Autor Tópico: Pesquisa comprova[???]: fé em Deus é inerente ao ser humano  (Lida 8700 vezes)

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
Re: Pesquisa comprova[???]: fé em Deus é inerente ao ser humano
« Resposta #25 Online: 26 de Maio de 2011, 17:43:00 »
Não tem fundamento porque não é possível sentir algo inexistente.

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 26 de Maio de 2011, 17:52:41 »

Ah! Não! Então tá:

Eu sinto que Wothan existe dentro de mim;
Eu sou humano;
Logo, todo ser humano sente que Wothan existe.

Eu sinto que um Peter Pan existe dentro de mim;
Eu sou humano;
Logo, todo ser humano sente que Peter Pan existe.

E agora José? :hehe:

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #27 Online: 26 de Maio de 2011, 17:54:15 »
Vc está querendo é fantasiar, não argumentar.

Se vc acredita que é possível sentir algo que não existe, eu encerro aqui.

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Maio de 2011, 17:54:44 »
Ou então:

Eu sinto que o Acaso existe dentro de mim;
Eu sou humano;
Logo, todo ser humano sente que o Acaso existe.

E agora de novo, José? :hehe:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 26 de Maio de 2011, 17:57:40 »

Ah! Deixa de ser chorão rapaz! :biglol:

Só porque eu não acredito no deus que você fantasiou, você fica bravo?!

Exceto a sua comparação, todas as outras são inválidas, pois não existem? Por que só a sua existe?

Ah... Vá lá bello!

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 26 de Maio de 2011, 19:12:04 »
"O começo do ciclo foi: por que ocorre chuva? Porque o deus do raio quer (associação com raios, que só ocorrem durante chuvas). Agora, se por outro lado você já tem várias repostas e fornece à pessoa as ferramentas de se entender o resto, o resultado seria bem diferente."

A sua lógica falha, pois para atribuir a responsabilidade de algo para um Deus deve-se, primeiramente, acreditar nesta entidade. Depois responder às "perguntas" utilizando-se dela.

"Quer evidência que a parte em negrito é uma explicação bem plausível? É só ver um programa do Silas Mafaia. Se pessoas desse tipo não criaram a religião, é inegável que eles usam de seus conceitos abstratos para tirarem proveito delas."

Se vc reparar, eu cito isto no meu proprio texto. Além do mais, vc está misturando fé e religião. Não é uma boa explicação para a origem da fé.

Abs
Felipe

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Maio de 2011, 19:22:43 »
E nosso cérebro não inventa coisas? Ele inventa que o raio é um deus e a merda está feita. Um exemplo é a ilusão da bailarina, em que seu cérebro inventa que ela está girando no sentido horário ou anti-horário.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Maio de 2011, 20:24:18 »
Mas isto está exatamente de acordo com o que a pesquisa fala, não? Ou seja, ele associa um fato real a algo que já está predisposto, sobrenatural.

Fale mais dessa ilusão...Não conheço.

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Maio de 2011, 20:28:27 »
Mas isto está exatamente de acordo com o que a pesquisa fala, não? Ou seja, ele associa um fato real a algo que já está predisposto, sobrenatural.
[...]
Abs
Felipe

Caro Feliperj

O melhor seria dizer "A algo que se cre sobrenatural".

Abraço.

Geotecton
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 26 de Maio de 2011, 20:39:39 »
Eu sinto que Deus existe dentro de mim;
Eu sou humano;
Logo, todo ser humano sente que Deus existe.
[...]
Eu sinto que deus não existe;
Eu sou humano;
Logo, todo ser humano sente que deus não existe.

:)
pense na preposição que vc colocou Geotecton, e veja se tem fundamento ;)

Concordo. Mas o meu raciocínio é uma ironia ao seu, porque ele também não faz sentido visto que como não há evidências da existência de deus, voce não pode assegurar que sente algo que cuja existência é, para dizer o mínimo, questionável.

Além disto, sentir é um verbo que expressa uma relação principalmente com o (sentido) do tato e deus não é alcançável, por definição, pelos "sentidos".
Foto USGS

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #35 Online: 26 de Maio de 2011, 22:21:24 »

Fale mais dessa ilusão...Não conheço.

Abs
Felipe
http://skollenon.com/sixteen-minutes/desvendando-a-ilusao-da-bailarina/

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Maio de 2011, 04:06:10 »
São as conclusões deste tipo de estudos semelhantes que levam o filósofo Alvin Plantinga a considerar que a crença em Deus é racional mesmo sem suporte de evidências ou argumentos, É uma crença básica... e isso colocaria o ónus da prova do lado do ateísmo. Quem descrê é que deveria apresentar evidências e argumentos.

As aspirações religiosas de que o estudo fala podem ser consideradas uma prova da existência do sobrenatural, da imortalidade e até de Deus ou deuses... ou então podem ser uma espécie de subproduto tóxico do desenvolvimento da consciência humana... uma tentativa de resposta humana à consciência da morte inevitável... uma estratégia para contornar o fim... negando-o.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #37 Online: 27 de Maio de 2011, 09:13:26 »

[...]
Exceto a sua comparação, todas as outras são inválidas, pois não existem? Por que só a sua existe?

Ah... Vá lá bello!
Quem sente, sente algo. Se a priori ele diz que sente que Deus não existe, é uma preposição falsa.
Se algo não existe não pode ser sentido.
« Última modificação: 27 de Maio de 2011, 09:16:39 por Micrômegas »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #38 Online: 27 de Maio de 2011, 09:28:10 »
Quem sente, sente algo. Se ele diz que sente que Deus não existe, é uma preposição falsa. Se Deus não existisse, não poderia ser sentido.

O filósofo panteísta Plotino terá ensinado: se Deus estivesse ausente do mundo também estaria ausente de nós. E o poeta Píndaro à pergunta: - O que é Deus?, respondia: - É tudo!

Há, indubitavelmente, alguma razão para definir o homem como um animal religioso que aspira a algo mais... ou que intui algo mais... e chama Deus a esse algo indeterminado..., mas daí não se podem tirar provas ou conclusões para qualquer tipo de Deus específico... nem que esse Deus seja mais do que o maravilhamento e espanto do homem perante a imensão que o envolve e de que faz parte integrante... uma declaração de pertença ao todo envolvendo rituais... será isso a tal religiosidade imanente?   
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 27 de Maio de 2011, 09:44:55 »

[...]

Ah... Vá lá bello!
Quem sente, sente algo. Se a priori ele diz que sente que Deus não existe, é uma preposição falsa.

Ok Micro,

Mas releia a resposta do Geo, você verá que o seu silogismo também é falso.

Até porque na prática, sentir ou não sentir algo superior (ou um criador) não fará qualquer diferença.

É particular, entende? E não dá para generalizar um sentimento sem ordem prática.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 27 de Maio de 2011, 11:04:50 »
Eu sinto que Deus existe dentro de mim;
Eu sou humano;

Eu sou vascaíno;
Eu sou humano;
Logo, todo ser humano é vascaíno.

A falha no silogismo é a generalização, você não pode dizer que todo ser humano sente uma coisa baseado na experiência de um único indivíduo, você está tomando a parte pelo todo. A conclusão não segue das premissas porque você poderia, por exemplo, ser a única pessoa no mundo a sentir que Deus existe.

Bom, sabemos que você não é a única pessoa do mundo que sente que Deus existe, mas ainda que o argumento fosse mudado para "eu e mais 95% da população mundial sentimos que Deus existe dentro de nós; eu e 95% da população mundial somos humanos; logo todos os humanos sentem que Deus existe" ainda estaria errado, aliás, fica até mais claro que o argumento está errado formulando-o assim.

Se você não está convencido ainda de que seu silogismo é falacioso, deixa eu dar mais um exemplo:

Eu enxergo;
Eu sou humano;
Logo todo ser humano enxerga.

Está demonstrado que cegos não existem. Mas isso é só uma analogia, existe realmente luz "enxergável" e os cegos que negassem sua existência estariam errados, mas o que você e outros que sentem Deus sentem que nós não sentimos não é demonstrável de forma independente, pode ser verdade, mas pode ser engano. Isso é uma experiência subjetiva, eu acredito que você acredita que sente Deus dentro de si. Mas esse sentimento carece de evidência objetiva de que Deus existe e ele pode ser sentido, é diferente da luz.

As pesquisas como a citada nesse tópico, que alegam que a fé em Deus é inerente ao ser humano, só demonstram que nosso cérebro tem tendência a sentir fé, a ter esse sentimento de que existe algo sobrenatural (o que não significa que isso exista em absolutamente todas as pessoas, o meu cérebro é diferente do seu em muitos sentidos), mas isso não implica que ele foi projetado inteligentemente por um Deus para isso, isso pode ser um subproduto de outras funções que evoluíram naturalmente.
« Última modificação: 27 de Maio de 2011, 11:09:20 por uiliníli »

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #41 Online: 27 de Maio de 2011, 19:06:18 »
O doutor Trigg destaca ainda que, curiosamente, as pessoas que vivem nas cidades de países mais desenvolvidos, são menos propensas a serem religiosas do que as que vivem no campo ou em áreas economicamente menos desenvolvidas.
Conclusão óbvia e nada curiosa... Em ambientes mais desenvolvidos, as pessoas são mais cultas e menos propensas a fantasias...

Outro estudo feito na China mostrou que pessoas de diferentes culturas creem instintivamente que alguma parte de sua mente, alma ou espírito sobrevive de alguma forma após a morte.
Acredito que isso tenha a ver com a nossa genética...
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Maio de 2011, 19:14:41 »
O doutor Trigg destaca ainda que, curiosamente, as pessoas que vivem nas cidades de países mais desenvolvidos, são menos propensas a serem religiosas do que as que vivem no campo ou em áreas economicamente menos desenvolvidas.
Conclusão óbvia e nada curiosa... Em ambientes mais desenvolvidos, as pessoas são mais cultas e menos propensas a fantasias...

A fé é um mal do terceiro mundo, como a cólera.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #43 Online: 28 de Maio de 2011, 04:17:18 »
A fé é um mal do terceiro mundo, como a cólera.

Em ambientes mais desenvolvidos... ou será mais correto dizer em ambientes mais afastados da natureza,... em ambientes mais artificiais e portanto menos naturais... talvez seja este o ponto.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 28 de Maio de 2011, 09:53:21 »

Tanto o meu silogismo como o seu são falsos. O meu porque eu faço uma proposição que é contraditória a priori e o seu porque é uma generalização. A diferença é que o meu silogismo foi apenas uma ironia ao seu, que pelo visto reflete a sua crença.
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #45 Online: 28 de Maio de 2011, 12:45:24 »
Em ambientes mais desenvolvidos... ou será mais correto dizer em ambientes mais afastados da natureza,... em ambientes mais artificiais e portanto menos naturais... talvez seja este o ponto.
Esse tipo de divisão é totalmente arbitrária... Eu moro do lado de um parque, logo eu tenho fé?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 28 de Maio de 2011, 14:57:56 »

Tanto o meu silogismo como o seu são falsos. O meu porque eu faço uma proposição que é contraditória a priori e o seu porque é uma generalização. A diferença é que o meu silogismo foi apenas uma ironia ao seu, que pelo visto reflete a sua crença.

Mas é possível sentir a ausência. Eu sinto que nenhuma formiga está me picando. Se você sabe como algo deveria ser sentido, o sentimento da ausência é válido. No caso do Geo, porém, é mais uma ausência de sentimento, ele não sente qualquer sentimento que seja que possa ser associado à existência de Deus.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Maio de 2011, 10:48:29 »
Uilinili, nosso cérebro só sente algo se existir a reminiscência da sensação. Não há como sentir algo que não existe. Se vc sente que não há formigas lhe picando, é pq seu cérebro ja conhece a sensação das formigas picando. Neste caso o sentimento da ausência é inválido.

Não existe ausência de sentimento inexistente.

É comum a ideia de que, quando a mente humana entra em ação, em primeiro lugar se formou o pensamento ( Vcs, céticos, conseguem chegar somente até aqui, pq acreditam que os pensamentos e sentimentos são químicos). Mas, numa camada mais profunda do que aquela em que se forma o pensamento, surge o sentimento, que gera o pensamento.

As pessoas pensam porque sentem. Pensam em Deus, pq sente Deus.

portanto, esta proposição é verdadeira para todo ser humano, mesmo aqueles que ainda não sentem, porque  "O ser humano é o medida de todas as coisas" :

Eu sinto que Deus existe;
Eu sou humano;

« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 11:00:13 por Micrômegas »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 29 de Maio de 2011, 11:11:06 »
Eu sou humano;

Isso foi o exemplo de pensamento falacioso ou você quis usar isso como prova?

O que acontece Micromegas, é que sentimos coisas que não são reais. A quantidade de sentimentos que você tem por uma coisa qualquer não corrobora de maneira alguma a existência daquilo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Maio de 2011, 14:12:52 »
Uilinili, nosso cérebro só sente algo se existir a reminiscência da sensação. Não há como sentir algo que não existe. Se vc sente que não há formigas lhe picando, é pq seu cérebro ja conhece a sensação das formigas picando. Neste caso o sentimento da ausência é inválido.

Não existe ausência de sentimento inexistente.

É comum a ideia de que, quando a mente humana entra em ação, em primeiro lugar se formou o pensamento ( Vcs, céticos, conseguem chegar somente até aqui, pq acreditam que os pensamentos e sentimentos são químicos). Mas, numa camada mais profunda do que aquela em que se forma o pensamento, surge o sentimento, que gera o pensamento.

As pessoas pensam porque sentem. Pensam em Deus, pq sente Deus.

Foi como eu falei, eu posso sentir a ausência de formigas me picando porque eu conheço a sensação de uma picada de formiga. Eu já passei por ambas as experiências, a de ser picado e de não ser picado. Mais do que isso, quando eu senti a experiência da picada eu devo ter visto uma formiga próxima ao local do comichão e possivelmente uma mancha vermelha por ali, o que me levaria a desenvolver a intuição de que aquela formiga é a causa da sensação desagradável que acabei de descobrir, caso contrário eu não saberia como chamá-la.

Com relação a Deus, eu tenho certeza de que você e muitas outras pessoas sentem de fato alguma coisa, mas ao contrário do caso da formiga, que se encontrava numa situação bem incriminadora no momento em que você sentiu sua picada, imagino que você não veio de um estado de ausência de sensação da existência de Deus, de súbito desenvolveu essa sensação e viu um deus rondando por perto para explicar essa sensação. Não, esse é um sentimento pessoal e você tem a íntima sensação de se tratar de Deus, mas não há um meio de verificar isso de forma objetiva e independente desses mesmos sentimentos.

Não havendo um meio de verificar independentemente a origem desse sentimento, há de se convir que a causa que você atribui a ele pode ser enganosa. Por exemplo, eu posso sentir uma picada e não ver bichinho nenhum por perto, por mais que eu pensasse ser de formiga, na verdade ela poderia ser de aranha. Ou poderia não ser nada também, eu não sei quanto a você, mas às vezes eu sinto uns comichões pelo corpo sem uma causa aparente. Esse próprio estudo que é mencionado neste tópico fala que a fé em Deus é inerente ao ser humano, eu não duvido disso, o que eu e você discordamos é quanto às implicações disso. Para mim isso implica é que a fé é um subproduto de outras funções cerebrais, como a nossa tendência a atribuir intencionalidade a fenômenos naturais.

portanto, esta proposição é verdadeira para todo ser humano, mesmo aqueles que ainda não sentem, porque  "O ser humano é o medida de todas as coisas" :

Eu sou humano;

Micrômegas, eu não estou dizendo que esse silogismo está errado porque eu não concordo com ele. Eu estou dizendo que ele está errado porque ele está errado mesmo. Tanto quanto 2+2=5. É uma generalização indevida, equivale a dizer "Xuxa é loira, Xuxa é humana, logo todo humano é louro." Isso está completamente errado. Xuxa faz parte do subconjunto dos loiros e faz parte do subconjunto dos humanos, mas você não pode inferir daí que o subconjunto dos humanos está contido no subconjunto dos loiros, na verdade a recíproca é que é verdadeia. Estaria correto fazer o caminho inverso, por exemplo, não há nada de errado com o seguinte silogismo: "Todo ser humano sente que Deus existe, eu sou humano, logo eu sinto que Deus existe," nesse caso a primeira premissa já diz que o subconjunto dos humanos está contido no conjunto dos seres que sentem que Deus existe, como você está contido no subconjunto dos humanos, você necessariamente está contido no subconjunto dos seres uqe sentem a existência de Deus. Sua lição de casa é desenhar diagramas de Venn até você verificar que esse silogismo que você está repetindo é inválido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!