Pra construir esse daí eu gastei 35 tijolos, uns 3kg de cimento + 8 latas de areia e umas 4 de terra vermelha limpa. Levantamos até a 3ª fiada de tijolos e começamos a encher. De acordo com meu primo, o ideal é subir as 3 e deixar até o cimento secar, mas como eu tava com pressa. Foram 8 ou 9 carrinhos de terra e entulho pra encher tudo.
Depois disso, uma camada de tijolos daqueles de barro e enchi os vãos com areia. Depois, passei mais massa para cobrir os tijolos e a areia.
O lance do açúcar é que ele não deixa o cimento em contato com altas temperaturas rachar. Foi um copo pra cada lata de massa. A massa fica mais melada do que o normal. Eu até pensei que essa era uma dessas coisas que não fazem diferença, mas meu primo fez questão de colocar uma parte com e outra sem açúcar pra ver a diferença. A sem açúcar rachou toda e a com ficou lisinha.
A inclinação é que o fundo do fogão tem que ficar mais alto. Fiz uma rampinha com uns 15º de inclinação. Ele disse que devia ficar próximo à saída da chaminé que isso forçaria a fumaça para lá. Não sei como funciona, mas sei que a fumaça ia toda para o fundo do fogão.
Outra coisa que esqueci foi a chaminé, mas meu primo com engenho e arte cortou uma lata de azeite daquelas de 20lts e fez uma chaminé que funcionou perfeitamente.
Duas horas pra fazer e pelo visto vai durar a vida toda...