Autor Tópico: Experiências inexplicáveis que já tenham acontecido com você  (Lida 11220 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Experiências inexplicáveis que já tenham acontecido com você
« Resposta #75 Online: 16 de Março de 2011, 23:53:26 »
Bem, para isso teria que desenhar a planta do apartamento. Mas a porta do meu quarto dá para a porta do outro quarto e da cozinha. Entre as portas, formando um ângulo reto, está a porta do banheiro. No banheiro, de frente à porta, há uma janela. Aqui venta muito e imagino que as visões fossem resultado de infrassons e uma caixa de ressonância feita pelo ambiente. As visões pararam quando meu filho nasceu e ele dorme no outro quarto com a janela aberta, alterando a acústica do local. Acho que pode ser uma explicação plausível. Quem tiver outras sugestões é só dizer.

Quando eu era criança, a minha diversão era assistir a TV Furinho. A casa era de madeira e tinha diversos furos e por um deles entrava um pequeno feixe de luz da rua, que refletia na parede uma imagem (mais parecendo uma sombra) de quem estivesse ali naquele momento, assim eu via a imagem de pessoas andando, bicicletas, carros (esses eram raríssimos na minha rua, ela era péssima), claro que não era a imagem do Avatar... mas eu via as sombras com relativa qualidade.
Por outro lado seu apartamento pode ter sido construído em cima de um cemitério indígena.

Legal. :) Deve ter se divertido bastante...

A TV Furinho funciona como as primeiras máquinas fotográficas, sem lente, apenas um furo. A imagem também é projetada invertida mas pode ter uma nitidez razoável.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 17 de Março de 2011, 10:37:53 »

Legal. :) Deve ter se divertido bastante...

Cara... pobre precisa ter nariz de indiano, estômago de avestruz e ser criativo!

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 17 de Março de 2011, 18:55:09 »
Isso me lembra o que um colega fez na época do CEFET. Tinha um furinho na janela que projetava um raio de luz na parede. Então, todos os dias, no mesmo horário, ele pintava a posição do furinho na parede e anotava a data. Fez isso todos os dias do ano. No final teve um calendário solar e uma paciência de budista. :biglol:

Offline O abençoador

• Nível 04
  • *
Re:Experiências inexplicáveis que já tenham acontecido com você
« Resposta #78 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 01:13:44 »
Queria aproveitar o tópico e postar duas coisas que aconteceram comigo. São duas possíveis alucinações e, não que sejam inexplicáveis, mas me intrigam bastante até hoje. [Sei que vou "ressuscitar" o tópico, mas lá vai].

A primeira eu tinha uns 11 ou 12 anos. Depois de um culto os membros continuaram dentro do templo para uma espécie de vigília, em que eles cantavam e oravam. Eu estava participando e, num instante que pediram pra ajoelhar, eu olhei para o portão da igreja e vi os caras que ficavam no portão segurando um bêbado que estava tentando entrar na igreja. Até ai tudo bem, acontece que depois da vigília eu fui perguntar do suposto bêbado e, pra minha surpresa, não existia bêbado algum. Perguntei aos meus pais e eles também não ficaram sabendo de nada.
O interessante é que essa ideia de um bêbado entrando na igreja não me era incomum, anos antes disso acontecer eu era de uma igreja em que o dono do imóvel era alcoólatra  e , uma vez ou outra, ele entrava na igreja de surpresa.

Tirando uma alucinação, só vejo duas possíveis explicações:
1- Não era um bêbado, mas um membro da igreja entrando abraçado ou conversando com os caras e, por ser uma criança e já ter acontecido uma situação parecida, me confundi.
2- Era um bêbado e os caras do portão não quiseram "dar papo" para uma criança. Também não comentaram o que aconteceu com outras pessoas (meus pais não sabiam).

A outra eu acho que já comentei aqui. Eu tinha 17 anos.

Um ano antes de me tornar ateu eu era um crente bem dedicado. Certa vez pedi uma coisa pra suposta divindade e, pra  confirmar se eu tinha ganho ou não, resolvi abrir a bíblia pra uma "resposta" (não dava pra saber, imediatamente, se eu tinha ganho ou não). Depois de abrir umas três vezes e não ter uma resposta (eu disse que era dedicado rs) li um texto desse tipo:

"....  porque as bençãos que Deus dá homem nenhum tira". Acontece que, depois de me tornar ateu, fui procurar o texto e não existia, simplesmente não existe nenhum texto semelhante a esse na bíblia. Durante muito tempo estive convicto que li esse texto.

Pra essa eu tenho duas possíveis explicações, também tirando uma alucinação:

1-Falsa memória

Se você procurar essa frase na internet ("....  porque as bençãos que Deus dá homem nenhum tira") vai achar diversas coisas parecidas, então pode ser que eu tenha lido e associado ao texto que eu li de verdade.
Posso também ter lido um texto e ter dado esse significado a  ele, considerando o contexto.

2- Notas de rodapé

Algumas bíblias possuem notas de rodapé explicando o texto, contexto histórico etc. Pode ser que eu tenha lido o texto e depois a nota de rodapé, acontece.

Bom, na verdade não importa, o que eu pedi não aconteceu mesmo  :biglol:

Essas coisas parecem bobeira, mas eu sou meio obcecado com tudo, então isso meio que me intriga ainda.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 01:16:43 por O abençoador »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #79 Online: 04 de Março de 2019, 01:55:26 »
Hoje eu indo para um endereço de ônibus estava pensando em algo envolvendo bandidos e imediatamente virei para a janela e vi um grafite com um homem caracterizado de bandido desenhado num muro. Outro dia estava com uma palavra cruzada e havia uma palavra que eu ia escrever e no exato momento passou na televisão alguém falando a palavra, se não me engano era "destino". Pegar o telefone e no exato momento que você o toca ele toca. Cismar que tem alguém te olhando e virar e a pessoa está olhando. Essas coincidências intensas acontecem com alguma frequência, e olha, as vezes são impressionantes.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #80 Online: 04 de Março de 2019, 10:34:30 »
Hoje eu indo para um endereço de ônibus estava pensando em algo envolvendo bandidos e imediatamente virei para a janela e vi um grafite com um homem caracterizado de bandido desenhado num muro. Outro dia estava com uma palavra cruzada e havia uma palavra que eu ia escrever e no exato momento passou na televisão alguém falando a palavra, se não me engano era "destino". Pegar o telefone e no exato momento que você o toca ele toca. Cismar que tem alguém te olhando e virar e a pessoa está olhando. Essas coincidências intensas acontecem com alguma frequência, e olha, as vezes são impressionantes.

Isso de palavra cruzada acontece comigo direto tambem. Eu costumo fazer enquanto ouço algum video ou podcast e daí acontecem estas coincidências.
Ceticismo é para poucos!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #81 Online: 04 de Março de 2019, 13:08:33 »

Isso de palavra cruzada acontece comigo direto tambem. Eu costumo fazer enquanto ouço algum video ou podcast e daí acontecem estas coincidências.
Coisas assim tem que ter uma explicação, não podem ser só coincidenciais. Muita ciência à espera de ser descoberta bem debaixo de nossos narizes.
« Última modificação: 04 de Março de 2019, 13:11:00 por Sergiomgbr »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #82 Online: 04 de Março de 2019, 21:04:42 »
Pra quem não sabe como era você tinha que segurar o relógio com força, sacudi-lo enquanto grita "funciona!!!" algumas vezes.

Relógios da época costumavam parar apenas por um pouco de oxidação interna, não devia ser nada além disso.

Fiz meu velho computador voltar a funcionar com uma porrada bem dada em um dia que precisava dele com urgência e estava P* da vida com uma internet que não conectava de modo algum...

É coisa que acontece apenas ao acaso.

Uri Geller é esperto e tira proveito da estatística. O que você tem que olhar é o quadro geral, não uma experiência em particular.

Pense nas milhares de pessoas assistindo o programa e sacudindo seus relógios parados. Entre elas com certeza vão existir algumas em que os relógios tem apenas uma oxidação ou algum outro desajuste mais simples em que uma mera sacudidela é suficiente para fazer voltar a funcionar, pelo menos por um curto período. Nos outros simplesmente nada acontece, mas são os que funcionam que fazem a fama dele.

É como juntar esse mesmo bando de gente, dar a cada um uma moeda e dizer que você é capaz de acertar, digamos, 10 vezes consecutivas o resultado de cara ou coroa. Estatisticamente no final sobrarão uns poucos que jurarão de pés juntos que você tem poderes legítimos de vidência e é capaz de acertar com 100% de precisão um resultado futuro.

Tem um capítulo no livro "Desvendando o Arco Íris", por Richard Dawkins, que demonstra que é apenas causalidade e, que podemos brincar com as possibilidades para fazer com que algo plausível de acontecer, pareça uma incrível coincidência.

Não entrarei no mérito da discussão, mas pegando exemplos próximos, há números que tenho maior apreço e já aconteceram de várias vezes, situações não dependentes de mim, se relacionarem com tais números, os explicitavam, ou ao menos, estavam muito próximos a eles, só com a ordem um pouco diferente.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #83 Online: 05 de Março de 2019, 01:23:41 »
Pra quem não sabe como era você tinha que segurar o relógio com força, sacudi-lo enquanto grita "funciona!!!" algumas vezes.

Relógios da época costumavam parar apenas por um pouco de oxidação interna, não devia ser nada além disso.

Fiz meu velho computador voltar a funcionar com uma porrada bem dada em um dia que precisava dele com urgência e estava P* da vida com uma internet que não conectava de modo algum...

É coisa que acontece apenas ao acaso.

Uri Geller é esperto e tira proveito da estatística. O que você tem que olhar é o quadro geral, não uma experiência em particular.

Pense nas milhares de pessoas assistindo o programa e sacudindo seus relógios parados. Entre elas com certeza vão existir algumas em que os relógios tem apenas uma oxidação ou algum outro desajuste mais simples em que uma mera sacudidela é suficiente para fazer voltar a funcionar, pelo menos por um curto período. Nos outros simplesmente nada acontece, mas são os que funcionam que fazem a fama dele.

É como juntar esse mesmo bando de gente, dar a cada um uma moeda e dizer que você é capaz de acertar, digamos, 10 vezes consecutivas o resultado de cara ou coroa. Estatisticamente no final sobrarão uns poucos que jurarão de pés juntos que você tem poderes legítimos de vidência e é capaz de acertar com 100% de precisão um resultado futuro.

Tem um capítulo no livro "Desvendando o Arco Íris", por Richard Dawkins, que demonstra que é apenas causalidade e, que podemos brincar com as possibilidades para fazer com que algo plausível de acontecer, pareça uma incrível coincidência.

Ser casualidade num universo de causas e feitos, determinístico, é uma impossibilidade, já causalidade é exatamente o termo. Mas se é causalidade é causal, causado por algo, então não é apenas causalidade. Algo que precisa ser esclarecido causa a coisa.
« Última modificação: 05 de Março de 2019, 01:25:58 por Sergiomgbr »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #84 Online: 05 de Março de 2019, 10:21:53 »
Ser casualidade num universo de causas e feitos, determinístico, é uma impossibilidade, já causalidade é exatamente o termo. Mas se é causalidade é causal, causado por algo, então não é apenas causalidade. Algo que precisa ser esclarecido causa a coisa.

Bem, então deixando um pouco mais claro.

Há fatos que não se correlacionam, mas que por simples acontecimentos, independentes de quem a eles será atribuído, ocorrem de maneira a gerar consequências que aparentemente tem alguma relação, tem alguma causalidade, mas que na realidade, são meros acasos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #85 Online: 05 de Março de 2019, 11:12:14 »

Há fatos que não se correlacionam, mas que por simples acontecimentos, independentes de quem a eles será atribuído, ocorrem de maneira a gerar consequências que aparentemente tem alguma relação, tem alguma causalidade, mas que na realidade, são meros acasos.
Haver fatos que não se correlacionam em questões envolvendo um universo determinístico é uma afirmação descabida, é possível uma correlação e ela só é desconsiderada por que não fomenta no senso comum alguma noção que acrescente ao corpus científico que se queira conduzir ou adequar fatos. Trocando em miúdos, há edifícios científicos que culturalmente não se quer erguer, ou não se pode, por alguma razão.
« Última modificação: 05 de Março de 2019, 11:16:00 por Sergiomgbr »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #86 Online: 05 de Março de 2019, 11:17:37 »

Haver fatos que não se correlacionam em questões envolvendo um universo determinístico é uma afirmação descabida, mas nem é essa questão, a ideia é que há uma correlação e ela só é desconsiderada por que não fomenta no senso comum alguma noção que acrescente ao corpus científico que se queira conduzir ou adequar fatos.

Não estou considerando um universo determinístico.

Quando usei o termo causalidade, simplesmente falei que por mero acaso alguns fatos podem acontecer e podemos considerar como coincidências. Não é porque algo acontece de determinada forma que ele foi predestinado a ser assim. Por isso, em meu post anterior, deixei mais claro.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #87 Online: 05 de Março de 2019, 11:37:20 »
Pois é, todo empirismo existente conduz a suspeição de que o universo seja determinístico, tirada essa assunção não há fio condutor algum para nenhum raciocínio válido, nenhum deles pode ser investigado, todos se tornam petições de princípio.

Fatos que não se correlacionam são possíveis, mas apenas contextualmente, como numa operação matemática, dado o axioma.
« Última modificação: 05 de Março de 2019, 11:40:25 por Sergiomgbr »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #88 Online: 05 de Março de 2019, 11:44:01 »
Pois é, todo empirismo existente conduz a suspeição de que o universo seja determinístico, tirada essa assunção não há fio condutor algum para nenhum raciocínio válido, nenhum deles pode ser investigado, todos se tornam petições de princípio.

Fatos que não se correlacionam são possíveis, mas apenas contextualmente, como numa operação matemática, dado o axioma.
:ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!