Hoje achei (mais) um dos inúmeros links do tipo "como saber que você está ficando velho", me ocorreu o quanto deixamos de perceber pequenas mudanças no mundo ao nosso redor, seja por falta de interesse ou por estar ocupado com outra coisa. Quando se é criança você pode ver de tudo porque não tem porque se preocupar com política, responsabilidades com a casa/família/etc e por isso sobra tempo para acompanhar o que acontece.
Uns exemplos:
Quando ouve um programa de rádio que se chama Flashback mas estranha porque as músicas parecem muito atuais.
Quando só você em um grupo sabe que a banda Capital Inicial surgiu nos anos 80 e ficava à sombra de outras mais bem-sucedidas como Paralamas, Legião e Titãs.
Comenta com uma geração mais nova sobre bandas como A-Ha!, Duran Duran e Sigue Sigue Sputnik mas ninguém nunca ouviu falar.
Mais aqui: http://www.naosalvo.com.br/vc/voce-descobre-que-esta-ficando-velho/
4- Lembrar de uma banda e saber que ela não existe há anos.
Esses dias lembrei dos Raimundos, e tinha esquecido que esta já não existia mais há um bom tempo. Quando você comenta com outras pessoas, quase ninguém lembra. Parece que a banda é da época de Bill Haley.
Se isso acontecer contigo, entra na comunidade da banda no orkut e participa dos tópicos, faz um bem danado.
2- Dizer que a banda que você gosta é do tempo dos seus pais.
Tenho todos os CD do Raça Negra no meu PC, e sei praticamente todas as músicas da banda. Quando digo isso vejo os outros rirem e dizerem que seus pais escutavam Raça Negra. O mesmo acontece com SPC, eu gosto e daí?
Sua bandinha da moda pode multiplicar por 10 o número de CD vendidos que não chegará perto do Raça Negra. O Raça está até no GUINNESS.
14 - Dançava lambada do Sidney Magal ou do Beto Barbosa? Ou corria pra dançar quando escutava a música Chorando se foi, quem um dia só me fez chorar...?
Para mim o primeiro já é clássico. O que piora é as rádios que ouço tocam muitas músicas antigas, então raramente ouço algo novo por tempo suficiente para me acostumar. Acho que nos últimos 4 anos, qualquer música nova que conheci foi trilha sonora de algum vídeo no youtube que meio mundo perguntava "alguém sabe o nome da música". E conversar de música com pessoas mais novas faz com que me sinta realmente deslocado. A música em negrito destaquei porque ouvi no rádio há umas duas semanas o mesmo ritmo mas em outra música. Fiquei abismado quando soube que era uma música nova da Jennifer Lopez. Pensei: "a moda anos 80 tá voltando mesmo".
Logo logo alguém faz isso com a música do Jordy.
3- Chamar alguns de meus amigos para sair e escutar.
- Pô cara, nem vai dar, amanhã tenho que acordar cedo para levar meu filho ao médico. Perae Bial! – Como assim filho? – Esses dias mesmo a gente estava jogando bola na quinta-série.
Ou então.
- Vamos sim, mas antes tenho que ir na farmárcia. Vai alí e compra um Buscopan, minha filha está com cólica. O pior de tudo é pedir para eu ir comprar a porra do remédio.
10- Escutar e fazer comentários das novinhas.
Sempre vem um amigo, ou você vai até ele e faz o seguinte comentário.
- Cara, lembra de fulana?
- Sim
- Então, está muito gostosa, tem que ver.
Quando eu vejo, logo imagino. E pensar que essa criatura brincava de pique esconde no recreio, quando estava na primeira série do primário. Comendo seu biscoito goiabinha e tomando seu guaravita. Hoje, está essa perdição toda.
14- Ter que sair com pessoas mais novas que você
Pois os que têm a sua idade estão casando, e tendo filho igual coelho.
http://zecanet.com/15-sinais-de-que-voce-esta-ficando-velho.html
Quando mudei para minha atual casa parecia que as mulheres da rua inteira estavam grávidas ou com crianças de colo. Hoje essas crianças viraram motoboys, maconheiros ou mães aos 16 anos*. Mas por incrível que pareça, das minhas turmas (seja de escola, cursinho ou faculdade) poucos tiveram filhos (que eu saiba) apesar da grande quantidade de casados.
*Nessa época meu maior sonho de consumo era um videogame. Foi uma festa em casa quando ganhei o TurboGame que para mim era o supra-sumo, mesmo já existindo o SNES e Mega Drive (que eu descartava por já ter noção de que eram caros). Aí tive que usar isso:
Quando se atenta que não se vende mais camisa “de linho”.
O quê? Isso é sério?
VOCE ESTa FICANDO VELHO SE:
1 - Fez curso de datilografia?
2 - Odiava ou adorava as provas com cheiro de álcool, recém copiadas no mimeógrafo (usando papel estêncil)?
3 - Não ia pra escola do dia do seu aniversário com medo de levar um ovo, na cabeça?
4 - Aumentava o rádio quando tocava "Voyage,Voyage...", ou alguma músicadoYahoo,Metrô,RádioTáxi?
5 - Usava caneta de 10 cores com cheiro?
6 - Viu a Gretchen cantar Conga La Conga,o Ritchie cantar Menina Veneno,asHarmony Cats cantando: seu amor é meu, ninguém vai roubar...?
7 - Jogava Enduro e River no Atari? E Master System?
8 - Tentou fazer o break do Michael Jackson?
9 - Brincava de estátua, batata quente, queimada, pega-pega, pique esconde,estrela nova cela, forca, cabra-cega, passa anel, boca de forno,amarelinha,casamento atrás da porta e stop (uééééssstopêêê)?
10 - Tinha Melissinha, botas sete léguas, catina,conga,kichute? E sabia que o tênis Montreal era o único anti-micróbio?
11 - Comia Lollo, antes de se chamar Milkbar?
12 - Colecionava papel de carta?
13 - Usou aquelas pulseirinhas de linha ou lã?
14 - Dançava lambada do Sidney Magal ou do Beto Barbosa? Ou corria pra dançar quando escutava a música Chorando se foi, quem um dia só me fez chorar...?
15 - E pulava elástico?
16 - Usa aquelas chuquinhas da Pakalolo?
17 - Usou aqueles brilhos labiais que o pote tinha forma de morango? Ou aqueles brilhos tipo da Moranguinho?
18 - Ploc gigante? Chupava bala Soft? Bebia Crush? Comia bala Xaxá?
19 - Comprava Dip Lik, Mini-Chiclets e o pirulito que vinha com hélice pra girar e voar? ... pirulito que bate-bate, pirulito que já bateu...
20 - Teve o Pequeno Pônei, o Moranguinho, Ursinhos Carinhosos, Peposo ou Peposa?
21 - Tinha os estojos com vários botões, com cola, durex, apontador(Paraguaio)?
22 - Tinha aqueles relógios com várias pulseira de cores diferentes para trocar?
23 - Leu a Série Vaga Lume?
24 - Tinha aquela régua que ao bater no braço se enroscava como uma pulseira, a Bate-Enrola?
25 - Usava aqueles brincos que vinham na cartela e se colava na orelha?
26 - Tinha a mania de dançar Jazz, igual a mulher do Flashdance?
27 - Usou polainas e tinha patins de prender nos tênis?
28 - Colecionava mini garrafas de refrigerantes? E a mãe dizia que tinha veneno dentro para que a gente não bebesse... E os ioiôs da Coca-Cola?
29 - Respondia aos Questionários das colegas? Normalmente em um caderno e a última pergunta era... De quem você gosta? Ou Deixa uma mensagem pra a dona do caderno...
30 - Teve Walkman AM/FM amarelo à prova d'água?
http://www.jornalpassatempo.blogger.com.br/voce_esta_ficando_velho_se.htm
Metade aí eu não fiz ou tive, mas lembro de todas essas modas. Outro dia estava até pensando que alguns livros da série Vaga-Lume dariam uns bons filmes juvenis. Os que mais me ocorreram no momento foram os do Marcos Rey.
7- Achar uma merda os desenhos animados de hoje em dia e sentir saudades dos que passavam no seu tempo.
Gato Felix, Popeye, He-Man, Os Jetsons, Space Ghost, Corrida Maluca, Os Flintstones, Thundercats, Street Fighter, Os Smurfs e milhares de outros, dão de 10×0 nesse Naruto, Pokemon, Digimon e similares.
Ainda gosto de (muito) mais desenhos antigos do que os de agora, mas notei que já não estou gostando tanto dos desenhos antigos assim. Já não vejo mais a graça que via em He-Man, Scooby-Doo (aliás, muitos da Hanna Barbera), Smurfs e etc. Mas Corrida Maluca p/ mim continua sendo um dos top 5.
Bons tempos!
http://www.naosalvo.com.br/vc/como-se-achar-velho-em-apenas-1-clique/
O QUÊ?