Pode ser que exista vida inteligente na nossa galáxia, mas ela pode estar muito longe. Ou talvez, nós somos os "the freaks" e os extraterrestres olham para o nosso sol e pensam "Não, aí não tem como ter vida".
Essa é uma resposta comum para o paradoxo, Fabi, mas uma tréplica também comum é que uma vez que uma civilização comece a colonizar outros sistemas estelares, ela começa a se "reproduzir" exponencialmente. Primeiro você habita uma estrela, então passa a habitar duas. Aí das duas estrelas vão sair missões para colonizar outras, e logo serão quatro. Daí, de cada uma das quatro vai sair uma missão nova e então já serão 8 e assim por diante, 16, 32, 64... isso cresce muito rápido e após apenas 38 gerações você já teria colonizado mais estrelas do que estão disponíveis na galáxia. Se o intervalo entre cada geração for de um milhão de anos (e imagino que na verdade ele poderia ser até umas mil vezes menor!) você precisaria de menos de 40 milhões de anos para dominar a galáxia inteira! 40 milhões de anos, para o tempo geológico, é pouquíssimo tempo, por exemplo, se tivesse surgido uma espécie tecnológica de dinossauros e eles tivessem detido a extinção do cretéceo-terciário, eles já teriam terminado de colonizar a galáxia há muito tempo a esta altura!
Eu acho que se existe outra civilização tecnológica na galáxia, as chances de ela ser milhões de anos mais velha que a nossa são enormes. Talvez ela não seja mais velha o suficiente, talvez ela já tenha colonizado uma fração considerável da galáxia e em mais alguns poucos milhões de anos eles cheguem até nós. Ou talvez eles não existam ou as viagens interestelares não sejam possíveis por causas que ainda não conheçamos completamente.
acho que as hipóteses plausíveis são as seguintes: os ufólogos estão certos e somos constantemente visitados, mas isso é acobertado pelas autoridades;
Penso que se realmente existirem visitantes de outros planetas, eles teriam tecnologia o suficiente para se esconder de nós sem a necessidade do acobertamento por parte da autoridades. Se não quiserem ser vistos, não serão. É mais ou menos como os crentes falam: deus é tão poderoso que se não quiser ser encontrado não será.. 
Eu também penso assim, parece meio cômico até uma civilização milhões de anos mais avançada que a nossa dar tanta bandeira. Se eles querem ser vistos, por que não se mostram mais enfaticamente? Se não querem, por quê há tantos relatos de avistamentos (admitindo que esses relatos correspondam realmente a avistamentos de discos voadores, podemos estar sendo visitados há milênios e mesmo assim nenhum relato de avistamento de OVNI corresponder a um avistamento real dessas naves). Mas pode ser também que eles simplesmente não dêem a mínima para se nós os estamos vendo ou não, já que não há nada que possamos fazer que lhes ameace. Mesmo assim é curioso o que eles estariam fazendo aqui, quem assumiria os custos e os riscos de uma viagem interestelar apenas para roubar vacas e fazer sondas anais em caipiras?
ou estamos sós na galáxia; ou viagens interestelares são extremamente difíceis mesmo para civilizações com milhões de anos. Na minha opinião a alternativa mais provável é a segunda, estamos sós. Se isso não é verdade e também não gostamos da ideia de nos mudarmos para Corguinho para procurar o ET Bilu, então temos que supor que os extraterrestres não nos visitaram ainda porque não podem.
Também penso assim. Ou não conseguem ou simplesmente não existem. Existe a possibilidade, também, de já terem conseguido há milhões de anos atrás mas, porém, que tal civilização alienígena já tenha se extinguido. Imagino que o lapso temporal entre civilizações tecnológicamente avançadas é tão grande que quando surge uma, a outra já deixou de existir a muito tempo atrás.
Mas a Terra é um lugar bastante agradável pelos padrões do universo, se eles nos visitaram a milhões de anos, por que não fixaram residência? Seria uma forma de vida baseada em outra bioquímica, para a qual o ambiente terrestre é hostil? Outra coisa: será que civilizações que conseguem colonizar outros sistemas estelares distantes podem ser extintas tão facilmente? Acho que seria necessário um evento de proporções realmente galáticas para extinguir esse tipo de civilização, acho que se alguma tivesse existido e conseguido colonizar uma fração grande o bastante da galáxia, ela ainda deveria existir hoje.
Viagens interestelares não são um problema só de propulsão. Acontece que o vácuo está longe de ser vazio e o espaço é perigoso. Mesmo na velocidade de carroça com que nossos satélites e naves espaciais se movem na órbita da terra, o impacto com um grão de poeira do tamanho de um parafuso já é um problemão. Imagine o que um choque a velocidades comparáveis à da luz com uma poeirinha não faria com a sua nave? Não dá para manobrar e desviar.
Campo de força em volta da nave? 
Assumindo que essa seja uma tecnologia possível. Pode não ser.
Além disso, como frear uma nave estando ela à velocidade da luz??
Frear ia requerer tanta energia quanto acelerar, seja qual fosse o modo de propulsão usado, eles deveriam ter o suficiente para a frenagem depois. Acho que as velas solares são uma tecnologia promissora nesse sentido, ela seria freada naturalmente a medida que se aproximasse da estrela destino.
A propósito, li uma coisa interessante, embora não exatamente plausível, na Wikipedia: se for possível fazer o upload da mente para um formato digital (o que duvido muito), poderíamos viajar literalmente na velocidade da luz, sendo transmitidos por rádio 
O problema ainda continuaria: como mandar o receptor de radio lá onde queremos que nossas mentes digitais cheguem? 
O receptor seria mandado por viagem lenta, mas uma vez instalado, todas as viagens entre os dois receptores seriam à velocidade da luz.