Muito pelo contrário.
Depende de qual país se está discutindo.
Eu falo disso aqui.
\/
\/
Nos E.U.A, a crise do crédito, o descontentamento com o BC e o "medo" dos gastos(tanto dos neocon's quanto dos democratas) só fortaleceram o libertarianismo.
Em qual parte do EUA o libertarianismo está fortalecido?
Creio que em toda parte. Ron Paul está fazendo sucesso entre os republicanos e conta com uma crescente popularidade.
A crise do crédito proveio da quase total ausência de regulamentação e não do contrário. A parte da culpa que coube ao FED foi o de assistir passivo o frenesi consumista e gastador irresponsável da população sob total conivência dos grandes bancos.
Discordo. A culpa do FED foi abaixar os juros para aumentar, artificialmente, o crescimento americano. A crise não teve nada a ver com as regulamentações,
talvez, no máximo, com os estragos da crise, mas não com a causa da crise em si. Aliás, os gigantes da crise foram as semi-estatais Fannie Mae e Freddie Mac, e não os bancos privados.
E o EUA tem "gordura" muito grande para cortar, que são os gastos militares e tem também um amplo campo de arrecadação, que são os milionários e, principalmente, o capital especulativo.
Isso entra no "medo dos gastos", que os americanos compartilham.
Tenho a impressão que só nos lugares aonde o liberalismo de mercado não chegou que ele está impopular (aliás, creio que nesses lugares ele sempre foi impopular).
Ou seja, a maior parte do mundo.
De certa forma.

Fora que neoliberalismo é um termo muito ambíguo.
É um termo criado por esquerdistas incultos em economia e história.
Discordo². Mises já utilizava esse termo para se referir aos novos liberais(para ele, pseudo-liberais), como os austríacos Friedrich von Wieser e Hayek, além de Wilhelm Röpke, Lionel Robbins, etc... Enfim, qualquer um que não defenda o laissez-faire, mas é contra o intervencionismo, pode ser considerado um neoliberal(ou conservador econômico, nos E.U.A).