O fato de civilizações extraterrestres não entrarem em contato direto conosco não seria por causa da Primeira Diretriz? http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Diretriz_(Star_Trek)
"Na série Jornada Nas Estrelas, há uma regra que nunca deve ser violada: a Primeira Diretriz. Graças à ela, é proibido que qualquer ser humano ou mesmo alienígena de outra espécie (associado à Federação dos Planetas Unidos) interferir em civilizações "pré-dobra".
O Pré-dobra refere-se ao período antes da descoberta da velocidade de dobra (mais rápida que a velocidade da luz, que garante as viagens que ocorrem na série) e que, portanto, esta civilização não está preparada para receber aliens, mesmo os bem intencionados.
Esta regra é baseada na idéia de choque cultural, ou seja, a interferência de uma civilização muito poderosa em outra menos desenvolvida que pode causar um estrago sem tamanho (com vários exemplos históricos que não me deixa mentir). Não tenho a pretensão de fazer uma redação conclusiva e crítica, como nosso amigo do blog Escarificações.
Este tema é tratado de forma interessante no episódio "Quem observa os observadores?" ("Who watches the watchers?", no original) quarto episódio da terceira temporada da Nova Geração, em que a tripulação se vê obrigada a descer no planeta Mintaka III para resgatar cientistas humanos que observavam camufladamente uma outra civilização em era Pré-dobra. Nesta descida, é violada a Primeira Diretriz, pois um aldeão vê, num desleixo de um tripulante, coisas incríveis (como uma pessoa sendo teletransportada) que o faz associar o acontecido com fenômenos sobrenaturais.
Cena de "Quem Observa os Observadores?"
O estrago chega ao ponto de quase criar uma religião, culminando com a crença de que o capitão da nave Enterprise (Picard), visto de relance por um aldeão, era um deus onipotente com a capacidade de ressucitar mortos! "
http://jovensolhares.blogspot.com/2009/08/choque-cultural-jornada-nas-estrelas-e.html