:30 »

Não. O governo não precisa gastar mais, pois o setor privado pode fazê-lo. Ele vai? Eu não sei. O maior problema do Japão está no envelhecimento de sua população.

Como não? Quem vai remover as montanhas de entulho, por exemplo, que ainda se acumulam, que estimam vai custar alguns bilhões de dólares? O governo precisa gastar muito ainda para ajudar na reconstrução, assim como pessoas físicas e empresas. E sim o envelhecimento é muito preocupante.

Voce terá de repetir muitas vezes ainda, porque eu afirmo que: a) a relação dívida/PIB foi manipulada com a modificação do cálculo do PIB; b) que ela cresceu de maneira gigantesca em termos nominais e percentuais nos últimos 20 anos e, c) o Brasil não possui poupança interna e está crescendo por um endividamento maciço do Estado que, em algum momento, terá de pagar a conta.

a) Não houve manipulação, houve adequação aos novos tempos que incluíram novos serviços e profissões que não existiam na década retrasada, e que não eram contabilizados no PIB.

b)A dívida cresceu muito em termos nominais, mas acompanhou a evolução do PIB, como em qualquer lugar do mundo, como qualquer empresa que cresce. Se há mais atividade comparativa, há mais dívida e há mais renda também, isso é básico.

c) A poupança interna brasileira é pequena, cerca de 18% do PIB, mas isso não afeta as cotas públicas que não dependa só dela para financiar sua atividade e também do setor privado, já que o Brasil não aumenta sua relação dívida x PIB, que ao contrário, está em queda.

Isto não significa nada, pois a irresponsabilidade fiscal de outros países não pode (ou não deveria) ser uma licença para os governos f... com a população.

Não discordo

O crescimento deles não teve nada de excepcional. Basta comparar a taxa de crescimento do PIB com o destes setores. E este crescimento foi escorado não em investimento próprio mas por endividamento massivo.

O crescimento do setor agropecuário foi excepcional sim, assim como o setor de serviços e a atividade industrial, que foram baseado no crescimento da China e no crescimento do mercado interno, sem que as empresas, bancos e governo tivessem afetados sua capacidade de pagamento, que repito, ao contrário, estão cada dia melhor.

De onde voce tirou este número? Todos os sites que eu li afirmam que o endividamento
médio de uma família estadunidense atingiu o ápice no final de 2007, em que correspondia a 130,00% de sua receita.

130% de sua renda anual, se você dividir pela renda mensal verá que devem 7 vezes aquilo que ganham ao mês.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #444 Online: 14 de Março de 2012, 10:27:10 »
De onde voce tirou este número? Todos os sites que eu li afirmam que o endividamento
médio de uma família estadunidense atingiu o ápice no final de 2007, em que correspondia a 130,00% de sua receita.

130% de sua renda anual, se você dividir pela renda mensal verá que devem 7 vezes aquilo que ganham ao mês.

Sinceramente, não entendi essa conta...  Dando um exemplo: o cara ganha  120.000 dólares/ano. Se deve 130%, sua dívida é de  156.000 dólares.

Dividindo por 12, ele ganha 10.000 dólares/mês. Sendo assim, a relação seria de 156.000/10.000, 15 vezes sua renda mensal.

Mas isso não quer dizer absolutamente nada, uma vez que o cara não paga este valor todo de uma vez. Se o camarada tem uma dívida de 130% da sua renda anualmente, e você divide a renda por 12, a dívida obrigatoriamente tem que ser dividida por 12 também, mantendo a proporção...

Ou eu estou passando algum fator básico da matemática  :o? (mais uma vez, não é ironia, estou sinceramente perguntando :vergonha:)
"Deus prefere os ateus"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #445 Online: 14 de Março de 2012, 10:30:59 »
Nos EUA é comum o povo ir pagando só os juros da dívida até terem condição de começar a quitá-la.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #446 Online: 15 de Abril de 2012, 20:34:49 »
O Japão no divã

Atrasos na reconstrução do país um ano depois dos desastres naturais fazem os japoneses duvidar de sua capacidade de reencontrar a vitalidade de antigamente

Três dias após o terremoto de 9 graus na escala Richter que destruiu a costa nordeste do Japão, no dia 11 de março de 2011, uma longa fila de sobreviventes estava numa loja à espera de uma chance para comprar comida e água. De uma hora para outra, o gerador pareceu engasgar e as luzes se apagaram.

Sabendo que a caixa registradora não funcionaria, todos os clientes recolocaram seus produtos nas prateleiras e esperaram o gerador voltar a dar sinal de vida. Era mais uma aula de disciplina, harmonia social e civilidade dos japoneses.

A tarefa de reconstrução era de proporções quase bíblicas — ao todo, mais de 16 000 pessoas morreram, 129 000 casas foram destruídas e os vazamentos na usina de Fukushima, além de espalhar radiação e pavor, colocaram em xeque o modelo de geração baseado na energia nuclear.

Mesmo diante de todos esses desafios, o mundo — e a maior parte dos japoneses — não duvidava da capacidade do país de se reerguer rapidamente. Tinha sido esse o caso repetidas vezes no passado.

O mais célebre exemplo de superação aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial, quando 5 milhões de japoneses morreram e 30 milhões — metade da população na época — perderam suas casas. A coesão e a disciplina de políticos, empresários e povo serviram de base da reconstrução vista nas décadas seguintes.

Mais recentemente, após o terremoto de Kobe, em 1995, o mundo viu, admirado, mais um caso do poder de transformação dos japoneses. Embora menos mortífero que o tremor de 2011, o de Kobe destruiu o porto mais movimentado do país e a rede de estradas e ferrovias economicamente mais importante. Em três meses, o trem-bala que ligava Kobe ao resto do país foi reaberto.

Nos últimos 12 meses, porém, o processo de recuperação tem deixado os japoneses desapontados. Cidadãos de outros países provavelmente estariam satisfeitos com o que já foi feito até agora, como a construção das mais de 50 000 casas temporárias. Para os padrões japoneses, no entanto, a impressão é de lentidão.

Na maior parte das áreas atingidas, a situação é desoladora. Mais de 160 000 pessoas ainda estão desalojadas. “Nos últimos meses, tem ficado claro que falta coesão dos políticos sobre o plano de reconstrução”, diz Bill Emmott, ex-diretor da revista The Economist e autor de oito livros sobre o Japão.

“A sociedade japonesa está dividida em grupos que competem ferozmente entre si.” Logo após o terremoto e o tsunami, os membros do Partido Democrata Liberal, o principal da oposição, negaram-se a marcar reuniões com Naoto Kan, na época o primeiro-ministro, do Partido Democrata do Japão.

Em agosto, brigas internas entre os próprios democratas forçaram a saída de Kan — substituído por Yoshihiko Noda. Num ambiente assim, não chega a surpreender o fato de a confiança dos japoneses nas instituições ter caído de 51% para 34% em um ano.

Yasuchika Hasegawa, presidente da Takeda, uma das maiores empresas farmacêuticas do Japão, resumiu as expectativas de parte do empresariado num artigo escrito no primeiro semestre do ano passado para um estudo da consultoria McKinsey. Hasegawa argumentava que o bom histórico do país nos processos de reconstrução após catástrofes naturais contrastava com a falta de ação para resolver questões de longo prazo.

A esperança de Hasegawa era que a força transformadora contagiasse positivamente o país. Pelo que se viu nos últimos 12 meses, o mito da coesão pós-desastre desapareceu, e os problemas estruturais continuaram intactos. Problemas, é bom esclarecer, da terceira maior economia mundial, um país com uma renda per capita de quase 43 000 dólares, referência em segmentos de alta tecnologia e no setor automobilístico.

Mesmo com a economia semiparalisada há décadas, os japoneses têm um padrão de vida superior ao de 92% da população mundial. O Japão é um caso exemplar de nação que soube enriquecer antes de envelhecer — um modelo a ser seguido. (O Brasil, por exemplo, encontra-se em pleno processo de envelhecimento e corre o risco de não aproveitar o momento para ficar rico.)

Demonstrações simbólicas do poder econômico japonês continuam a acontecer, como a inauguração, em março, da Tokyo Sky Tree, a mais alta torre de TV do mundo. Mas elas parecem insuficientes para levantar o astral nipônico.

A lista de prioridades

Até o final da década de 80, o Japão era o que a China é hoje. As previsões diziam que o século 21 seria o do Japão. As discordâncias eram sobre o ano em que a economia japonesa ultrapassaria a americana, uma discussão que perdeu o sentido após o estouro da bolha imobiliária e financeira japonesa na década seguinte.

Nos últimos 16 anos, o PIB do país cresceu, em média, 0,77% ao ano. As empresas locais de eletrônicos e automóveis passaram a enfrentar uma competição feroz de coreanos e chineses. Mesmo antes do desastre em Fukushima, o preço da energia já era 40% mais alto do que nos Estados Unidos. “Produzir no Japão está difícil. O país tem uma moeda forte e salários altos”, diz Naoki Kamiyama, diretor de pesquisa do Deutsche Bank.

À medida que enriquecem, países veem o setor industrial encolher — isso aconteceu nos Estados Unidos, na Alemanha e no Japão, para ficar em três exemplos. No caso japonês, no entanto, esse processo parece ser mais doloroso. A participação da indústria no PIB hoje é de 27%, mas membros do governo continuam presos ao passado do Japão industrial, obcecados pela ideia de monozukuri, o conceito quase mítico de “fazer as coisas”.

O setor de serviços, por sua vez, não chega a entusiasmar. Apesar de contar com uma população altamente educada, o país não conseguiu até hoje criar uma cultura empreendedora que chegue aos pés da americana. Em resumo, o modelo econômico que permitiu a ascensão do Japão no pós-guerra parece exaurido e nenhum novo modelo emergiu para tomar o seu lugar.

O desânimo fica claro nos jovens. Na década passada, um problema social conhecido como hikikomori — adolescentes que ficam meses trancados em seus quartos — virou fenômeno de grandes proporções. Estima-se que existam hoje entre 100 000 e 320 000 jovens nessa condição.

Em qualquer país, isso já seria grave. No caso japonês, é alarmante. A população começou a declinar em 2008 e calcula-se que, em três décadas, o número de centenários igualará o de nascimentos. “É curioso que o país não tenha uma política clara de imigração”, diz o americano Michael Smitka, autor de Demografia Histórica e Mercado de Trabalho.

São problemas conhecidos há anos. O que está mudando é a percepção que se tem deles. Até recentemente, o fato de o Japão ser a nação mais endividada do mundo não era considerado um grande problema — a demanda pelos títulos era grande, e os juros, baixos.

Nos últimos meses, porém, o custo para os investidores se protegerem contra um eventual calote do Japão subiu muito. “A crise na Grécia e o déficit na balança comercial do Japão, o primeiro em décadas, fizeram os investidores prestarem mais atenção”, diz Jim O’Neill, presidente da gestora do banco Goldman Sachs. O atraso na reconstrução das cidades devastadas em 2011 é, como se pode ver, apenas parte dos problemas de um país­ ainda exemplar.

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1013/noticias/o-japao-no-diva?page=1&slug_name=o-japao-no-diva

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #447 Online: 15 de Abril de 2012, 21:07:43 »
Como não? Quem vai remover as montanhas de entulho, por exemplo, que ainda se acumulam, que estimam vai custar alguns bilhões de dólares?

As empresas podem fazê-lo se existir concordância para isto.

O governo precisa gastar muito ainda para ajudar na reconstrução, assim como pessoas físicas e empresas.

O governo quase só faz isto: Gastar!!! E nada produz.

E sim o envelhecimento é muito preocupante.

Infelizmente a situação do Brasil é muito pior, porque hoje mesmo não tendo uma porção expressiva de velhos o Brasil já apresenta déficits gigantescos na previdência por causa do setor público. E a situação vai piorar.

a) Não houve manipulação, houve adequação aos novos tempos que incluíram novos serviços e profissões que não existiam na década retrasada, e que não eram contabilizados no PIB.

Se era para fazer uma readequação, porque não normatizaram os valores desde 1991?

b)A dívida cresceu muito em termos nominais, mas acompanhou a evolução do PIB, como em qualquer lugar do mundo, como qualquer empresa que cresce. Se há mais atividade comparativa, há mais dívida e há mais renda também, isso é básico.

A dívida cresceu em termos reais, na relação com o PIB e explodiu em termos nominais. E a dívida pública não é (e nem nunca foi) algo salutar. É um "jogo" arriscado.

c) A poupança interna brasileira é pequena, cerca de 18% do PIB, mas isso não afeta as cotas públicas que não dependa só dela para financiar sua atividade e também do setor privado, já que o Brasil não aumenta sua relação dívida x PIB, que ao contrário, está em queda.

As contas públicas somente "fecham" em função dos impostos escorchantes e da obscena emissão de títulos públicos remunerados pela segunda (talvez primeira) maior taxa de juros do mundo. E todos os países que cresceram com base em poupançca interna desfrutaram maiores períodos de prosperidade. A única exceção é o EUA porque eles detem a "maquininha de fazer dólares".

Não discordo

Ainda bem.

O crescimento do setor agropecuário foi excepcional sim, assim como o setor de serviços e a atividade industrial, que foram baseado no crescimento da China e no crescimento do mercado interno, sem que as empresas, bancos e governo tivessem afetados sua capacidade de pagamento, que repito, ao contrário, estão cada dia melhor.

A capacidade de pagamento do Estado só está melhor porque as dívidas foram alongadas. As empresas que trazem divisas continuam na extrema dependência dos acontecimentos na China. Uma queda mais acentuada na demanda chinesa e será um caos para todos.

Voce está equivocado.

O período de análise tem de ser no mínimo anual, porque em países como o EUA são comuns os financiamentos com prazo de 30 anos. Então a dívida não é de 7 vezes, de maneira alguma.
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #448 Online: 16 de Abril de 2012, 16:32:29 »
Se a população brasileira tivesse toda essa ética e moral dos japoneses nós seríamos uma hiper-mega-potência, muito maior do que os EUA sonhariam um dia em ser...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #449 Online: 16 de Abril de 2012, 17:23:15 »
Se a população brasileira tivesse toda essa ética e moral dos japoneses nós seríamos uma hiper-mega-potência, muito maior do que os EUA sonhariam um dia em ser...

Porque?
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!