Autor Tópico: Deus pode estar dentro do cérebro?  (Lida 6451 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Deus pode estar dentro do cérebro?
« Resposta #75 Online: 07 de Abril de 2011, 01:08:52 »
Ola Geotecton,

Olá Feliperj.

Sem querer criticar, mas já criticando :)...,

Não se incomode. A sua análise é sempre bem vinda, mesmo que sob a forma de crítica.

este argumento de necessidade, não é exatamente um argumento. É semelhante a falácia do "mas eu não acredito que...".

Eu, em momento algum, afirmei que aquilo era um argumento. Por isto que eu escrevi "Não vejo...", expressão esta que tem o mesmo significado de "Eu acho que...".

Ou seja, é apenas uma opinião, sem qualquer significância como argumento.

Vc não vê necessidade, pela coerência que nosso universo apresenta. Mas como escrevi no post "A Lógica e o Criador - Encontro Improvável"(claro, uma análise minha, porém racional), esta coerência não pode ser usada como evidência : petição de princípio.

Sem dúvida.

Assim como a definição das características da deidade é um rol de petições de princípio.

A visão de necessidade, não descarta a possibilidade de existência.

E foi exatamente o que eu escrevi. Relembrando-o:

[...]
Mas quero acrescentar algo: Não vejo necessidade nenhuma de deus, ainda que eu não possa descartá-lo racionalmente.

Uma analogia gortesca é o nosso apêndice. Não é necessário, mas existe.

Eu conheço várias pessoas que não o possuem. :lol:

Abs
Felipe

Um abraço.

Geotecton
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 07 de Abril de 2011, 01:12:11 »
E  para continuar ( eu nao falei q tinha bebido hj). Além da análise racional que postei, o que vc pretende é impossível de se conseguir utilizando-se a lógica : não temos como provar negativas genéricas.

Abs
Felipe

Há algum tempo que eu sei que não é possível provar (demonstrar, evidenciar) a não-existência de algo. :)

Acho que desde 1982, quando eu fiz uma disciplina de Filosofia, paralelamente ao meu curso de Geologia. :lol:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 07 de Abril de 2011, 01:16:13 »
Ah, e obrigado pela resposta sobre o mamute austral :) (preguiça de ir para o outro tópic)

Foi um prazer ajuda-lo.

]ps : espero que não criem uma regra contra participantes que comentam com um certo nível de álcool no sangue>

Se criarem tal regra, uma parte significativa dos foristas ficará "fora de combate". :biglol:

Pô, podíamos marcar um encontro entre os participantes que residem em uma mesma cidade. Principalmente aqueles que gostam de filochopar:)

Em Curitiba nós fizemos dois encontros nos últimos 12 meses. Se voce tiver a oportunidade de passar pela nossa "terrinha", me avise.

Abs
Felipe

Um abraço.

Geotecton
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
"
« Resposta #78 Online: 07 de Abril de 2011, 01:29:08 »
Tu também não dorme não ?

Por favor, lembre que toda esta "crítica" foi feita com um teor elevado de álcool no sangue!!! É muito pensamento e pouca ccoordenação:)

Vc falou do seu curso.....o meu sonho é ganhar na mega-sena :) Eu viraria um eterno universitário. Claro, além do EXCELENTE ambiente, eu gostaria muito de estudar com profundidade, na medida do possível, física , matemática e filosofia (enfase em filosofia da ciência e da mente). Bom, só escrevi isso pq a sua resposta me lembrou isto :)

Um dia ainda vamos deixar o trabalho para as máquinas, e vamos nos dedicar ao ócio criativo (já lei Domenico Dimazi? - acho que é isso )

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 07 de Abril de 2011, 01:42:34 »
Tu também não dorme não ?
[...]
Abs
Felipe

'Tô' indo agora para o berço!

Uma boa noite e um abraço.

Geotecton.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!