Achei o tópico muito interessante!
Considero que o princípio da eugenia é legítimo apenas quando esta é exercida de forma "positiva", ou seja, incentivando as "melhores pessoas" a terem mais e "melhores" filhos.
Inteligência e saúde física seriam os principais qualificadores...
Há fatores muito discutidos e considerados de alta importância na ciência, como é o caso da boa aparência (beleza física) e simetria bilateral, que são tidos como indicadores de "bons genes" (genes com menores taxas de mutações). Mas... Mutabilidade muito baixa acaba por desfavorecer a escolha de genes mutantes e benéficos ao chamado "fundo de genes", por isso questiono muito determinar que indivíduos menos mutantes sejam mais úteis para a evolução positiva.
Engraçado ver este assunto ser tão marginalizado, tanto pelos crentes (que normalmente se utilizam dos fatos envolvendo eugenia para atacar o ateísmo e a evolução), quanto pelos ateus que a negam, ou a consideram apenas obra de pessoas "maldosas" e pretenciosas. Só falta os ateus falarem algo do tipo: "ateus-eugenistas são falsos ateus".
Apesar de defender a eugenia positiva eu questiono muito quanto à capacidade da humanidade em fazer isso sem radicalismos, injustiças excessivas, imoralidade (ou falta de ética) e etc.
Na verdade estamos em ponto que é difícil decidir se a aceleração da evolução humana deve ser feita por eugenia, ou por engenharia genética (que no momento ainda é muito pobre em recursos, mas é uma possibilidade futura muito clara), ou ambas (já iniciar a eugenia positiva, ao mesmo tempo em que se utiliza dos recursos da engenharia genética, em constante progresso).
Em principio, a eugenia é algo interessante, esta idéia de se conseguir melhorar a raça humana. Porém, dada a natureza humana que envolve sentimentos tais como egoísmo, racismo, preconceito etc... tentar trabalhar eugenia, mesmo de forma positiva, é abrir uma caixa de Pandora das mais destrutivas. Você quer abrir a caixa de Pandora?
Se um dia a ciência inventar algo que baste tomar uma pilula e PRONTO, nossos genes passem a sofrer uma metamorfose e todos passem a ser "geneticamente evoluídos", aí sim eu concordaria. Mas como isto é algo aparentemente inviavel de ocorrer, prefiro não piorar o que já é ruim em termos de preconceitos e divisões de classes.
É o tipo de coisa que se encaixa bem naquele ditame popular: "merda, quanto mai mexe mais fede." Ou seja, náo há como mexer com eugenia sem acoisa toda feder mais.
Sim, é uma caixa de pandora e talvez o pior conjunto de verdades que podem ser novamente usadas para extermínios, engenharia social caótica etc, como ocorreu (e ainda ocorre) com as tentativas de implantação do comunismo e derivados.
Eu adoro mexer nesta caixa, e adoro "pescar" os ingênuos ateus cor-de-rosa de plantão que adoram negar e atribuir tudo às religiões.
QUE BOM QUE VOCÊ NÃO PARECE TER FISGADO A ISCA!
Acho engraçado esse freio que alguns ateus possuem de não se permitir investigar certos assuntos e verdades que não os agradam... É ridículo vê-los buscando fatos e idéias que justifiquem a crença de que a religião mata mais do que qualquer outra coisa. Gostam de falar sobre guerras santas e radicalismos evangélicos e muçulmanos, mas basta falar que as elites (as cabeças pensantes) das manobras comunistas e nazistas eram, em sua esmagadora maioria, ATEUS, e pronto, passam a ficar cegos e negar que o ateísmo cause qualquer mal!
Sinceramente eu odeio ser ateu, mas eu não tenho escolha, pois valorizo, acima de tudo, minha intelectualidade, minha vontade de aprender e entender o mundo. Para a maioria desprovida de alta cognição e instrução eu sinceramente não recomendo o ateísmo! Muitos ateus aqui estariam melhor se continuassem a acreditar em deus ao invés de agir como um desiludido rebelde das religiões, que só sabem humilhar crentes e tentar sabotar a fé alheia.
Ao invés de detonar crentes eu estou influenciando pessoas com POTENCIAL a serem ateus de bem, e arrisco dizer que já "desconverti" mais crentes do que qualquer um daqui. Para ser ateu de bem tem que ter responsabilidade e RESPEITAR O CONHECIMENTO, porque o CONHECIMENTO É PERIGOSO, EMBORA VERDADEIRO!
É só observar usuários passados que levantaram assuntos bem polêmicos no passado... Hoje muitos daqui acabaram descobrindo verdades que até pouco tempo atrás as negavam, por simples antipatia, a exemplo de assuntos como: diferenças cognitivas e comportamentais inatas, diferenças de comportamento entre os sexos, os verdadeiros motivos do "golpe" (ou contra-golpe) dos militares em 64 e as mentiras das ideologias de esquerda...
Eu pretendo agir com vocês exatamente como vejo o pessoal daqui agir com crentes... Da mesma forma que eles, por acharem imoral o ateísmo, reagem à discórdia, certamente verei aqui ateuzinhos cor-de-rosa me tachando de racista, machista, homofóbico, ditador, pinto pequeno etc.