Não vou dizer que a culpa é exclusiva da população. As empresas não se adaptaram às novas formas de trabalho. Quando trabalhei na FIAT, eu trabalhei na área de programação de sistemas entre 2001 e 2003 e nós tínhamos um regime em que nosso chefe nos dava um prazo pra entregar determinada parte do projetos nós criávamos nossa escala de trabalho entre a gente. Funcionava perfeitamente, nossa produtividade era alta e os projetos nunca atrasavam, muito pelo contrário, adiantavam.
Já na PM, em um período de quase 9 anos, só me licenciei por 2 vezes. Uma com gripe suína (que muito provavelmente peguei por escoltar argentinos) e outra por pedra nos rins. Mas em determinados locais em que trabalhei o pessoal não se licenciava por nada. O ambiente de trabalho tem um peso enorme nessa questão, mas empresas por comodismo preferem cortar por baixo e acreditar que todo mundo quer "dar o chapéu". Eu imagino que isso é um estímulo enorme pra esse fenômeno.
Se houvesse possibilidade de flexibilizar horários, esse problema seria resolvido. Afinal, pra que o sujeito que faz um trabalho de escritório, que independe de outras pessoas precisa trabalhar de 8 às 18? Por que ele não pode fazer o próprio horário nesses casos?