As informações que a imprensa tem passado sobre este crime estão muito confusas. Ao meio dia um coronel da PM deu entrevista à Globo News afirmando que o assassino era uma pessoa que não tinha Deus no coração e tinha escrito uma carta sem nexo fazendo referências ao islamismo e que as coisas que ele fez iam contra todos os princípios cristãos que as pessoas normais seguem. Depois a irmã dele, que aparentemente é uma fanática TJ também afirmou que o irmão tinha interesse pela religião islâmica. Por outro lado,
na carta do atirador que foi divulgada pela imprensa ele não faz nenhuma referência ao islamismo e o que ele escreve é até coerente. Pergunta: existe outra carta além dessa?
No momento estou mais inclinado a acreditar que toda essa história de islamismo é um caso gravíssimo de preconceito religioso. Certamente o atirador era uma pessoa desequilibrada e alucinada e esse tipo de pessoa existe entre os devotos de qualquer religião e mesmo entre os devotos de nenhuma. Se o Wellington era muçulmano, cristão ou mesmo ateu, isso não vale para incriminar o islamismo o cristianismo ou o ateísmo se a realidade for, como parece, que esse sujeito é louco.
Mas, além do meu pesar sobre as vítimas e suas famílias, eu que tendo a me preocupar mais com os vivos do que com os mortos, também me senti sensibilizado pela minoria muçulmana no Brasil, pois eu acredito que eles estejam se sentindo como eu me senti em todas as vezes em que fui discriminado pelo meu ateísmo. Eu temo que a forma descuidada como a suposta relação do atirador com o islamismo vem sendo tratada pela imprensa pode estimular uma onda de intolerância contra eles. Evidência anedótica: hoje quando fui buscar minha roupa na lavadeira, ela e o marido católicos fanáticos, o marido dela me recebeu na porta me perguntando se eu tinha sabido do incidente e ele comentou que isso aconteceu porque ele era um sujeito sem estrutura familiar e "envolvido com islamismo", como se envolver-se com islamismo fosse um pecado por si só. Eu não tive ânimo para discutir com ele, até por medo de me revelar como ateu.
O que o marido da minha lavadeira sabe sobre islamismo afinal? Provavelmente quase nada, só o que vê na televisão, e o que a televisão mostra sobre essa religião geralmente não é favorável e quase nunca é justo com os 99% dos muçulmanos moderados que são tão inofensivos quanto 99% dos cristãos. Aí eu me pergunto, o que será que o Wellington poderia saber sobre o islamismo? Eu concordo com a pessoa que escreveu mais cedo neste tópico que provavelmente esse Wellington era um "autodidata", se é que ele tinha realmente relação com essa religião. Primeiro porque
nenhuma mesquita da região reconheceu esse rapaz como frequentador. Segundo porque, suponho eu, se esse rapaz já era desequilibrado e tinha tendências homicidas antes do crime, talvez, com as informações tendenciosas que ele recebeu da televisão de que o islamismo está sempre conectado com o terrorismo, ele pode ter se interessado pelos grupos extremistas, associando todo o islamismo a essas maçãs podres e se dizendo muçulmano.