Comentários do mesmo texto citado por Skeptikós:
leila daianis em 29 de junho de 2013 às 8:13 disse:
Muito interessante a explicação cientifica animal porém tem uma pequena variação, estamos falando de VIADO é uma palavra muito feia e pejorativa, ofende as pessoas Homossexuais e Trans, mas historicamente falando se pesquisar nos arquivos da policia dos anos 20 e 30 muitas pessoas do sexo masculino eram aliciados pela policia por policiais machos e levados na delegacia para controle e fichados e nas fichas viam colocados um carimbo muito grande escrito SEXO DESVIADO e se era travestido de mulher SEXO TRANSVIADO. Nos finais dos anos 50 essa palavra foi traduzida na França por BICHE e voltou pro Brasil como BICHA. “Não se pode negar a Historia porque se corre o risco de repetir-la”.
Comentar ↓
ROBERTO CORRÊA DE ANDRADE em 4 de janeiro de 2015 às 8:49 disse:
A Leila Daianis, salvou a verdade.
Isso, na década de 60, veio de uma espécie de sarcasmo onde, para “não ofender” e também não dar perfeito intendimento à palavra, dizia-se abreviadamente só o final da palavra (trans)…viado (des)…viado e pegou.
Essa “teoria” sobre a disputa de fêmea deveria valer também para outros animais que disputam fêmeas.
Curioso é tentar descobrir como tirar uma ultra-sonografia dos testículos do animal: correram atrás deles com a máquina, ou ele era adestrado e facilmente fez o exame antes?
Usamos e sabemos usar palavras que nem sempre sabemos o seus exato significado: quando, se, onde e muito menos a origem, aliás, não precisamos ser filólogos para falar Português . Isso contradiz sua crítica a respeito da palavra balzaquiana: o brasileiro não é culto o suficiente para usá-la, mas conhece tudo isso para denominar os homossexuais? De todas as centenas de documentários que assisti sobre a vida selvagem, nunca vi nada sobre isso e me atiça a curiosidade saber que os machos se excitam vendo a luta entre machos. Deve ser coisa de gaúcho mesmo! Só que essa tentativa de emplacar um significado, ao contrário do que o senhor prega, só contribui ainda mais para a ignorância de um povo.
Eu não assino tudo aí acima, mas há que se considerar que o texto do autor da referência desconsidera1 que no passado não havia patrulhamento do politicamente correto a cercear as pessoas de externarem preconceito na cara dura. No passado se dizia sim que fulano fazia sexo desviado e que sicrano era transviado. E certamente, os Boletins de Ocorrência poderiam ter abreviado o termo de acordo.
1Por isto, assombra-nos ainda mais que nosso povo chame de veados a nossos homossexuais. Primeiramente, é mister derrubar a hipótese errônea de que a palavra seria escrita como “viado”, tendo sua origem numa simples corruptela de “desviado”. O estigma de ser um desviado, além de uma agressão aos homossexuais, é ridículo, ainda mais se considerarmos as opções vernaculares disponíveis.
Como colocado acima, a origem do termo é controversa. Porém, a corruptela de desviado ou transviado acredito ser pouco provável. Primeiro porque o HOUAISS não dicionariza viado com essa acepção. Dicionariza veado. Além disso, o termo parece ser mais antigo que 1950/60. As fontes citam uso no final do Império ou início do século passado. O filme Bambi, por exemplo, é de 1942. Uma outra questão: o termo bicha é conhecido desde o início do século XX, usado com essa acepção pelo menos desde 1930. O termo também não tem origem clara, mas parece vir do francês biche que, curiosamente, significa corça. Na França era usado também para designar mulher e, no Brasil, designava prostitutas. Depois foi um termo que os homossexuais se tratavam. A origem dos dois termos parecem associados, então, pela data, difícil que a origem seja desviado.
http://acapa.virgula.uol.com.br/politica/voce-e-gay-ou-bicha/2/5/11368https://pt.wikipedia.org/wiki/Bambihttps://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade