Queria aproveitar o tópico e postar duas coisas que aconteceram comigo. São duas possíveis alucinações e, não que sejam inexplicáveis, mas me intrigam bastante até hoje. [Sei que vou "ressuscitar" o tópico, mas lá vai].
A primeira eu tinha uns 11 ou 12 anos. Depois de um culto os membros continuaram dentro do templo para uma espécie de vigília, em que eles cantavam e oravam. Eu estava participando e, num instante que pediram pra ajoelhar, eu olhei para o portão da igreja e vi os caras que ficavam no portão segurando um bêbado que estava tentando entrar na igreja. Até ai tudo bem, acontece que depois da vigília eu fui perguntar do suposto bêbado e, pra minha surpresa, não existia bêbado algum. Perguntei aos meus pais e eles também não ficaram sabendo de nada.
O interessante é que essa ideia de um bêbado entrando na igreja não me era incomum, anos antes disso acontecer eu era de uma igreja em que o dono do imóvel era alcoólatra e , uma vez ou outra, ele entrava na igreja de surpresa.
Tirando uma alucinação, só vejo duas possíveis explicações:
1- Não era um bêbado, mas um membro da igreja entrando abraçado ou conversando com os caras e, por ser uma criança e já ter acontecido uma situação parecida, me confundi.
2- Era um bêbado e os caras do portão não quiseram "dar papo" para uma criança. Também não comentaram o que aconteceu com outras pessoas (meus pais não sabiam).
A outra eu acho que já comentei aqui. Eu tinha 17 anos.
Um ano antes de me tornar ateu eu era um crente bem dedicado. Certa vez pedi uma coisa pra suposta divindade e, pra confirmar se eu tinha ganho ou não, resolvi abrir a bíblia pra uma "resposta" (não dava pra saber, imediatamente, se eu tinha ganho ou não). Depois de abrir umas três vezes e não ter uma resposta (eu disse que era dedicado rs) li um texto desse tipo:
".... porque as bençãos que Deus dá homem nenhum tira". Acontece que, depois de me tornar ateu, fui procurar o texto e não existia, simplesmente não existe nenhum texto semelhante a esse na bíblia. Durante muito tempo estive convicto que li esse texto.
Pra essa eu tenho duas possíveis explicações, também tirando uma alucinação:
1-Falsa memória
Se você procurar essa frase na internet (".... porque as bençãos que Deus dá homem nenhum tira") vai achar diversas coisas parecidas, então pode ser que eu tenha lido e associado ao texto que eu li de verdade.
Posso também ter lido um texto e ter dado esse significado a ele, considerando o contexto.
2- Notas de rodapé
Algumas bíblias possuem notas de rodapé explicando o texto, contexto histórico etc. Pode ser que eu tenha lido o texto e depois a nota de rodapé, acontece.
Bom, na verdade não importa, o que eu pedi não aconteceu mesmo
Essas coisas parecem bobeira, mas eu sou meio obcecado com tudo, então isso meio que me intriga ainda.