Não vou me aprofundar em discussões políticas nesse tópico, até mesmo porque estou maneta, e to bem lerdo pra digitar, e este é um assunto que dá muuuuiiiitooo pano pra manga.
Não sei se entendi a moral do texto sobre anistia, mas não pareceu ser um argumento tão favorável às militâncias em geral. Militar a favor de uma idéia serve pra algo? Serve, mas não é unicamente a militância que muda uma cultura... Isso depende muito mais da política e vontade popular do que manifestações de minorias incompreendidas. Sobre o texto da anistia... Me pareceu interessante usar da torcida mais popular do país para gerar um meme temporário... Mas a anistia foi/é muito mais um movimento político do que popular. Se não fosse deveriam também anistiar os militares que mataram (ou mandaram matar) guerrilheiros, criminosos e terroristas que recebiam verba de "democracias" como Cuba e Rússia (ou URSS) para implantar a "democracia" comunista no Brasil.
E sobre a maconha... Tive professores que defendiam seu uso, colegas usuários e toda a sorte de liberais que apoiavam a não proibição da erva. Isso há 20 anos atrás, às escondidas, o que hoje é defendida por políticos influentes de esquerda, na grande mídia, a exemplo de um dos "cumpanhero" de Lulla, o tal de "fêagacê".
O próprio Gabeira, no início dos anos 90, já admitia seu uso, assim como pessoas "pouco influentes" como Gilberto Gil.
O que antes era visto como apenas movimento de "artistas hippies" hoje se tornou político, e vai ganhar muitos votos sim, porque tem muito público entre usuários e simpatizantes do uso envolvidos.
É o PT e sua turma com o movimento gls de um lado e o psdb tentando trazer a maconha pro seu lado pra tentar tirar a diferença, basicamente isso!
Agora me diga uma personalidade influente e militante do ateísm... Dráuzio e mais quem??? Político ou artista ateu??? Já temos muitos professores "bacanas" ateus, sem ser alguns poucos de biologia??? Vai demorar e quando chegar vai ser politíco... Ateísmo racional por meio de militância??? Esquece... se chegar rápido, do jeito que as coisas estão, será na forma de movimento político ao invés do aumento do nível de instrução. O que teríamos seria apenas um ateísmozinho da moda, e nada mais...