A origem da utilização da palavra “Veado” para designar homossexuais no Brasil
Eu acredito mas nesta explicação, e só agora vi que ela já tinha sido citada pelo Derfel.
Trecho da sua referência:
[...]
Não sei como, quando e nem quem passou a chamar nossos homossexuais de veados, mas esta pessoa — talvez um veterinário — certamente tinha informações privilegiadas sobre a vida animal e fez uma analogia com a vida humana que, se está longe de constituir-se num exato paralelo, é demonstradora de grande cultura. Acredito que nosso leitor Charlles Campos poderá confirmar todas as verdades aqui externadas e que juntos criaremos importante e esclarecedor verbete na Wikipedia.
Depõe contra o argumento do próprio autor reconhecer que
não sabe como se deu a disseminação do termo em estudo.
Se ele não sabe esse básico, como se aufere a autoridade de explicar sua origem?
E mais: o processo longo e sinuoso do estabelecimento de uma nova conotação e o nascimento de um verbete em dicionário provavelmente não passaria pela ideia de que um
obscuro veterinário a teria inserido no falar das pessoas. Um mínimo de raciocínio e lógica dá essa conclusão. Mas não quer dizer que seja impossível, apenas pouquíssimo (bota um pouco mais de pouquíssimo, por favor) provável.
Também, pelo jeito, ele não conseguiu inserir suas ideias na Wikipedia, porque seu artigo data de 2010 e até hoje, 2015 caminhando para o fim, o que a enciclopédia eletrônica diz é:
Giria
No idioma português brasileiro, a palavra "veado" é uma gíria geralmente depreciativa usada para referir-se a homens homossexuais.[3] [4] O termo originou-se supostamente no tempo do Império em praças do Rio de Janeiro (cidade) onde se reuniam grupos de rapazes para entre outros objetivos se prostituírem a clientes ricos e que eram coibidos pela polícia.[5]
...o que também não é martelo batido nessa questão.
Sou daqueles que acha ser possível conviver com as variadas explicações já dadas, umas mais plausíveis que outras.