Moral da história: quem trabalha com as mãos não tem tempo de usar a cabeça e ficar rico.
Um estuda e o outro não. Queria ver o primeiro ficar rico com o mesmo tipo de trabalho que o segundo.
Primeiro, o garoto não ficou rico, ele ganhou algum dinheiro especulando no Bitcoin. Facilmente teria perdido tudo se continuasse. Não formei uma opinião sobre a empresa do garoto, acho que não vai ser lá tão lucrativo, mas não duvido que o negócio se sustente. Para mim aí está na cara que os pais influenciaram e ajudaram muito o garoto com essa empresa.
Segundo, muita gente rica nos EUA teve seu primeiro emprego em um McDonalds, servindo café, etc. A vida no sistema capitalista não é tão determinística assim. Isso ocorre no Brasil pois um emprego no McDonalds é o melhor que alguém sem graduação vai conseguir. A falta de competitividade da nossa economia faz que os empregos só existam para quem tem curso superior (e mesmo assim pagam mal). Quanto mais desperdiça-se dinheiro no Brasil, mais a percepção de que falta dinheiro, mais se clama para o governo desperdiçar dinheiro. A nossa economia nunca irá sair do lugar, é um ciclo perpétuo.
Terceiro, o que mais importa é o que se gasta, não tanto o que se ganha. Ocorre um ciclo perverso: Necessidade de gastar => trabalhar mais => mais necessidade de gastar => mais necessidade de trabalhar. Por isso talvez pareça que pessoas mais ricas não trabalham muito. Elas não gastam muito! Se ele tivesse pegado os 1000 dólares e gastado tudo em um computador, teria acabado com tudo antes de começar.