Autor Tópico: Deus pode estar dentro do cérebro?  (Lida 6448 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Deus pode estar dentro do cérebro?
« Online: 19 de Março de 2011, 11:04:18 »
    Para a ciência, os acontecimentos espirituais não passam de reações físicas e químicas que se jogam no cérebro. As ressonâncias magnéticas mostram que, durante a meditação e a oração, a atividade cerebral se altera.

Lobo Parietal - Sintonia com o Universo. A ciência diz que é quando o lobo parietal se acalma que se gera, na pessoa em meditação ou em oração, a sensação de estar fundida e em sintonia com o Universo.
Ponto de União - Orações. Segundo os cientistas, é no ponto de encontro entre o lobo parietal, temporal e frontal que existe a zona responsável pela reação à linguagem.
Lobo Temporal Inferior - Imagens Religiosas. Será graças a esta zona do cérebro que as imagens religiosas, como velas ou cruzes, facilitam a prece e a meditação.
Lobo Temporal - Emoções Místicas. Será responsável por gerir os aspetos emocionais das experiências religiosas, como a alegria, a esperança e o medo.
Lobo Frontal - Concentração. Estará diretamente relacionado com a atenção e a concentração. As ressonâncias magnéticas mostraram que esta zona é especialmente ativada durante a meditação.

De artigo no jornal I, de 18 de Março de 2011
[/list]
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re: Deus pode estar dentro do cérebro?
« Resposta #1 Online: 19 de Março de 2011, 13:44:12 »
E onde mais ele estaria, nos céus?

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Março de 2011, 17:13:08 »
Recentemente estava lendo o interessante "Deus, um delírio" de Richard Dawkins  :ok: , o qual tratava, em um capítulo um pouco mais complicado, sobre a religiosidade - estas crenças - do ponto de vista darwiniano. Por que nossos ancestrais que as tinham - crenças religiosas - possuíam vantagens sobre os que não?

Segundo a idéia do eminente estudioso, podem ser estas crenças como que subproduto de alguma característica útil  :idea: - infelizmente meu livro está emprestado, portanto não poderei citar o grande autor agora - , mas como os estudos ainda são incipientes, são se sabe ao certo.  :|

Para deixar um pouco mais clara a explanação, Dawkins disse que certas espécies de artrópodes voadores evoluíram, fazendo o uso da iluminação noturna como orientação para sua navegação; isto era excelente, todovia, com o advento da luz artificial, acontecem fatos indesejados, como, por exemplo, uma mariposa que voa para o interior de uma chama  :P ... Ou seja, esse "suicídio" é um subproduto de uma característica muito útil de tais insetos.

Com relação ao título do tópico, a nós, ateus, nos parece muito óbvio que o seja, ou senão, apenas algo social, das culturas; mas tenho para mim que sejamos biologicamente propensos a ter este tipo de crença, apesar de minha formação ser em História.
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Março de 2011, 14:34:44 »
E onde mais ele estaria, nos céus?

Ou isso, ou em todo o lado.
Não sendo assim, então Deus é um produto da evolução humana... e não faz sentido negá-lo... talvez continuar a procurar o ponto de Deus no cérebro. :idea:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Março de 2011, 14:57:25 »
Sodré,

Eu sou ateu, simplesmente não acredito Nele; diferente de negar, que exigiria a prova, significa simplesmente descrer. Dizer que está em todo lado, é pra quem acredita. Assim, não cabe debate nenhum aqui.
Mas fiquei curioso pra te perguntar,
– Como assim, produto da evolução humana? Como, de certa forma, é a matemática?

Quando eu disse que ele não estaria noutro lugar que não no nosso cérebro, foi uma ironia, no sentido dele habitar tão somente o nosso imaginário.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Março de 2011, 16:21:43 »

Precisamente.

O homem desenvolveu a ideia de Deus porque isso lhe dava algum tipo de vantagem na luta pela vida...

Em alternativa, o homem percebeu que essa entidade existia e de alguma forma estava relacionada com o Universo, depois foi desenvolvendo e inventando explicações sobre essa entidade misteriosa... criando as religiões.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Março de 2011, 18:10:53 »
Precisamente.
O homem desenvolveu a ideia de Deus porque isso lhe dava algum tipo de vantagem na luta pela vida...

Tipo...
Deus está nos nossos genes? Acho que não, hein! Eu coloquei a matemática ali só pra ver se era isso mesmo que vc estava pensando...
Talvez, e somente talvez, deus seja uma invenção cultural consequência de nossa capacidade e necessidade de explicar o mundo – a exemplo de todos os mitos. Explicar o mundo é uma vantagem e requer um aparato funcional pra tanto (o cérebro), deus invenção das nossas culturas, não.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Março de 2011, 10:53:23 »
Caro - Mabumbo

Precisamente.

Tipo... Deus está nos nossos genes? Acho que não, hein! Eu coloquei a matemática ali só pra ver se era isso mesmo que vc estava pensando...
Talvez, e somente talvez, deus seja uma invenção cultural consequência de nossa capacidade e necessidade de explicar o mundo – a exemplo de todos os mitos. Explicar o mundo é uma vantagem e requer um aparato funcional pra tanto (o cérebro), deus invenção das nossas culturas, não.

Eu sou de opinião - que "deus" - é aquilo que se costuma chamar de consciência de si mesmo. :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Março de 2011, 11:11:31 »
E eu chamo isso de consciência de mim mesmo,
Enquanto chamo deus de resposta duma época quando não sabíamos as perguntas corretas.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Março de 2011, 12:20:39 »
Se pensarmos em um deus dogmático, ateus e céticos vão negá-lo com veemência, pois não é preciso explicar muito quando que trata-se de um absurdo humano da idade da pedra;

Se pensarmos em um deus panteísta, então biologia, química e física estão completamente erradas ou simplesmente ignoram a proposta;

Se pensarmos que a última lacuna para um deus é antes de um Big Bang, então as evidências apontam para sua não existência;

Se ainda assim, existem MUITAS pessoas (e existem, de fato) que acreditam num deus, sob qualquer forma, então muito provavelmente este deus está em vossas cabeças num equilíbrio perfeito entre memeplexo e auto-engano.

Tudo isto não necessariamente nesta mesma ordem.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Março de 2011, 12:50:01 »
Se pensarmos que a última lacuna para um deus é antes de um Big Bang, então as evidências apontam para sua não existência;

Será possível fala de evidências "antes" do Big Bang? 

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Março de 2011, 13:17:04 »

Deixei bem claro que o "antes" é uma lacuna invocada constantemente por religiosos.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Março de 2011, 14:24:35 »

Deixei bem claro que o "antes" é uma lacuna invocada constantemente por religiosos.

Certo,... percebi a sua frase mal.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Março de 2011, 15:31:06 »
Caro - Mabumbo

E eu chamo isso de consciência de mim mesmo,

E não deixa de estar certo por isso... :ok:

Enquanto chamo deus de resposta duma época quando não sabíamos as perguntas corretas.

Aqui, é que está a sua insuficiente informação, sobre o que de facto significa deus. :idea:

Do que eu entendo da sua afirmação, para si deus = irracionalidade e ignorância.

Para mim, deus = consciência, inteligência, racionalidade e sabedoria.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Março de 2011, 19:21:13 »
Não lusa,
Deus = crença,
Somente.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Março de 2011, 19:57:28 »
Caro - Mabumbo

Não lusa,

Deus = crença

Que crença :?: :arrow: :|

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Março de 2011, 12:07:24 »
Nele!?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Março de 2011, 12:04:38 »
Caro - Mabumbo

Nele!?

Quer você dizer... Nós?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Março de 2011, 00:16:02 »
Não, Nele!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Março de 2011, 08:25:40 »
Caro - Mabumbo

Não, Nele!

Nós e "ele", não somos o mesmo? :arrow: :|

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Março de 2011, 08:30:54 »
 :hein:  :arrow: E por que seríamos :?:  :!: :!: :!:  :arrow:  :hein:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Março de 2011, 09:06:17 »
Caro - Mabumbo

E por que seríamos?

Se... Segundo - a minha actual noção de deus - deus é uma criatura humana, então deus é humano. Logo nós somos deuses, porque geramos deuses. assim como geramos humanidade.

Ora sendo que a Humanidade é divina - porque justamente - procria ou inventa deuses, o mais lógico a meu ver, é que você é uma divindade tal como eu, ou como qualquer um de nós, animais humanos... :idea: :arrow: :)           

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Março de 2011, 09:53:32 »
Lusa,  :arrow:  :)
Mas por que tudo que inventamos, somos?  :arrow: :?: :?: :?:
Inventamos o Pato Donald, por isso somos o Pato Donald?  :arrow:  :P  :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Março de 2011, 07:07:49 »
Caro - Mabumbo

Lusa  :arrow: :)

Mas por que tudo que inventamos, somos? :arrow: :?: :?: :?:     
Inventamos o Pato Donald, por isso somos o Pato Donald? :arrow: :P :idea:

Depende :!: :arrow: Eu por exemplo - até ao presente momento - não tenho ambições de ser 1.º ministro, nem  presidente da república, nem imperador...

Durante muitos séculos, a democracia era exclusividade da classe aristocrática: as mulheres e os negros não tinham igualdade de direitos.

Hoje em dia, no Brasil, a escravatura é ilegal e o supremo magistrado da nação, é uma mulher.

Na minha opinião - a Humanidade, pode tornar-se no que quiser - dentro dos limites, da capacidade transformativa, da criatividade e da imaginação pessoal.

Tem um forista, que se apresenta como sendo o dr. Manhattan, que eu invejo muito :!: :arrow: 8-)

Você por exemplo, é o Mabumbo: mas entretanto, ainda não confessou ser o Patinhas, nem o Gastão, nem o professor Pardal, mas tem pessoas que o são :!: :arrow: Isto em termos comparativos :arrow: claro...  :arrow: :idea:

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Março de 2011, 09:53:22 »
Se brincar o diabo também está dentro do cérebro!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!