Boa forma de alfinetar a classe média tipicamente elitista e que se enxerga como superior. Se eles de fato são os responsáveis, isso deve surtir mais vergonha própria do que uma abordagem pretensamente mais neutra e PC.
Qual é a origem da mensagem na foto? Pergunto pois me parece mais um daqueles textos partidários que soltaram aos montes na internet por ocasião do bota fora da Dilma.
"Me recuso a acreditar que pessoas da CLASSE MÉDIA fariam isso pois deve ser coisa de SERVIÇAIS. .."
"Estava em um táxi quando passamos em frente a uma academia/ clínica médica/ escola frequentada pela CLASSE MÉDIA, portanto gente abastada, que ...... caso ilustrando racismo..... então o motorista (racista de classe média ) se virou para mim e disse para ficar calmo pois agora tudo seria como antes sem a Dilma no poder....,"
Entendem.?
Vcs mesmos viram esses textos aqui.
Acho que fariam algo mais indiscutivelmente pior, se fosse assim. Como enfatizar "serviçais negros", e "pior que nem bater neles podemos mais".
Nesse caso eu imagino que possa ou ser só um pouco de falta de polidez em "verdades que não se pode falar" (gradação de nível de educação correlata a renda), ou ainda, uma forma de tentar dar mesmo uma alfinetada no "orgulho de elite", fazer os eventuais condôminos responsáveis sentirem vergonha por hábitos de "gentinha". Afinal, está até antes menção a como isso dá trabalho aos faxineiros, o que é meio conflitante com classismo, de onde se esperaria que a bronca fosse ser mais direcionada aos faxineiros, e não em consideração a eles.
A fonte original é essa aqui: https://www.facebook.com/fernandasavieira/posts/1070217459682046
Ah, então agora o PC para "serviçal" é "trabalhadores domésticos". Ainda acho que "doméstico" tem um quê de classista, pois remente a "animal doméstico", é preciso alertar às pessoas preocupadas com essas microagressões disso. O ideal seria "profissionais residenciais" (pois "trabalhador" também tem associação a um status inferior a "profissional").