Autor Tópico: Viagens Interestelares e Intergaláticas Rápidas.  (Lida 33178 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Viagens Interestelares e Intergaláticas Rápidas.
« Resposta #75 Online: 29 de Maio de 2011, 14:27:53 »
Não sei porque essa frase me lembra a colonização da américa :duvida: ...

Colonizar o espaço para que? (partindo do pressuposto de que isso seja possível, porque colonizar a américa é diferente de colonizar o espaço.) Por que se espalhar igual praga pelo universo?  Só pra ser lembrado? Só pra saberem que existimos?

Por que ter filhos? Na verdade eu pessoalmente não simpatizo muito com a ideia de ter filhos, mas creio que a lógica seja a mesma, para garantir a continuidade da espécie. Por que a nossa espécie é tão importante para ser preservada? Não sei. Nossos genes nos programaram para gostar de sexo justamente para não nos preocuparmos com essa pergunta e fazermos nosso trabalho: multiplicá-los. Talvez nossos astutos mestres moleculares também tenham inserido no nosso comportamento um certo fascínio pela exploração, pela expansão por territórios nunca dantes navegados. Nossos ancestrais poderiam ter se limitado à savana africana onde surgiram, mas eles se espalharam pelo mundo inteiro, primeiro a África, depoisa a Eurásia, e mais tarde, quando as eras glaciais abriram caminhos terrestres, para a Oceania e as Américas. Deve haver um imperativo biológico para isso ter acontecido.

Devemos obedecer a esse imperativo? Devemos planejar a existência da nossa espécie a longo prazo? Nos preocuparmos com a extinção? Não sei, isso é uma questão de valores para a qual não existe necessariamente uma resposta certa e uma resposta errada, depende muito do que é importante para cada pessoa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 29 de Maio de 2011, 15:50:23 »
A solução do problema está em viagens no tempo. Você viaja por sei lá quantos anos em hibernação até outra galáxia, depois volta, quando na Terra se passou muito mais tempo, mas antes de entrar, você volta no tempo corrigindo essa diferença. Aliás, pode até voltar antes de ter saído, e daí eliminar totalmente a necessidade de ir, o que faz com que o empreendimento tenha custo zero no final das contas.

Problema, relatividade?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 29 de Maio de 2011, 15:52:35 »
A solução do problema está em viagens no tempo. Você viaja por sei lá quantos anos em hibernação até outra galáxia, depois volta, quando na Terra se passou muito mais tempo, mas antes de entrar, você volta no tempo corrigindo essa diferença. Aliás, pode até voltar antes de ter saído, e daí eliminar totalmente a necessidade de ir, o que faz com que o empreendimento tenha custo zero no final das contas.

Posso colocar dinheiro na minha conta, sacar tudo com os juros acumulados daqui a 500 anos, comprar ouro e diamantes e trazer de volta para os dias de hoje?

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #79 Online: 29 de Maio de 2011, 16:40:50 »

Posso colocar dinheiro na minha conta, sacar tudo com os juros acumulados daqui a 500 anos, comprar ouro e diamantes e trazer de volta para os dias de hoje?

Melhor ainda: Voltar pro passado milhares de vezes, criando um exército de "eus" e dominar o mundo.
« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 16:43:53 por HeadLikeAHole »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #80 Online: 29 de Maio de 2011, 17:35:59 »
Não sei porque essa frase me lembra a colonização da américa :duvida: ...

Colonizar o espaço para que? (partindo do pressuposto de que isso seja possível, porque colonizar a américa é diferente de colonizar o espaço.) Por que se espalhar igual praga pelo universo?  Só pra ser lembrado? Só pra saberem que existimos?

Por que ter filhos? Na verdade eu pessoalmente não simpatizo muito com a ideia de ter filhos, mas creio que a lógica seja a mesma, para garantir a continuidade da espécie. Por que a nossa espécie é tão importante para ser preservada? Não sei (...)

Devemos planejar a existência da nossa espécie a longo prazo? Nos preocuparmos com a extinção? Não sei, isso é uma questão de valores para a qual não existe necessariamente uma resposta certa e uma resposta errada, depende muito do que é importante para cada pessoa.

Não há necessidade de se colonizar TODO o universo para garantir a existência da raça humana. Poderiamos adotar um sistema rígido de controle de população e colonizar uma estrela de cada vez até que elas morram, indo para a próxima somente um pouco antes de virarem supernovas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 29 de Maio de 2011, 17:42:45 »
Não há necessidade de se colonizar TODO o universo para garantir a existência da raça humana. Poderiamos adotar um sistema rígido de controle de população e colonizar uma estrela de cada vez até que elas morram, indo para a próxima somente um pouco antes de virarem supernovas.

Todo o universo atualmente parece impossível, eu estava falando na galáxia. Mas essa sua proposta me parece arriscada, afinal há ameaças que talvez não sejamos capazes de prever, assim, quanto mais espalhados estivermos, melhor.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #82 Online: 29 de Maio de 2011, 18:07:57 »
Uma coisa interessante a se discutir é que se o homem ainda estiver andando por aqui daqui a alguns bilhões de anos viagens interestelares serão de extrema necessidade, provavelmente obrigatórias, pois o sol estará em uma fase de sua evolução que vai impossibilitar totalmente a vida na terra.Provavelmente teremos que nos realocar para outra região da galáxia, região essa que apresente condições propícias ao nosso tipo de vida.Talvez, dependendo do nível alcançado pela tecnologia nessa época, até mesmo possamos levar a terra conosco para outro lugar.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #83 Online: 29 de Maio de 2011, 18:11:45 »

Todo o universo atualmente parece impossível, eu estava falando na galáxia. Mas essa sua proposta me parece arriscada, afinal há ameaças que talvez não sejamos capazes de prever, assim, quanto mais espalhados estivermos, melhor.

Imagino que não exista algo com capacidade de exterminar uma sociedade tecnologicamente avançada (a ponto de colonizar outros sistemas estelares) que possa pega-la totalmente de surpresa e desprevenida. Talvez uma peste muito poderosa, sei lá.

Mas concordo com você, é bom prevenir. Então colonizar umas cinco estrelas ao mesmo tempo já ta bom para garantir :D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 29 de Maio de 2011, 18:32:00 »
Imagino que não exista algo com capacidade de exterminar uma sociedade tecnologicamente avançada (a ponto de colonizar outros sistemas estelares) que possa pega-la totalmente de surpresa e desprevenida. Talvez uma peste muito poderosa, sei lá.

Mas concordo com você, é bom prevenir. Então colonizar umas cinco estrelas ao mesmo tempo já ta bom para garantir :D

Por que se limitar a tão poucas? A maioria não está sendo usada! :P
Já que estamos no campo da especulação, temos que considerar a possibilidade de não estarmos sós, afinal, então ter um grande império na verdade é uma estratégia de defesa contra civilizações rivais possivelmente hostis. Outra sociedade avançada é um tipo de ameaça que poderia nos pegar desprevenidos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #85 Online: 29 de Maio de 2011, 22:22:31 »
Uma coisa interessante a se discutir é que se o homem ainda estiver andando por aqui daqui a alguns bilhões de anos viagens interestelares serão de extrema necessidade, provavelmente obrigatórias, pois o sol estará em uma fase de sua evolução que vai impossibilitar totalmente a vida na terra.Provavelmente teremos que nos realocar para outra região da galáxia, região essa que apresente condições propícias ao nosso tipo de vida.Talvez, dependendo do nível alcançado pela tecnologia nessa época, até mesmo possamos levar a terra conosco para outro lugar.
Esse tópico, e principalmente a sua postagem, me lembraram deste belo poema cético:

Citação de: Carl Sagan
Somos poeira estelar se nutrindo da luz das estrelas.

Se for verdade que todos viemos do centro de uma estrela, cada átomo em nós veio do centro de uma estrela, então somos todos a mesma coisa.
Mesmo uma máquina de refrigerante ou uma ponta de cigarro é feita de átomos que vieram das estrelas.
Todos foram reciclados milhares de vezes, como eu e você.
Portanto, o que há lá fora é simplesmente EU, não há o que temer, não há com o que se preocupar. Então o que temer, pois tudo somos nós!
Nós fomos separados por termos nascido, recebido um nome e uma identidade.
Fomos separados da Unidade, e isso é o que a religião explora: as pessoas tem esse anseio por fazer parte da Unidade de novo, e isso é explorado, batizam-no de Deus, dizem que ele tem regras, e eu acho isso cruel.
Acho que você pode fazer isso sem religiões.
Um visitante extraterrestre que examinasse as diferenças entre as sociedades humanas,
Acharia essas diferenças triviais quando comparadas às semelhanças.
Nossas vidas, passado e futuro estão ligados ao sol, à lua e às estrelas.
Nós vimos os átomos que compõe tudo na natureza e as forças que esculpiram esta obra e nós, que possuímos os olhos, ouvidos e sentidos locais do cosmo, começamos a imaginar nossas origens...
Poeira estelar contemplando as estrelas, grupos organizados de bilhões e bilhões de átomos,
contemplando a evolução da natureza,
Traçando o longo caminho pelo qual se chegou a consciência aqui na Terra.
Devemos lealdade às espécies e ao planeta.
É nosso dever sobreviver e progredir, não só por nos mesmos,
Mas também pelo vasto e antigo cosmos de onde viemos.
Somos uma espécie.
Somos poeira estelar se nutrindo da luz das estrelas.

Cosmos - Carl Sagan (1934-1996)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #86 Online: 30 de Maio de 2011, 09:12:58 »
A propósito, li uma coisa interessante, embora não exatamente plausível, na Wikipedia: se for possível fazer o upload da mente para um formato digital (o que duvido muito), poderíamos viajar literalmente na velocidade da luz, sendo transmitidos por rádio :lol:
Pelo modelo conexionista padrão o nosso sistema nervoso já é digital, logo teoricamente tal upload seria possível. Só falta ser possível na prática ... que vai leva algum tempo para sabermos. Eu acho que vai ser possível.

Minha dúvida é: você pode mover uma mente de uma "mídia" para outra realmente ou apenas copiar de uma para outra e destruir a original? Você aceitaria um processo no qual sua mente fosse copiada para um computador e seu cérebro fosse destruído no processo? Isso não seria equivalente a morrer para criar um clone?

Seria sim. Eu não me suicidaria... Só autorizaria a cópia depois de morto ou na véspera.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 30 de Maio de 2011, 09:18:08 »
Naturalmente que para essa alternativa ser viável seria necessário um avanço tremendo nas áreas da robótica e da inteligência artificial. Você deve ter assistido ao filme "Inteligência Artificial", não? Precisamos mais ou menos daquilo, mas em vez de um filho robótico capaz de amar, precisaríamos de papais e mamães de silício capazes disso e de transmitir adequadamente a nossa cultura. Acredito ainda que eles deveriam ser androides perfeitamente similares a humanos adultos, visto que mesmo os bebês já são capazes de reconhecer e responder a rostos humanos, então quanto mais perfeita a simulação de um ser humano, melhor seria o desenvolvimento psicológico da criança. Acho até que os robôs poderiam até amamentar os bebês com um pseudoleite processado. Isso tudo é tecnologia futurista, mas acho que não deve demorar muitas décadas para criarmos androides assim não.

Sinceramente? Se for possível cirar androides assim, para quê transportar humanos? Eles seriam tão mais avançados e resistentes que deveriam eles colonizar outros planetas. Seriam como nossos filhos e uma espécie de evolução da nossa própria espécie, afinal, nós os criamos. Além de que a humanidae continuaria viva neles, pois teriam nossa cultura.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #88 Online: 30 de Maio de 2011, 10:21:49 »
A propósito, li uma coisa interessante, embora não exatamente plausível, na Wikipedia: se for possível fazer o upload da mente para um formato digital (o que duvido muito), poderíamos viajar literalmente na velocidade da luz, sendo transmitidos por rádio :lol:
Pelo modelo conexionista padrão o nosso sistema nervoso já é digital, logo teoricamente tal upload seria possível. Só falta ser possível na prática ... que vai leva algum tempo para sabermos. Eu acho que vai ser possível.

Minha dúvida é: você pode mover uma mente de uma "mídia" para outra realmente ou apenas copiar de uma para outra e destruir a original? Você aceitaria um processo no qual sua mente fosse copiada para um computador e seu cérebro fosse destruído no processo? Isso não seria equivalente a morrer para criar um clone?

Seria sim. Eu não me suicidaria... Só autorizaria a cópia depois de morto ou na véspera.

Não precisa ser tão drástico: não vejo problema em um processo de cópia no qual cada neurônio, digamos, seja copiado para um
substrato diferente e em seguida destruído. Não é muito diferente do que já acontece com nosso cérebro - perdemos neurônios todos os
dias.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 30 de Maio de 2011, 10:38:06 »

Não precisa ser tão drástico: não vejo problema em um processo de cópia no qual cada neurônio, digamos, seja copiado para um
substrato diferente e em seguida destruído. Não é muito diferente do que já acontece com nosso cérebro - perdemos neurônios todos os
dias.

É diferente a destruição seria total (todos os neurônios) e de uma só vez. A gente morre sim e nasce uma cópia que não é a gente, mas um outro idêntico, mas é outra consciência que não eu.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #90 Online: 30 de Maio de 2011, 10:46:01 »
Sim, e estou mostrando que é possível especular acerca de um método menos drástico e mais aceitável.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 30 de Maio de 2011, 11:09:48 »
Poderíamos pensar em substituir gradualmente cada um de nossos neurônios por outro sintético mais durável.Digamos que isso seja possível, que, você tenha um cérebro biônico aqui na Terra e outra cópia idêntica em Gliese 581c e que fosse possível mandar sua consciência daqui para lá por meio de um sinal digital na velocidade da luz, mas a sua consciência terrestre seria destruída no processo. Voce encararia?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 30 de Maio de 2011, 11:11:53 »
Poderíamos pensar em substituir gradualmente cada um de nossos neurônios por outro sintético mais durável.Digamos que isso seja possível, que, você tenha um cérebro biônico aqui na Terra e outra cópia idêntica em Gliese 581c e que fosse possível mandar sua consciência daqui para lá por meio de um sinal digital na velocidade da luz, mas a sua consciência terrestre seria destruída no processo. Voce encararia?

Não, salvo se fosse a única alternativa, ou seja, ou vai ou morre. Melhor morrer e ter uma cópia do que morrer sem cópia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 30 de Maio de 2011, 11:21:12 »
Isso me faz pensar em outra coisa interessante: teletransporte. Se o mecanismo do teletransporte consistir em destruir o seu corpo, mas preservando a informação, e reconstruindo-o em outro lugar, a partir de átomos existentes naquele local, isso é suicídio ou não é suicídio? O capitão Kirk que vimos pela primeira vez é o mesmo que vimos pela última vez ao longo de Jornada nas Estrelas?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 30 de Maio de 2011, 13:27:54 »
Isso me faz pensar em outra coisa interessante: teletransporte. Se o mecanismo do teletransporte consistir em destruir o seu corpo, mas preservando a informação, e reconstruindo-o em outro lugar, a partir de átomos existentes naquele local, isso é suicídio ou não é suicídio? O capitão Kirk que vimos pela primeira vez é o mesmo que vimos pela última vez ao longo de Jornada nas Estrelas?

É suicídio sim, afinal é um recortar e colar e não um transferir de verdade.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #95 Online: 30 de Maio de 2011, 14:44:23 »
Demorei pra responder ... mas eu acho que vai poder fazer as duas coisas.
Agora se a inteligência artificial vingar, como toda a tecnologia, acho que nem precisaremos fazer cópias para fazer uma viagem impossível para nós seres biológicos. É só mandar máquinas para a conchinchina que for, mesmo q demore séculos ou milênios, que depois eles nos mandam as informações ... e quem sabe até simulam a nossa estadia lá e via ondas eletromagnéticas nos enviam a experiência de como é estar lá ... aqui fazemos o tar de upload ... e ... tchan tchan tchan ... é como se estivéssemos lá.

Mas nem precisa disso tudo ... só pelas sondas robôs mandarem imagens de Marte já temos uma ótima noção de como é o planeta ... no futuro talvez as sondas nos mandem até como é o cheiro de locais longínquos.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #96 Online: 30 de Maio de 2011, 14:52:29 »
É diferente a destruição seria total (todos os neurônios) e de uma só vez. A gente morre sim e nasce uma cópia que não é a gente, mas um outro idêntico, mas é outra consciência que não eu.
Discordo hein, se é copiado todo o tipo de sensações, lembranças, experiências, ligações afetivas, etc, para mim é a mesma consciência ... uma expressão que eu acho melhor é que é o mesmo ente cognitivo.
O engraçado é que artificialmente acho que seria fácil fazer várias cópias do seu software, inclusive cópias piratas ... que zona que poderia ficar ...  :o

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #97 Online: 30 de Maio de 2011, 15:37:36 »
Agora se a inteligência artificial vingar, como toda a tecnologia, acho que nem precisaremos fazer cópias para fazer uma viagem impossível para nós seres biológicos. É só mandar máquinas para a conchinchina que for, mesmo q demore séculos ou milênios, que depois eles nos mandam as informações ... e quem sabe até simulam a nossa estadia lá e via ondas eletromagnéticas nos enviam a experiência de como é estar lá ... aqui fazemos o tar de upload ... e ... tchan tchan tchan ... é como se estivéssemos lá.

Mas nem precisa disso tudo ... só pelas sondas robôs mandarem imagens de Marte já temos uma ótima noção de como é o planeta ... no futuro talvez as sondas nos mandem até como é o cheiro de locais longínquos.

Concordo! Poderiam ser enviados robôs "avatares" que nos transmitiriam todas as sensações diretamente para nossos cérebros. Em ultima instância é como se estivessemos lá.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 30 de Maio de 2011, 16:25:22 »

É suicídio sim, afinal é um recortar e colar e não um transferir de verdade.

Essa é uma questão interessante porque leva à pergunta "o quê" somos nós? O que constitui a nossa identidade? O que faz com que eu continue sendo eu e como um processo de transferência de mente seja aceitável?

A opinião contrária do Gilberto também é interessante, eu não sei bem com quem concordar.

Concordo! Poderiam ser enviados robôs "avatares" que nos transmitiriam todas as sensações diretamente para nossos cérebros. Em ultima instância é como se estivessemos lá.

Não é não. Mesmo comandando um avatar aqui pertinho, em Marte, o tempo entre um comando e a resposta pode levar uns bons 40 minutos. Num planeta distante a alguns anos-luz de distância, então, o delay seria de alguns anos-luz vezes dois. Poderia ser o suficiente para jogar xadrez por correspondência, se você for paciente e não esperar ter direito a uma revanche ainda nesta encarnação, caso perca; mas para controlar uma máquina num ambiente alienígena isso é impossível. Se você precisa dar uma resposta imediata para, por exemplo, um vento forte ameaçando seu avatar, esqueça, o vento já veio e já passou anos atrás, sem que você pudesse ter feito nada a respeito. A exploração de planetas extra-solares com máquinas, avatares biológicos, ou o que seja, depende de eles serem completamente autossuficientes. Vocês podem se contentar com uma simulação em realidade artificial, mas estamos falando de viagens interestelares, não de videogame :P

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #99 Online: 30 de Maio de 2011, 18:31:53 »
Uili,
mas aqui o conceito é diferente da realidade virtual com interação homem-máquina em tempo real.
As nossas elucubrações vão na possibilidade tecnológica de que a mente humana vai estar dominada. Logo acho q vai ser possível que os tal de avatares tenham uma "vida" completamente independente lá com reações, propósitos, etc, independentes de qualquer interação com nós da Terra. Mas com os dados enviados por eles vai ser possível recriar a interação com o ambiente do planeta, asteróide, núvem, etc, de uma forma cognitivamente indêntica de como se vc estivesse lá realmente. Para a sua mente vai ser impossível distinguir o que é mais real: se vc estivesse fisicamente e biologicamente lá, ou se vc estve virtualmente lá. As sensações, emoções, lembranças, tudo, seria igual, mas em anos ou até milênios de diferença entre o real e o virtual.
Claro que essa é uma especulação tecnológica hard core ... mas se apenas parte das sensações de se estar no planeta como as imagens trazidas pelo robozinho Spirit, ou as imagens de ficção de filmes, já são fantásticas, imagine vc poder sentir até um possível cheiro do planeta moribundo ...
mó da hora

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!