http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm
Já postei essa foto antes, meu avô é um dos adultos que aparecem aí no meio, lá pelos anos 40 ou 50.
O que vc vê, essa criançada toda: Eram filhos de funcionários que trabalhavam meio dia como aprendizes e frequentavam a escola na outra parte do dia.
Qual era o índice de crimes cometidos por menores nos anos 40 a 50 e qual é o índice hoje?
Trabalho não mata ninguém.

Nos anos 40 e 50 não existia AIDS. Hoje ela mata milhares de pessoas no Brasil. Portanto, o fim do trabalho infantil causou a epidemia de AIDS.
Adoro essa lógica! 
Nem sou totalmente contrário ao trabalho infantil - se não for forçado à criança e se não comprometer seus estudos, mas esse tipo de argumento acima acaba sendo contraproducente.
Pelo menos tiveram uma educação escolar, algum ganho financeiro e a oportunidade de aprender um trabalho em uma época em que praticamente não existiam escolas técnicas como hoje.
O que eu vejo hoje, falando do pessoal de baixa renda como as crianças da foto, é o sujeito ficar vagabundando na rua até acertar a situação do alistamento obrigatório porque não arruma emprego.
Menor de idade com as restrições acima e com situação militar pendente é quase impossível arrumar algo. Ninguém contrata pois se tiver que servir o exército o empregador vai tomar uma naba de 30 cm, se o cara se machucar em serviço é uma de 40 cm.