Autor Tópico: Projet SETI desliga antenas  (Lida 7277 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Projet SETI desliga antenas
« Online: 27 de Abril de 2011, 11:37:42 »
Antena que busca ETs é desativada
27 de abril de 2011 | 0h 00

O Estado de S.Paulo

Se o ET telefonar para a Terra, ele receberá um sinal de "desconectado". Sem dinheiro para pagar suas despesas operacionais, o Instituto Seti, na Califórnia, Estados Unidos, desligou a tomada do famoso Allen Telescope Array, um conjunto de antenas de rádio que vasculha os céus buscando sinais de civilizações extraterrestres.

Em uma carta enviada a doadores na sexta-feira, o presidente executivo do Instituto Seti, Tom Pierson, disse que, na semana passada, o conjunto de antenas foi colocado em "hibernação" por falta de apoio governamental adequado.

O momento não poderia ser pior, se queixam cientistas do Seti. Após anos de contemplação, astrônomos anunciaram recentemente que 1.235 novos possíveis planetas foram observados pelo Kepler, um telescópio montado em um satélite espacial.

Os cientistas acreditam que dezenas desses planetas devem ser do tamanho da Terra - e alguns estarão na "zona habitável", aquela na qual as temperaturas são apropriadas para a existência de água líquida.

"Há uma enorme ironia", afirmou a diretora do Instituto Seti, Jill Tarter. "No momento em que descobrimos tantos planetas para olhar, não temos os recursos operacionais para ouvi-los."

O astrônomo sênior do Seti, Seth Shostak, disse que a suspensão do projeto seria o mesmo que deixar as caravelas portuguesas "Santa Maria, Pinta e Nina ancoradas... Nosso negócio é explorar".

O financiamento do Seti sempre foi um problema para os cientistas. O que está faltando agora, porém, é financiamento para sustentar os custos rotineiros da operação das antenas. Seriam necessários US$ 5 milhões nos próximos dois anos. / MCT. TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Projet SETI desliga antenas
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2011, 11:39:11 »
O astrônomo sênior do Seti, Seth Shostak, disse que a suspensão do projeto seria o mesmo que deixar as caravelas portuguesas "Santa Maria, Pinta e Nina ancoradas... Nosso negócio é explorar".

Portuguesas?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2011, 13:02:57 »
Ah... O SETI não... O coitado do Carl Sagan deve estar se debatendo e se mutilando no túmulo...  :'(

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2011, 13:07:32 »
Não sei... Considero o SETI da forma como está sendo feito agora tenha muito pouca probabilidade de detectar qualquer sinal.
Vejam que ele, até onde sei, só teria a capacidade de detectar sinais intencionalmente enviados a nós.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2011, 13:25:23 »
[modo juridiquês]
* Considerando que os marcianos não existem, ao menos da forma como em 1940 se cria;

* considerando que Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo está a cerca de 4 anos-luz;

* considerando que ainda não se conhece qualquer forma de vida que exista sem uma estrela próxima, para fornecer calor, luz, etc.;

* considerando que o restante do Sistema Solar não oferece terreno fértil a esta procura, a não ser à imaginação de alguns espíritas que falavam sobre a casa de insigne compositor W. A. Mozart naquela gigantesca bola de hidrogênio e hélio que conhecemos como Júpiter;  :comando:
[/modo juridiquês]

Realmente, se o programa existiu até o presente, seria de se imaginar que houvesse mais investimentos com a explosão de planetas descobertos pelos telestópios, entre os quais o Kepler.
Talvez os ET's não tenham boa pontaria...  :lol:
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2011, 17:15:47 »
Putz!!! Justo quanto estou lendo  "Contato" do Sagan. Comprei semana passada...  :(

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2011, 17:50:34 »
Putz!!! Justo quanto estou lendo  "Contato" do Sagan. Comprei semana passada...  :(
Esse livro foi a grana mais bem gasta da minha vida...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2011, 18:00:18 »
Esse livro foi a grana mais bem gasta da minha vida...

É !!! Estava passando pela livraria e vi o livro dando bobeira em cima da prateleira e comprei só por ser do Sagan... Nem sabia que era um romance e nem lembrava do filme... Ontem li mais de 100 páginas... Ufa !!!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2011, 18:01:34 »
O único problema com esse livro é que ele é tão bom que faz o filme parecer ruim :)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2011, 18:29:16 »
Não assisti ao filme. Agora não vou arriscar, com medo da decepção.  :(

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2011, 18:37:57 »

O filme é bom. Vale a pena. O meu único senão foi terem transformado o religioso de um nobre oponente/amigo em um
amante sedutor. Tiveram que cortar uns diálogos interessantes também.

A propósito: li Contato em uma edição portuguesa. É engraçado ler coisas como o "vai-e-vem espacial" (space shuttle). :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2011, 18:44:49 »
Cortaram muita coisa no filme. O religioso acabou sendo misturado com o personagem que faz o namorado da Ellie e ganhou uma importância bem maior do que a que os dois juntos tinham no livro. Mas cinema, vocês sabem como é, parece que tem uma lei que torna obrigatório haver um romance importante na história.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2011, 23:10:19 »
Mas é óbvio que o SETI foi encerrado devido a uma conspiraçao mundial, orquestrada pelos reptilianos, para abafar a existencia de extra-terrestres entre nós!  ::)
 :hihi:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2011, 17:30:47 »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:histeria:
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2011, 17:33:48 »
Nao duvide que essa "teoria" já foi aventada... E lei de Poe tambem vale para ufolatras!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #15 Online: 17 de Agosto de 2011, 13:08:25 »
Telescópios rastreadores de ETs voltarão a funcionar após doações

Um complexo com 42 telescópios que monitora possíveis indícios de extraterrestres, na Califórnia, nos Estados Unidos, voltará a operar em algumas semanas, graças a doações particulares. O instituto deixou de funcionar após a interrupção de financiamento público.

Uma das líderes da campanha é a atriz Jodie Foster, que conseguiu levantar US$ 200 mil (R$ 318 mil) entre 2.400 doadores para o Seti (instituto de busca por inteligência extraterrestre, na sigla em inglês), que abriga o complexo Allen Telescope Array.

O equipamento, que custou US$ 30 milhões (R$ 47,7 milhões), parou de operar após deixar de receber financiamento público, das Força Aérea americana.

Ficção e realidade

Em um comunicado no site de arrecadação, Foster disse que 'o Allen Telescope Array poderia transformar a ficção científica em fatos científicos', salientando que isso só ocorrerá se o monitoramento tiver continuidade.

Outro doador foi o astronauta da Apollo 8, Bill Anders.

O instituto diz que o fundo deve ser suficiente para manter os telescópios na ativa até o final do ano. O projeto, no entanto, ainda depende da verba pública, que até então era repassada pela Força Aérea, preocupada com o rastreamento de detritos espaciais que podem danificar satélites.

O astrônomo Seth Shostak, do Seti, disse à BBC, que o acordo com a Força Aérea americana ainda não foi retomado, mas se disse bastante confiante de que isso ocorrerá em breve. O financiamento também terá de ser aprovado pelo Congresso.

Thomas Pierson, diretor-executivo do Seti, disse que 'para quem está interessado em saber se há vida inteligente lá fora, em outros lugares de nossa galáxia, o Allen Telescope Array e nossa equipe de pesquisa no Seti são a melhor aposta.'

O complexo começou a operar em 2007, com o nome de seu maior doador, Paul Allen, co-fundador da Microsoft.

Perguntas e respostas

O Allen Telescope Array era inicialmente um projeto conjunto da Universidade da Califórnia/Berkeley e do Seti, mas a parceria foi desfeita após cortes no repasse de verbas públicas à universidade.

O custo anual para a manutenção do projeto é de US$ 2,5 milhões (R$ 3,9 milhões). Em último caso, o complexo pode redirecionar suas atividades para a observação de planetas fora do sistema solar.

Shostak defende, no entanto, a busca por indícios de vida extraterrestre.

'As pessoas ainda pensam nessa mesma questão fundamental: 'Há alguém lá fora tão ou mais inteligente que nós?' É importante e vale a pena fazer (a pesquisa).'

O projeto na Califórnia também contribui para a pesquisa de buracos negros e campos magnéticos na Via Láctea.

http://noticias.br.msn.com/mundo/telesc%c3%b3pios-rastreadores-de-ets-voltar%c3%a3o-a-funcionar-ap%c3%b3s-doa%c3%a7%c3%b5es

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:28:45 »

O filme é bom. Vale a pena. O meu único senão foi terem transformado o religioso de um nobre oponente/amigo em um
amante sedutor. Tiveram que cortar uns diálogos interessantes também.

A propósito: li Contato em uma edição portuguesa. É engraçado ler coisas como o "vai-e-vem espacial" (space shuttle). :)

Gostei muito do filme. Pelas vicissitudes de uma adaptação, achei muito bom mesmo. Até hoje eu assisto ele com alunos, e sua qualidade permance bastante atual. Naturalmente, o livro tem muito mais coisas para se pensar, a começar pelo número de pessoas que efetivamente fazem a viagem (5 viajantes, pelo que me lembro), ao invés de apenas a Ellie, no filme.

Imagino como um dos problemas apontados pelo filme deva ser ainda mais acentuado hoje, a saber, o de conseguir concessão para utilizar antenas concorridíssimas, para se realizar este tipo de pesquisa.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Agosto de 2011, 22:52:45 »
[...]
O equipamento, que custou US$ 30 milhões (R$ 47,7 milhões), parou de operar após deixar de receber financiamento público, das Força Aérea americana.
[...]
O custo anual para a manutenção do projeto é de US$ 2,5 milhões (R$ 3,9 milhões). Em último caso, o complexo pode redirecionar suas atividades para a observação de planetas fora do sistema solar.
[...]

O custo de manutenção era de apenas US$ 2,5 milhões para a Força Aérea?

Ou seja, o valor equivalente a menos de 70 parafusos superfaturadíssimos?

É pouco. Muito pouco.
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Agosto de 2011, 10:18:11 »
Isto também me chamou a atenção, ainda ontem quando vi uma reportagem no SBT. Eu também achei muito pouco, ao menos em relação aos gastos militares. Acho que só o gasto com cafezinho, no LHC, é mais que isso.   :-)
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 18 de Agosto de 2011, 10:47:06 »
E se tivermos perdido algum telefonema nesse meio tempo?? Já era...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Agosto de 2011, 11:34:20 »
E, pela Lei de Murphy, é claro que este telefonema não será repetido nos próximos dez mil anos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 18 de Agosto de 2011, 18:29:19 »
Na verdade, deverá se repetir na primeira oportunidade em que o sistema parar de funcionar novamente...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Agosto de 2011, 18:39:06 »
[...]
[...]
[...]

O custo de manutenção era de apenas US$ 2,5 milhões para a Força Aérea?

Ou seja, o valor equivalente a menos de 70 parafusos superfaturadíssimos?

É pouco. Muito pouco.

As verbas da manutenção e a do superfaturamento não são para os mesmos bolsos objetivos.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #23 Online: 19 de Agosto de 2011, 01:27:53 »
O problema do SETI, para os Estados Unidos, é não gerar armas de destruição em massa. Simples assim.

Pra mim, o Brasil bem que poderia aproveitar uma pequena parte dos impostos e montar algum projeto similar por aqui...
Latebra optima insania est.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #24 Online: 19 de Agosto de 2011, 01:48:08 »
O Brasil só arrecadou, até agora, 900 bilhões de reais em impostos. Não sobra 5 milhões para essas coisas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!