Autor Tópico: Pesquisa comprova[???]: fé em Deus é inerente ao ser humano  (Lida 8699 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Pesquisa comprova[???]: fé em Deus é inerente ao ser humano
« Online: 19 de Maio de 2011, 15:08:48 »
http://www.pavablog.com/2011/05/16/pesquisa-comprova-que-fe-em-deus-e-inerente-ao-ser-humano/

Uma pesquisa conduzida por dois acadêmicos da Universidade de Oxford, Inglaterra, intitulada “Projeto de Cognição, Religião e Teologia” teve o custo recorde de 1,9 milhão de libras esterlinas. Sua conclusão final é que o pensamento humano está “enraizado” em conceitos religiosos.

O projeto envolveu ao todo 57 eruditos, oriundos de 20 países, que lecionam disciplinas como Antropologia, Psicologia e Filosofia. A investigação se propunha a descobrir se a crença em divindades e na vida depois da morte são conceitos aprendidos ao longo da vida ou são inerentes ao ser humano.

Segundo o professor Roger Trigg, um dos diretores do projeto, nossa tendência natural é “ver um propósito neste mundo… nós procuramos um sentido. Pensamos que existe algo mais, mesmo que não consigamos vê-lo… Tudo isso tende a gerar em nós uma forma religiosa de pensar”. Para ele, a pesquisa mostrou que religião “não é apenas algo que algumas poucas pessoas fazem no domingo em vez de ir jogar golfe… Reunimos várias evidências que sugerem que a religião é um aspecto comum da natureza humana, presente em diferentes sociedades. Isto sugere que as tentativas de suprimir a religião tendem a ter vida curta, uma vez que o pensamento humano parece estar enraizado em conceitos religiosos, como a existência de deuses ou agentes sobrenaturais, a possibilidade de vida após a morte, e de algo anterior a essa”.

O doutor Trigg destaca ainda que, curiosamente, as pessoas que vivem nas cidades de países mais desenvolvidos, são menos propensas a serem religiosas do que as que vivem no campo ou em áreas economicamente menos desenvolvidas.

Realizado em Oxford, um dos estudos conduzidos pela equipe concluiu que crianças com menos de cinco anos de idade são mais propensas a crer em situações “sobrenaturais”, do que a entender as limitações dos seres humanos. Nesse experimento, perguntava-se às crianças se as mães delas sabiam que objeto estava guardado em uma caixa fechada. Crianças de três anos de idade acreditavam que suas mães e Deus sempre sabiam qual era o conteúdo, mas a partir dos quatro as crianças começavam a entender que suas mães não eram oniscientes.

Outro estudo feito na China mostrou que pessoas de diferentes culturas creem instintivamente que alguma parte de sua mente, alma ou espírito sobrevive de alguma forma após a morte.

O diretor do projeto, Dr. Justin Barret, do Centro de Antropologia e Mente da Universidade de Oxford, afirma que a fé é um fenômeno que subsiste nas diversas culturas do mundo porque as pessoas que compartilham os laços da religião “são mais propensas a cooperar com a sociedade”.

Ele faz questão de enfatizar que “o projeto não se dispôs a provar que Deus ou deuses existem”. O doutor Trigg entende ainda que “tanto ateus quanto as pessoas religiosas podem utilizar o estudo para defender seu ponto de vista”. “Richard Dawkins aceitaria nossas conclusões e diria que temos de evoluir para sair disso. Mas as pessoas de fé podem argumentar que a universalidade do sentimento religioso serve ao propósito de Deus. Se existe um Deus, então ele teria nos dado inclinações para procurá-lo”, conclui.

Os eruditos de Oxford acreditam fortemente que a religião não vai se enfraquecer,  como muitos especulam.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Re: Pesquisa comprova[???]: fé em Deus é inerente ao ser humano
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2011, 15:17:36 »
Esse artigo ignora sumariamente que deus é bombardiado em nossas cabeças desde sempre, e a idéia de espíritos mais ainda. Queria ver eles fazerem um experimento de verdade: pessoas que nunca ouviram falar em deus, ou espíritos ou etc etc realmente acreditariam em deus à medida que crescessem?

Pena que não é possível fazer isso.

EDIT: falando nisso, não consegui advinhar o nome da pesquisa, por que não se cita nome de pesquisa em jornais? Somos inerentemente incapazes de interpretar a pesquisa de sua fonte?   :?
« Última modificação: 19 de Maio de 2011, 15:22:05 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2011, 15:49:29 »
Não acho improvável que tenhamos uma tendência orgânica a desenvolver crenças sobrenaturais. O próprio Richard Dawkins considera isso bem provável, como escreveu em Deus, um Delírio.

Offline jpsouzamatos

• Nível 05
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2011, 23:08:08 »
Isso só serviria para provar que o ateísmo é uma evolução, toda evolução foi uma adaptação ou superação de processos e mecanismos naturais que prejudicavam ou não eram favoráveis para o ser.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2011, 03:12:23 »
Queria saber como uma pesquisa pode saber que a fé é inerente sem analisar pessoas que nunca foram bombardeadas pela religião.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2011, 09:20:34 »
Isso só serviria para provar que o ateísmo é uma evolução, toda evolução foi uma adaptação ou superação de processos e mecanismos naturais que prejudicavam ou não eram favoráveis para o ser.

Os ateus têm mais descendentes do que os religiosos? Acho que não. Então, no sentido biológico, o ateísmo não é uma evolução. Talvez no sentido cultural, se você forçar a barra.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2011, 09:41:52 »
Pesquisa interessante. Ela coloca a crença em deuses em pé de igualdade com certos intintos naturais, como a tendência dos homens a
sentir tesão por mulheres com sinais externos de fertilidade, o medo instintivo de cobras e nossa aversão natural a fluidos corporais e fezes.
Espero que os deuses gostem da companhia. :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2011, 13:02:13 »
Ola,

"Esse artigo ignora sumariamente que deus é bombardiado em nossas cabeças desde sempre, e a idéia de espíritos mais ainda. Queria ver eles fazerem um experimento de verdade: pessoas que nunca ouviram falar em deus, ou espíritos ou etc etc realmente acreditariam em deus à medida que crescessem?"

Vc está analisando a coisa toda já "em ciclo de funcionamento". Mas para ter este ciclo, teve que ter uma origem. É neste ponto que a pesquisa é útil.

O seu argumento não procede, pois o fenômeno da fé se manifesta nas mais diferentes sociedades. Pegue uma tribo indígena isolada na amazônia, e vc verá manifestação do fenômeno da fé. Eu nunca ouvi falar de sociedades atéias.

O que vc propõe? Que alguém racionalmente criou este conceito para se beneficiar ? Acho muito pouco provável(e o artigo dá argumentos contrários a isto), apesar de temos quem se beneficie da religião estabelecida; Que é o medo da morte, o responsável? Pode ser importante para estabelecermos a religião(com seus dogmas, etc), mas acho que não é o que "dispara" a questão da fé (não lembro onde li, mas já foram identificado comportamentos aparentemente religiosos em gorilas, com relação à natureza), o que o artigo tenta explicar.

"Isso só serviria para provar que o ateísmo é uma evolução, toda evolução foi uma adaptação ou superação de processos e mecanismos naturais que prejudicavam ou não eram favoráveis para o ser."

Por favor, detalhe mais este salto lógico que vc deu.

"Queria saber como uma pesquisa pode saber que a fé é inerente sem analisar pessoas que nunca foram bombardeadas pela religião."

Como falei, analisando diferentes sociedades em diferentes tempos, esta acaba sendo a explicação mais simples para o surgimento da fé/religião em todas elas.

"Os ateus têm mais descendentes do que os religiosos? Acho que não. Então, no sentido biológico, o ateísmo não é uma evolução. Talvez no sentido cultural, se você forçar a barra."

Muito porvavelmente não, pois os religiosos crecem e se multiplicam :hihi:, seguindo a palavra :hihi:Os ateus são mais adeptos á abortos, métodos anti-concepcionais, etc.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2011, 13:04:57 »
Ola Dr.

"Pesquisa interessante. Ela coloca a crença em deuses em pé de igualdade com certos intintos naturais, como a tendência dos homens a
sentir tesão por mulheres com sinais externos de fertilidade, o medo instintivo de cobras e nossa aversão natural a fluidos corporais e fezes.
Espero que os deuses gostem da companhia. "

Resumindo, a fé em um criador nos mantém vivos  :hihi:

Abs
Felipe

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2011, 13:51:03 »
Ola,

Vc está analisando a coisa toda já "em ciclo de funcionamento". Mas para ter este ciclo, teve que ter uma origem. É neste ponto que a pesquisa é útil.

O seu argumento não procede, pois o fenômeno da fé se manifesta nas mais diferentes sociedades. Pegue uma tribo indígena isolada na amazônia, e vc verá manifestação do fenômeno da fé. Eu nunca ouvi falar de sociedades atéias.

O que vc propõe? Que alguém racionalmente criou este conceito para se beneficiar ? Acho muito pouco provável(e o artigo dá argumentos contrários a isto), apesar de temos quem se beneficie da religião estabelecida; Que é o medo da morte, o responsável? Pode ser importante para estabelecermos a religião(com seus dogmas, etc), mas acho que não é o que "dispara" a questão da fé (não lembro onde li, mas já foram identificado comportamentos aparentemente religiosos em gorilas, com relação à natureza), o que o artigo tenta explicar.

O começo do ciclo foi: por que ocorre chuva? Porque o deus do raio quer (associação com raios, que só ocorrem durante chuvas). Agora, se por outro lado você já tem várias repostas e fornece à pessoa as ferramentas de se entender o resto, o resultado seria bem diferente.

Quer evidência que a parte em negrito é uma explicação bem plausível? É só ver um programa do Silas Mafaia. Se pessoas desse tipo não criaram a religião, é inegável que eles usam de seus conceitos abstratos para tirarem proveito delas.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2011, 14:16:07 »
Eu sinto que Deus existe dentro de mim;
Eu sou humano;
Logo, todo ser humano sente que Deus existe.

O que acontece com as pessoas que não acreditam em Deus é que este sentimento está abafado por um sentimento contrário no qual será visto quando o sentimento contrário não mais existir.

Se fosse o contrário, ou seja, se tivéssemos o sentimento de que Deus não existesse, não haveria mais um crente neste mundo.

Fórmula simples e irrefutável.

Como a alegoria da caverna de Platão: Àquele que despertou saiu da caverna e viu a luz, entretanto, não consegue explicar de modo intelegível para seus companheiros, que ainda estão na caverna, o que é a luz. Quem saiu tem uma certeza e é obrigado a seguir seu caminho, e quem ficou na caverna tem sua certeza relativa de modo que só irá ter uma certeza absoluta quando sair da caverna.

Espinosa ao falar deste sentimento ele diz o seguinte:
"Quanto menos a mente intelige, mas percebe mais coisas, mais tem o poder de fingir, e quanto mais coisas
intelige, mais diminui aquela potência.
"

Pra quê discutir algo que está inerente à todo ser humano e que um dia irá desabrochar como uma flor  :)

Quando chegar aquilo que for perfeito, tudo que é imperfeito desaparece." (ICor 13:10)

Por esta razão que eu nunca discuto Deus.
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 14:32:28 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2011, 14:41:25 »
Eu sou humano;

O que acontece com as pessoas que não acreditam em Deus é que este sentimento está abafado por um sentimento contrário no qual será visto quando o sentimento contrário não mais existir.

Se fosse o contrário, ou seja, se tivéssemos o sentimento de que Deus não existesse, não haveria mais um crente neste mundo.

Fórmula simples e irrefutável.

Como a alegoria da caverna de Platão: Àquele que despertou saiu da caverna e viu a luz, entretanto, não consegue explicar de modo intelegível para seus companheiros, que ainda estão na caverna, o que é a luz. Quem saiu tem uma certeza e é obrigado a seguir seu caminho, e quem ficou na caverna tem sua certeza relativa de modo que só irá ter uma certeza absoluta quando sair da caverna.

Espinosa ao falar deste sentimento ele diz o seguinte:
"Quanto menos a mente intelige, mas percebe mais coisas, mais tem o poder de fingir, e quanto mais coisas
intelige, mais diminui aquela potência.
"

Pra quê discutir algo que está inerente à todo ser humano e que um dia irá desabrochar como uma flor  :)

Quando chegar aquilo que for perfeito, tudo que é imperfeito desaparece." (ICor 13:10)

Por esta razão que eu nunca discuto Deus.

Micrômegas,

Você gosta de cachorro-quente?

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2011, 15:16:13 »
Mrs. Geodet,

Gostar de algo é uma opção, está associado com as contingências e hábitos alimentares durante a vida, pode está associado também a sabores, qualidade, imagens etc, pode ser que a salsicha do cachorro-quente lembre algo que faça alguém deseja-la, enquanto que eu, não  :D. No entanto, o desejo de querer algo é inerente a todo ser humano. Se eu tenho o sentimento de desejo, sei que todo ser humano também o tem, mesmo que não tenhamos os mesmo desejos, logo todo ser humano deseja. Se eu sinto fome - mesmo no menor grau possível - e sou humano, logo todo ser humano sente fome em graus variados e é humano.

Se eu sinto amor por alguém, e muitas pessoas dizem que não sabem o que é o amor, e eu sou humano, logo todo ser humano sente amor, mesmo que este sentimento esteja latente. Se eu penso, e sou humano, logo todo ser humano pensa. Não preciso de provas ciêntíficas para saber destas cosias, eu as tenho dentro de mim mesmo.

Deus só é conhecido interiormente por cada indivíduo. É como um sentimento que todos sentimos e ninguém sabe como explicar. Imagina quem não sente! como irá explicar?

« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 15:25:39 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2011, 15:24:49 »
Não adianta, meu caro... É o argumento mais irrefutável que existe. Deus só é conhecido interiormente por cada indivíduo. É como um sentimento que todos sentimos e ninguém sabe como explicar. Imagina quem não sente! como irá explicar?

Se é tão irrefutável como diz, porque não estamos debatendo fatos irrefutáveis como andar sobre duas pernas (no caso dos humanos, óbvio)?

Engraçado isto, nínguem discute que eu, você ou 4 bilhões de pessoas andam eretos, não é verdade?

Ou somente discutimos aquilo que invariavelmente temos dúvida (mesmo que pequena)?

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2011, 15:28:11 »
Não adianta, meu caro... É o argumento mais irrefutável que existe. Deus só é conhecido interiormente por cada indivíduo. É como um sentimento que todos sentimos e ninguém sabe como explicar. Imagina quem não sente! como irá explicar?

Se é tão irrefutável como diz, porque não estamos debatendo fatos irrefutáveis como andar sobre duas pernas (no caso dos humanos, óbvio)?

Engraçado isto, nínguem discute que eu, você ou 4 bilhões de pessoas andam eretos, não é verdade?

Ou somente discutimos aquilo que invariavelmente temos dúvida (mesmo que pequena)?
Irrefutável para quem sente, meu caro. Quem não sente, refuta, mas somente na cabeça dele, porque ele acha que está refutando algo, mas algo que ele não conhece.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Maio de 2011, 15:41:08 »

Irrefutável para quem sente, meu caro. Quem não sente, refuta, mas somente na cabeça dele, porque ele acha que está refutando algo, mas algo que ele não conhece.

Então somos todos farinha do mesmo saco, não é?

Sentir e pensar são característica humanas.

Você alega que sente e não refuta (crença).
Eu alego que penso e refuto (ceticismo).

São pontos de vista diferentes, mas entenda, isto não te faz especial nem comprova tuas vontades.
Você precisa compreender que afirmar veemente somente convence você.

E cuidado para não enlouquecer com isto, ok? :hehe:

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2011, 15:45:14 »

Então somos todos farinha do mesmo saco, não é?

Sentir e pensar são característica humanas.

Você alega que sente e não refuta (crença).
Eu alego que penso e refuto (ceticismo).

São pontos de vista diferentes, mas entenda, isto não te faz especial nem comprova tuas vontades.
Você precisa compreender que afirmar veemente somente convence você.

E cuidado para não enlouquecer com isto, ok? :hehe:
Caramba, como vcs complicam quando entendem!

Não é o fato de eu ser especial e vc não. Uma flor não é menos especial que outra quando está dormindo(botão). Uma criança não é menos especial que um adulto, um adulto não é menos especial que um idoso; um idoso não é menos especial que um adulto; um adulto não é menos especial que uma criança. ;)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Maio de 2011, 15:50:37 »
Caramba, como vcs complicam quando entendem!

Não é o fato de eu ser especial e vc não. Uma flor não é menos especial que outra quando está dormindo(botão). Uma criança não é menos especial que um adulto, um adulto não é menos especial que um idoso; um idoso não é menos especial que um adulto; um adulto não é menos especial que uma criança. ;)

Tá bom Micro,

Eu só pedi para você entender: sentir que Apollo existe no seu lindo e fraterno coração humano é um opção sua, irrefutável de fato.

Repito: Opção sua.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Maio de 2011, 15:58:56 »
Um exemplo claro é o amor.

Digamos que o amor é mensurável e vai de 0 ao infinito. Do grau 0 ao 1000 ainda é um amor egoísta. Digamos que eu sei o que é o grau 1, enquanto que vc conhece o grau 2. Como poderei intelegir o grau 2 se só conheço o grau 1? E como poderemos entender quem está no grau 10, 20, 30, 1000? Sabemos o que é o amor absoluto, não! podemos falar de modo intelegível, não! mas podemos intelegir que o amor é algo perfeito em absoluto pelo pouco sentimento de amor que sentimos.

Da mesma forma é Deus. Sentimos em um pequeno grau, entretanto podemos intelegir pelo exemplo de outras pessoas que sentiram em maiores graus, que o que sentimos ainda é pequeno; desta forma concluímos que o grau é infinito e quem sente mais intelege mais, e não depende de uma única encarnação para chegar entender em absoluto. 

« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 16:03:59 por Micrômegas »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Maio de 2011, 16:02:15 »
Um exemplo claro é o amor.

Digamos que o amor é mensurável e vai de 0 ao infinito. Do grau 0 ao 1000 ainda é um amor egoísta. Digamos que eu sei o que é o grau 1, enquanto que vc conhece o grau 2. Como poderei intelegir o grau 2 se só conheço o grau 1? E como poderemos entender quem está no grau 10, 20, 30, 1000? Sabemos o que é o amor absoluto, não! entretanto sabemo que o amor pode ser menor ou maior(infinito) quando eliminamos o egoísmo.

Da mesma forma é Deus. Sentimos em um pequeno grau, entretanto podemos intelegir pelo exemplo de outras pessoas que sentiram em maiores graus que o que sentimos ainda é pequeno; desta forma concluímos que o grau é infinito e quem sente mais intelege mais, e não depende de uma única encarnação para chegar entender em absoluto. 

Por favor, Micro, não acredito num troço desses!

Você está comparando deus/amor e elevando-os ao mesmo níveis de medição de doenças mentais!

Essa foi terrível. Que forçada hein?

Se eu sofro de alucinações e chamo-as de deus, qual a diferença?

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Maio de 2011, 16:13:56 »
O amor foi uma comparação aos diferentes modos que as pessoas tem de sentir as coisas. Dei como exemplo o amor, por ser um sentimento que cada um interpreta ao seu modo, pelo qual nem sempre tem razão no que dizem, ou seja, confundem amor com paixão. E por ser um sentimento em si mesmo, único, só pode ser sentido e intelegível por quem ja sentiu verdadeiramente e em graus diferentes.

Vc que não entendeu

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2011, 16:32:06 »
Vc que não entendeu

Ok, eu não entendi, você não entendeu e concordamos que deus está na sua cabeça, não na minha.

Simples né?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2011, 17:13:12 »
Eu sou humano;
[...]

Eu sinto que deus não existe;
Eu sou humano;
Logo, todo ser humano sente que deus não existe.

:)

Foto USGS

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2011, 17:19:56 »
Eu sou humano;
[...]

Eu sinto que deus não existe;
Eu sou humano;
Logo, todo ser humano sente que deus não existe.

:)

pense na preposição que vc colocou Geotecton, e veja se tem fundamento ;)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2011, 17:38:17 »
pense na preposição que vc colocou Geotecton, e veja se tem fundamento ;)

Ué, só tem fundamento se for o contrário?

Hehehe... Micro... Micro... Micro... :hehe:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!