Olá.Meu nome é Jhonata,tenho 16 anos,e é meu primeiro tópico no Fórum,então perdoem qualquer possível erro.Mas é que gostaria de conversar com vocês a respeito do ceticismo em relação ao que eu creio,no ÚNICO Deus que se fez carne através de Jesus,e que convence o homem do pecado através do seu Espírito Santo.LEAIM O TÓPICO TODO por favor,antes de darem a opnião de vocês,assim como eu vou ler cada comentário e respeitar a opinião de cada um.Não estou aqui pra confrontar ninguém,estou aqui para dizer no que creio,e sim,tentar defender(se é que Ele precisa de defesa) o Deus que me salvou.Deus que ama a mim e a você,mesmo alguns não considerando isso.
Também creio na Bíblia,como única fonte de fé,e que a mesma é a Palavra de Deus.Creio que aqui,não estarei "Jogando pérolas aos porcos" como dizia meu Mestre Jesus,até porque vocês tem muito conhecimento,muitos até de teologia,como estava vendo em outros tópicos.Não poderia ficar calado,porque sigo a palavra de Deus quando ela diz:
"...e estais sempre preparados para responder com mansidão e temor a
qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós..." (1 Pedro 3:15)
E assim como nosso apóstolo Paulo,seguirei a recomendação do Senhor quando diz:
“Não temas, mas fala, e não te cales;” (Atos 18:9)
É certo que não agradarei a todos,e nem convencerei a todos,porque nem Jesus fez isso,mas a palavra de Deus não volta vazia,espero com esse tópico,esclarecer melhor a intenção e crença dos verdadeiros cristãos.
Desta forma entendo que existem muitas dúvidas e mistérios acerca de Deus,da criação,dos seus atos como Deus mostrados na Bíblia,e do mistério acerca da vinda de Jesus a terra como Filho de Deus,que sendo parte de Deus é o própio Deus.
E isso não poderia ser diferente:
"Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar."(Jó 36:26)
"... É inescrutável o seu entendimento..." ." ( 2 Coríntios 10:13 )
"O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade." ." ( Salmos 93:)
Essas dúvidas meus queridos só serão reveladas e aniquiladas,de acordo com o que eu creio no grande "Dia do Senhor",o dia em que os que tiverem fé em Jesus Cristo serão salvos da morte da alma e do inferno,e a VERDADE acerca da Vida e a morte,será revelada por completo.Você não é obrigado a crer nisso,apenas continue lendo.
”Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, e toda a língua confessará a Deus. ." (Romanos 14:11)
Não vou falar de fatos,ciência dos homens,de coisas que se podem ver ou tocar,ou mesmo comprovar,para cumprir o versículo:
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. ." (1 Coríntios 2:5)
Agora que estamos firmados,vamos lá.
- A "Maldade" de Deus
Primeiro gostaria de falar de uma realidade que frustra o ser humano desde que ele se entende por gente,a maldade de Deus(Se é que ela existe).
A Bíblia diz que Deus é amor,Ele é bom,justo,misericordioso,benigno,príncipe da Paz e muitos mais adjetivos que só Ele tem.Como se pode explicar um Deus desse tipo matando milhares de pessoas,exércitos em seu nome,matando muitas vezes almas inocentes,e até o dia de hoje,"permitindo" que uma infinidade de bebês,crianças e vidas em continentes como a África morram em todo mundo?Ou mesmo permitindo que pessoas justas e fiéis a ele,sejam apedrejadas,maltratadas,adoentadas,morram indignamente e todas as demais “injustiças” que enxergamos?
A minha resposta como ser humano é: Não se pode explicar,e nem nos convém saber!
Olha o que a Bíblia diz a respeito das atitudes de Deus:
"E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós?" (Falo como homem.) (Romanos 3:5)"
“Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.”( Salmos 62:11)
“Com ele estão domínio e temor;”(Jó 25:2)
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos,e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9).
Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. (Eclesiastes 11:5)
"E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder." (Atos 1:7)
Deus é Deus.Ele não precisa de justificação.Ele tem o poder,a honra,a glória e todo o domínio,assim como conhecimento de todas as coisas!Ele é ONIPOTENTE,ONISCIENTE,ONIPRESENTE. Mesmo que não creia,considere um Deus como eu citei.Você acha mesmo que ele precisa explicar o porquê de suas atitudes sendo Ele o todo poderoso?Ele não precisa explicar para criações,feitas do pó da terra,que tem um pensamento e lógica limitadas ao mundo terrestre,todos os seus planos e desígnios para com a humanidade,tal que Ele mesmo criou!Veja:
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? (Romanos 9:20)
Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou:Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? (Isaías 45:9)
Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder. (Jó 9:3)
Se você é orgulhoso demais,para não fazer o seu coração humilde,e se submeter a vontade do Criador,mude suas atitudes,ou você vai colher o que plantou.Deus também não vai te reconhecer como Filho.
As vezes as pessoas que não crêem em Deus,querem botá-lo contra a parede obrigando a responder tudo que perguntam,e se não ouvem uma resposta agradável aos seus ouvidos,simplesmente dizem que Deus é mal,e que se existe,é o ser que originou toda maldade.Querem provar cientificamente tudo que está ao seu redor,para escapar da resposta óbvia e verdadeira,Deus.Cientistas dizem que tudo aconteceu ao acaso,com explosões,evoluções,adaptações e um aglomerado de conhecimento que nunca vai ser suficiente,e que até hoje não responde em nada no que se diz respeito a origem da vida,ou sobre o pós-morte.A ciência que trabalha com fatos,e valores absolutos,até hoje não tem uma resposta concreta e absoluta da sua própria origem,e mesmo do seu próprio destino.
- A sabedoria humana
Continuaremos nós seres humanos nos afadigando com nossa sabedoria,e buscando caminhos,soluções e respostas que não nos levaram a nada?
Conheço uma pessoa que buscou disso a vida toda,e o nome dele é Salomão,que escreveu guiado por Deus,4 livros da Bíblia de pura sabedoria,entre eles o livro de Provérbios,que é um livro que traz um conhecimento do ser humano e situações,que jamais se viu em lugar nenhum,veja o que esse homem de grande sabedoria nos diz a respeito disso:
“E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.” (Eclesiastes 1:13)
“Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor” (Eclesiastes 1:18)
“Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade. “ (Eclesiastes 12:8)
“Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.” (Eclesiastes 9:2)
“E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.”De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” (Eclesiastes 12:13-14)
Com sua própia sabedoria,os homens se destruíram,e com sua própia independência se desviaram da verdade,procurando seus própios preceitos e ciências,mergulhando em um universo de conhecimento que os faz cada vez mais tolos e ignorantes.Para isso só demonstro os seguintes versículos:
“Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? (1° Corintios 1:16-17-18-19)
“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;” (1° Corintios 1:27)
- Porque Deus não nos dá um sinal?
Se você quer um sinal maior do que a beleza e imponência da criação,a morte e ressureição de Jesus e toda a revelação tratada na Bíblia a respeito da vida,pode esperar sentado.Se quer que Deus desça do seu trono e apareça a você para te provar que Ele É,vai apodrecer esperando.Quem precisa de Deus somos nós e não o contrário.
“Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;Mas nós pregamos a Cristo crucificado...” (1° Corintios 1: 22-23)
“E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum.” ( Marcos 8:12)
A fé é a certeza das coisas que não se veêm,portanto não necessita de provas para se crêr ou mesmos de justificações!
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” ( Hebreus 11:1)
Eu e muitas milhares de pessoas ao redor do mundo creem na bíblia e em Jesus porque elas tem fé,mesmo não tendo todas as respostas para suas dúvidas.Tem certeza de que tudo que próvem de Deus,mesmo parecendo estranho à olhos humanos,é certo e justo e ponto final.Haverá um dia em que não vai mais ter espaço para essas discursões que estamos tendo,e a verdade que estou contando a vocês,vai ser um ponto de apoio para aqueles que a seguraram e creram,não para aqueles que questionaram querendo esgotar todo o conhecimento a respeito da vida...Nesse tempo,começar a crer já vai ser tarde:
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão Jesus, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mateus 24:30)
- O caminho e a Verdade
Ainda há tempo para aqueles que querem crer em Jesus e entregar sua vida a Ele,é um dom gratuito,não precisa de dinheiro terrestre nem mesmo sabedoria,inteligência...nada.Apenas arrependimento,por todos os seus pecados,por tudo de ruim,por não reconhecer Deus antes como seu criador, e Jesus como salvador.Não por provas,mas pela Fé!Desta forma meus amigos,vocês seram Salvos desse mundo,dessa sabedorias vãs que passam,e verão a vida com outros olhos,os olhos daquele que É desde a eternidade.O único Deus,o Altísssimo,Supremo,que Era e É e Há de vir,Deus de amor,que quando desceu a terra dividiu a história,que criou você e te amou,antes mesmo de você formular essas incontáveis perguntas e dúvidas que você tem hoje.
Questionar até quando?Qual a prova maior do que a cruz?Qual a prova maior do amor de Deus que o seu própio sacrifício pela humanidade?
Sim,muitas coisas que são escritas na Bíblia,mandamentos,versículos,doutrinas e mesmo as atitudes do própio Deus parecem para nós LOUCURA,e aos nossos olhos as vezes não tem lógica,não fazem sentido,mas essa é a realidade:
“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (1° Corintios 1:21)
Vi em outro tópico um usuário dizendo:
Claro, Deus é especial, por isso nele não se aplica a premissa (falsa) que eles mesmos adoram usar para provar que "Ele" existe. Típico. (além de ser um papo de doido).
Está certíssimo.Deus é especial,por sinal,o ser mais especial que existe,a origem de todos os seres,e óbvio Ele não se aplica a premissa que você cita,porque sendo Ele especial,e fora de padrão,as premissas lógicas que fazemos não significam nada para se crer ou constatar a natureza DELE.
E sim,é um papo de doido,para aqueles que não creêm.E são os que são chamados aqui de doidos que serão considerados,sacerdócio real e primícias de Deus por toda a eternidade.Quanto aos considerados inteligentes,filósofos e donos da razão acerca da vida,nem se lembrará deles.
“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” (Mateus 11:25)
Ouçam a voz de Deus:
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; (João 14:6)
Obrigado pela atenção,que Deus ilumine vocês.