1) A minha mensagem está relacionada com o tópico. As críticas àquela igreja em específico foram logo ampliadas para os cristãos como um todo. O que eu tentei dizer é que essa generalização está errada, principalmente por ser a palavra "cristão" referente a quem segue Jesus Cristo e a Bíblia, e infelizmente nem todos que dizem o fazer o fazem. O que vocês parecem chamar de falácia do "falso escocês" talvez esteja descrito na Bíblia como "o joio e o trigo".
Não, a falacia é um erro de pensamento lógico. De acordo com essa falacia do escoces, ninguem será cristão de verdade quando isso for conveniente, inclusive voce!
Afinal, está na biblia que o cristão que tomar veneno mortal ou for picado por cobras não sofrerá mal! Voce é capaz de passar por essa prova?
E não venha com "questão de interpretação", pois a propria biblia afirma que ela não pode ser interpretada.
2) Se tentei converter alguém, gostaria que me especificassem em que passagem. Ou na verdade não é permitido nesse fórum "cético" citar a Bíblia, como estou desconfiando? Isso seria muito preocupante.
A questão é que a biblia NÃO é um documento histórico reconhecido, é um livro mitológico, e como tal pode ser citado e o é! Mas citações biblicas tem tanto valor de evidencia ou argumento que citações de "O Senhor dos Anéis". Há pessoas aqui que conhecem a biblia melhor que a maioria dos crentes. A maioria aqui leu a biblia, várias vezes, e para muitos foi esse um dos fatores para se abandonar essa suspertição.
3) Há muitas passagens bíblicas em que a mulher é ricamente valorizada, e o conceito de inferioridade da mulher, biblicamente, vêm da concepção do Homem, e não de Deus.
Não, não há! O que há são interpretações forçadas. Mas textos diminuindo a mulher tem muitos.
Estude:
Genesis [2:20-22], [7:2], [19:8] (Ló dá suas filhas para serem violadas), [29:24], [29:29](escravidão de mulheres)
Exodus [21:7] (aqui deus explica como vender sua filha)
Tem muito mais, só citei alguns de dois livros.
Mas não vou mais citar a Bíblia aqui, pois só serão aceitas as citações em que é visto o contrário, mas não ensinado.
Sim, temos citações em que é visto o contrário dos "ensinamentos" imorais como os da biblia.
Tentei dizer que, em comparação com outras culturas, a judaica era mais avançada em termos de justiça que as contemporâneas.
Não necessáriamente. nAa verdade sabe-se que os textos biblicos e as leis mosaicas foram plagiadas de culturas anteriores.
Não deixem o preconceito tirar sua investigação da realidade.
Não deixamos, somos racionais em nossas análises. Se voce abandonasse o preconceito contra tudo que não for relativo a biblia voce tambem teria condições de avaliar melhor a realidade, e não teia medo de questionar.
Aqui está minha defesa. E minha explicação.
E acima mostramos o porque voce está equivocado.
Leiam a Bíblia, é muito importante, acreditem ou não.
Lemos sim, e justamente ler a biblia sem medos ou com parcialidade foi um dos impulsos para muitos aqui para abandonar suspetições do final da ea do bonze.
Se voce quizer saber algo mais sobre a biblia, aqui temgente que conhece profundamente os textos biblicos e o contexto histórico, aproveite.