Autor Tópico: Pesquisa comprova[???]: fé em Deus é inerente ao ser humano  (Lida 8702 vezes)

Trudeau

• Visitante
Re: Pesquisa comprova[???]: fé em Deus é inerente ao ser humano
« Resposta #75 Online: 07 de Julho de 2011, 14:10:01 »
Em termos céticos, a crença é um comportamento cognitivo ignorante. A dúvida, que embasa a curiosidade, tendendo a confrontar a realidade apresentada, como a cultura religiosa em que somos imersos.

É essa a distinção usual do pensamento científico versus pensamento religioso.
Right on!
Faço minha as tuas palavras.

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #76 Online: 07 de Julho de 2011, 19:06:44 »
... o argumento que ele usou para concluir que deus é inerente ao ser humano pois sempre existiram religiosos tb permite concluir que os ateus, o escravismo, a pedofilia, o genocídio, etc, é tudo inerente ao ser humano pois sempre existiram.
Nada a ver...
Você continua misturando tudo... Associar ateísmo a crimes é como misturar medidas físicas: metros com litros, com decibéis, com Volts... Uma associação muito infeliz e sem fundamento...
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 07 de Julho de 2011, 19:22:28 »
... o argumento que ele usou para concluir que deus é inerente ao ser humano pois sempre existiram religiosos tb permite concluir que os ateus, o escravismo, a pedofilia, o genocídio, etc, é tudo inerente ao ser humano pois sempre existiram.
Nada a ver...
Você continua misturando tudo... Associar ateísmo a crimes é como misturar medidas físicas: metros com litros, com decibéis, com Volts... Uma associação muito infeliz e sem fundamento...

Não.

Ao meu ver ele não "misturou" nada, pois o gilberto estava se referindo a outro assunto, além do que ele já se manifestou abertamente, em outras oportunidades, contra este tipo de correlação, visto que ela não existe.
« Última modificação: 08 de Julho de 2011, 08:22:42 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #78 Online: 07 de Julho de 2011, 19:47:28 »
Ok, talvez eu tenha usado o termo "misturou" de forma incorreta... Só estranhei ele ter colocado a citação do ateísmo na mesma frase em que cita mazelas humanas... Eu tenho aversão natural a esse tipo de pensamento...
Desculpe a falha!
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #79 Online: 07 de Julho de 2011, 20:35:04 »
Ok Baphomet,
eu não acredito em tais correlações. Só tentei fazer uma indução ao absurdo. É que sou meio enrolado para escrever ... hehe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #80 Online: 07 de Julho de 2011, 22:11:50 »
Não ter religião não significa ser ateu.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 08 de Julho de 2011, 08:19:32 »
Sim, a pessoa pode ser agnostica, deísta ou ter criado sua porópria religião  e se define sem uma... Temos alguns casos aqui de religiões proprias definidas pelos seus criadores como não sendo religião como o Enio por exemplo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 08 de Julho de 2011, 08:24:52 »
Não ter religião não significa ser ateu.

Concordo.
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re:Pesquisa comprova[???]: fé em Deus é inerente ao ser humano
« Resposta #83 Online: 01 de Dezembro de 2013, 18:50:39 »
Magia~Religião estão presentes em todas as sociedades, inclusive a ciência pode ser encarada como um espécie de religião.
Positivistas gonna positivar.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!