Andropov? Nunca ouvi falar! Os líderes dos países também são um indicativo do tempo. Eu me lembro vagamente dos caras pintadas e do "Fora Collor", mas eu era muito pequeno. O primeiro presidente que eu lembro mesmo de ter conhecido foi o Itamar Franco. E o primeiro presidente dos EUA o Bill Clinton, lembro do Tony Blair, do Chirac, do Iéltsin... Eu fico aterrorizado de pensar que logo, logo, vou conversar com pentelhos que nunca ouviram falar do Iéltsin (como você e o Andropov)
De política, a coisa mais antiga que me lembro é que eu estava em casa quando minha família e a da minha tia acompanhavam a eleição indireta (transmitida ao vivo com voto aberto) para definir se o presidente seria o Tancredo ou o Maluf.
A minha mais antiga memória política ( embora na época eu não soubesse disso) foi assistir a um discurso do Geisel na televisão. Era ao vivo e lembro quando ele deu uma pausa , esperou alguns segundos , bateu com os dedos no púlpito e aí caiu a ficha da platéia e começaram a aplaudir
( se era o anúncio do
pacote de abril , eu tinha 11 anos). Lembro de acompanhar dia a dia e revolução sandinista pela TV e jornais. Lembro da morte de Andropov pois estava na sucursal carioca do
Em Tempo quando saiu a noticia . Estavamos organizando a panfletagem para o comício das Diretas Já e lembro de ficarmos fazendo piadas sobre o fato.
Aprendi a fazer panfleto em queimadora elétrica de estêncil , montei palestra com retroprojetor , digitei em IBM esfera (com corretivo , é claro) , chupei muita bala Juquinha e Soft , joguei Genius , comprei catecismos do Carlos Zéfiro escondido , vi a primeira genitália desnuda da Playboy ( só a foto , infelizmente)...
Nunca curti videogames , o único para o qual tive saco de jogar foi o Wolfenstein . E ainda jogo