Autor Tópico: Montadoras terão redução de IPI até 2016  (Lida 8009 vezes)

Offline pablito

• Nível 14
  • *
Re: Montadoras terão redução de IPI até 2016
« Resposta #25 Online: 04 de Agosto de 2011, 17:54:34 »

Você sabia que o carro mais caro do mundo é o vendido no Brasil?
Veja por que:

27/6/2011 - Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

Essa reportagem já foi demonstrada falsa.

Veja: 

" O assunto é extremamente aborrecido e não é minha intenção entrar em detalhes aqui.  Basta dizer apenas que, por exemplo, o IPI recai sobre o preço do veículo que a montadora venderá para a concessionária brasileira, mas não para a concessionária mexicana, pois o IPI não se aplica a produtos exportados.  O mesmo ocorre com o ICMS, que não incide sobre produtos industrializados destinados à exportação.  Já a COFINS recai sobre a receita bruta da montadora, o mesmo ocorrendo com o PIS.

Ou seja: suponha que você inicialmente queira vender um produto a $100 aqui no Brasil.  Imediatamente você terá de acrescer uns $13 só de IPI (a alíquota é de 13% para automóveis com motor de até 2,0 litros). Além do IPI, tem o ICMS (de 18% para São Paulo, estado onde o Honda City é fabricado), cuja base de cálculo é $100. Ou seja, você vendeu por $113, deu $13 para o governo federal e mais $18 para o governo estadual.  Sobre a sua receita bruta, ainda vão incidir 7,6% de COFINS e 1,65% de PIS.  E depois, sobre o lucro, ainda vai ter o imposto de renda de pessoa jurídica, que pode chegar a 25%.

Se quiser fazer os cálculos, vá em frente.  Eu tenho até medo...

Assim, utilizando-se os próprios dados contidos na reportagem, temos a seguinte sequência:

Preços

Preço de fábrica: R$ 20.300
Preço vendido para a concessionária: R$ 52.231,22
Preço da concessionária para o consumidor final: R$ 56.210

Lucros

Lucro da montadora: R$ 15.518,00
Lucro da concessionária: R$ 3.979,66

Carga tributária: R$ 16.413,22

Observe que a carga tributária é maior que o lucro da montadora e mais de 4 vezes maior que o lucro da concessionária.  É curioso notar que os brasileiros condenam o lucro da montadora, que ao menos está lhes oferecendo um bem, e dão passe livre para o esbulho do governo, que em troca lhes dá dois tipos de estradas: as pedagiadas e as esburacadas.
"

Instituto Mises Brasil

Peraí, se sobre um custo de R$20.300,00, a empresa lucra R$ 15.000,00, isso dá uma margem de 75%.
E o governo arrecada R$ 16.000,00 sobre R$ 56.000,00, o que dá uma carga de 28%.
Os valores brutos disfarçam o 'lucro Brasil', não?

Além disso, devemos lutar por impostos mais baixos (claro!!), mas não vejo sentido nenhum em defender os lucros de empresas que, obviamente, lucram muito.

E sobre o câmbio, se uma desvalorização relâmpago ocorresse, um realinhamento relâmpago de preços lhe seguiria. Daí, tentar justificar a diferença de preços apenas por um efeito do câmbio é algo que não se sustenta.
Além disso, a moeda frágil ultimamente é o dólar.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2011, 17:56:04 »
Pablito, algum dia carro foi barato no Brasil?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2011, 18:07:36 »
O que me impressiona é essa teoria da conspiração contra países em desenvolvimento. Essas empresas que não perdem uma oportunidade de acabar umas com as outras se unem só no Brasil para escravizar sua população!
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Agosto de 2011, 18:10:45 »

Seria interessante fazer uma comparação em série histórica.

Mas, intuitivamente e sem valor estatístico nenhum, creio ser seguro dizer que não, carro nunca foi barato no Brasil. E, parece-me, a causa foi sempre a mesma, "custo Brasil + lucro Brasil".

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 04 de Agosto de 2011, 18:13:04 »

Mas, intuitivamente e sem valor estatístico nenhum, creio ser seguro dizer que não, carro nunca foi barato no Brasil. E, parece-me, a causa foi sempre a mesma, "custo Brasil + lucro Brasil".
9 anos atrás o dólar estava em 4 reais, e eu nunca vi um carro que hoje vale R$50.000 custar R$150.000. Nessa época ele valia uma mixaria em dólar.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Agosto de 2011, 18:15:51 »
O que me impressiona é essa teoria da conspiração contra países em desenvolvimento. Essas empresas que não perdem uma oportunidade de acabar umas com as outras se unem só no Brasil para escravizar sua população!

Que teoria da conspiração?

Que países em desenvolvimento? (a reportagem fala dos carros mexicanos mais baratos)

Que união? (ninguém falou em união, mas em alinhamento de preços por cima)

De novo, não vejo nenhum sentido em defender ou justificar os lucros das empresas. Nosso papel, como consumidor, é reclamar dos preços sempre! Pedir desconto sempre! Barateamento sempre!

Impostos baixos, margem de lucro baixa e preços baratinhos, baratinhos, já!
:)

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #31 Online: 04 de Agosto de 2011, 18:19:33 »

9 anos atrás o dólar estava em 4 reais, e eu nunca vi um carro que hoje vale R$50.000 custar R$150.000. Nessa época ele valia uma mixaria em dólar.

Se você lembrar, em meados dos anos 1990 (1994/1995 se a memória não me trai) quando houve uma grande desvalorização do real diante do dólar, milhares de pessoas que compraram carros com leasing dolarizado se deram muito mal e tiveram de renegociar dívidas. Assim, aquilo que estava dolarizado, subiu sim, e muito. Carros dobraram de preço de um dia pro outro.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #32 Online: 04 de Agosto de 2011, 18:37:12 »
Nesse caso citado o que subiu foi a divida, que era dolarizada, e não o carro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Agosto de 2011, 21:24:09 »
A legislação trabalhista AINDA é uma das poucas coisas boas que existe nesse país. De resto o povo só leva fumo.

A legislação trabalhista é aparentemente boa somente para os empregados formais.

Mas pelo andar da carruagem não duvido que mude. O objetivo das grandes companhias é ter um proletariado semi-escravo nos países de terceira classe como Brasil, Índia e China que lhes proporcione cada vez mais lucros.

As grandes companhias são as que menos sofrem com o custo da mão-de-obra. Pequenas empresas e que usam mão-de-obra intensa são as mais prejudicadas.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Agosto de 2011, 21:28:36 »
Se você lembrar, em meados dos anos 1990 (1994/1995 se a memória não me trai) quando houve uma grande desvalorização do real diante do dólar, milhares de pessoas que compraram carros com leasing dolarizado se deram muito mal e tiveram de renegociar dívidas. Assim, aquilo que estava dolarizado, subiu sim, e muito. Carros dobraram de preço de um dia pro outro.

Como o Barata falou, os carros permaneceram no mesmo valor o que aumentou, e muito, foi a dívida. E foi em janeiro de 1999.

E eu sempre pergunto para os "pobres" consumidores que adquiriram um carro naquelas condições e depois entraram na Justiça pleiteando o não-pagamento:

"Voce devolveria a diferença para o banco, caso o dólar tivesse caído pela metade em relação ao real?"

A resposta:

Um silêncio obsequioso...

Editado.

Ocorreu um erro de digitação, apontado pelo Di, e que agora está devidamente corrigido.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2011, 23:33:14 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #35 Online: 04 de Agosto de 2011, 23:23:37 »
Como assim o dólar caído em relação ao dólar?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Agosto de 2011, 23:31:18 »
Como assim o dólar caído em relação ao dólar?

Foi um equívoco. Onde se lê a segunda palavra "dólar" leia-se "real".
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #37 Online: 05 de Agosto de 2011, 07:34:44 »

Você sabia que o carro mais caro do mundo é o vendido no Brasil?
Veja por que:

27/6/2011 - Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

Essa reportagem já foi demonstrada falsa.

Veja: 

" O assunto é extremamente aborrecido e não é minha intenção entrar em detalhes aqui.  Basta dizer apenas que, por exemplo, o IPI recai sobre o preço do veículo que a montadora venderá para a concessionária brasileira, mas não para a concessionária mexicana, pois o IPI não se aplica a produtos exportados.  O mesmo ocorre com o ICMS, que não incide sobre produtos industrializados destinados à exportação.  Já a COFINS recai sobre a receita bruta da montadora, o mesmo ocorrendo com o PIS.

Ou seja: suponha que você inicialmente queira vender um produto a $100 aqui no Brasil.  Imediatamente você terá de acrescer uns $13 só de IPI (a alíquota é de 13% para automóveis com motor de até 2,0 litros). Além do IPI, tem o ICMS (de 18% para São Paulo, estado onde o Honda City é fabricado), cuja base de cálculo é $100. Ou seja, você vendeu por $113, deu $13 para o governo federal e mais $18 para o governo estadual.  Sobre a sua receita bruta, ainda vão incidir 7,6% de COFINS e 1,65% de PIS.  E depois, sobre o lucro, ainda vai ter o imposto de renda de pessoa jurídica, que pode chegar a 25%.

Se quiser fazer os cálculos, vá em frente.  Eu tenho até medo...

Assim, utilizando-se os próprios dados contidos na reportagem, temos a seguinte sequência:

Preços

Preço de fábrica: R$ 20.300
Preço vendido para a concessionária: R$ 52.231,22
Preço da concessionária para o consumidor final: R$ 56.210

Lucros

Lucro da montadora: R$ 15.518,00
Lucro da concessionária: R$ 3.979,66

Carga tributária: R$ 16.413,22

Observe que a carga tributária é maior que o lucro da montadora e mais de 4 vezes maior que o lucro da concessionária.  É curioso notar que os brasileiros condenam o lucro da montadora, que ao menos está lhes oferecendo um bem, e dão passe livre para o esbulho do governo, que em troca lhes dá dois tipos de estradas: as pedagiadas e as esburacadas.
"

Instituto Mises Brasil

Olha que essa conta não bate. Acho difícil essa estória de que IPI, PIS,COFINS,ICMS,... não se aplicam aos carros exportados, mas vou pesquisar pra ver se realmente é assim. Contudo, o que sabemos de fato é que nenhuma outra indústria nesse país tem maiores privilégios governamentais que a automobilística - a tributação é diferenciada e, normalmente, quando da instalação de fábricas o governo faz doação de terreno e implantação de toda estrutura de estradas, energia, água, gás, etc, além de que governos estaduais e municípios, via de regra, concedem absurdas isenções de impostos (ICMS, ITBI, ISS,IPTU) a perder de vista.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 07:42:51 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 05 de Agosto de 2011, 07:56:52 »
Se esses impostos não se aplicam a carros exportados, isso explica porque carros fabricados aqui e exportados são mais baratos. E ainda não vi nenhuma evidencia de que carros aqui são mais caros que em outro lugar.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Agosto de 2011, 08:03:03 »
Se esses impostos não se aplicam a carros exportados, isso explica porque carros fabricados aqui e exportados são mais baratos. E ainda não vi nenhuma evidencia de que carros aqui são mais caros que em outro lugar.

Então acho que você definitivamente não leu a reportagem que passei.
O valor que você paga por um carro dito popular "pelado" aqui, nos EUA você compraria um que aqui seria considerado de luxo. Só a título de exemplo, itens de segurança como ABS e AirBag no Brasil é item de luxo!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 08:05:34 por West »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #40 Online: 05 de Agosto de 2011, 08:04:35 »

Li e ja mostrei o problema de metodologia.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Agosto de 2011, 08:06:53 »

O suposto problema que você apontou não procede. Se fosse assim, seria impossível fazer comparações entre preços internacionais.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #42 Online: 05 de Agosto de 2011, 08:11:56 »

O suposto problema que você apontou não procede. Se fosse assim, seria impossível fazer comparações entre preços internacionais.
Procede sim, se acha que não, demonstre. Para se comparar preços internacionais existem varios métodos, procure no google por Purchasing power parity.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #43 Online: 05 de Agosto de 2011, 08:28:42 »

Procede sim, se acha que não, demonstre. Para se comparar preços internacionais existem varios métodos, procure no google por Purchasing power parity.

Não aconteceu nenhuma variação cambial significativa no período que possa ter comprometido a equivalência dos preços convertidos. Não há por que considerar que aja grandes diferenças, ou diferenças significativas, nos preços convertidos. Ou você poderia demonstrar o contrário?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #44 Online: 05 de Agosto de 2011, 08:44:45 »
Não importa se houve ou não variação, a conversão cambial não determina o valor do bem no mercado interno. Como eu disse ao pablito, o dólar ja chegou a custar 4 reais, e o valor dos veículos nunca chegaram a ser 2,5 vezes maior do que são agora. Isso demonstra que esse tipo de conversão serve apenas como demonstração da hipervalorização do Real em relação ao Dólar.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #45 Online: 05 de Agosto de 2011, 08:57:36 »
A legislação trabalhista AINDA é uma das poucas coisas boas que existe nesse país. De resto o povo só leva fumo.
Mas pelo andar da carruagem não duvido que mude. O objetivo das grandes companhias é ter um proletariado semi-escravo nos países de terceira classe como Brasil, Índia e China que lhes proporcione cada vez mais lucros.

Não vejo ela como boa, ela emperra os negócios e dificulta o crescimento, sobretudo de pequenas empresas. Acho que era necessário um pouco de flexibilidade. Não estou falando em suprimir férias, horas-extras ou mesmo o FGTS, mas sim, em equilibrar os direitos, deveres e encargos de forma bem mais racional.

No geral o trabalhador brasileiro é muito mal remunerado. O empresário acaba compensando os encargos trabalhista pagando baixos salários aos empregados, sem falar que toda despesa com pessoal e imposto é repassado para o consumidor final.

Os encargos são altos sim, mas pesam menos para uma grande empresa, como uma montadora de automóveis. Não se esqueça que 90% das empresas no Brasil, e as que mais geram empregos em todo país, são micro ou pequenas empresas. Para elas, a folha de pagamento tem um custo arrasador. Muitas atividades são até mesmo inviáveis, salvo se houver algum tipo de sonegação. A maioria ainda destas empresas tem um ou dois empregados apenas. As vezes, para demitir um funcionário, a empresa tem que fechar, pois não tem como arcar com os custos.

Outra coisa: empresas prestadoras de serviço - Essas sim são massacradas. Precisam de mão de obra qualificada e esta, além de ser escassa, tem alto custo. Os preços no mercado são predatórios e não é possível, simplesmente, repassar ao consumidor.

Uma pequena empresa que fabrica produtos de limpeza, por exemplo, não pode repassar todos estes custos para seu produto, pois do contrário, uma bombril da vida, o arrasa do mercado. Apenas grandes epresas podem fazer esse tipo de manobra que você fala.

Isso ocorre porque os encargos são altos demais e, principalmente, a mão de obra tem custo altíssimo, é de péssima qualidade, boa parte é de má-fé, e é cheia de direitos e protegida pelo Estado em todos os cantos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Agosto de 2011, 10:49:32 »
Não importa se houve ou não variação, a conversão cambial não determina o valor do bem no mercado interno. Como eu disse ao pablito, o dólar ja chegou a custar 4 reais, e o valor dos veículos nunca chegaram a ser 2,5 vezes maior do que são agora. Isso demonstra que esse tipo de conversão serve apenas como demonstração da hipervalorização do Real em relação ao Dólar.

E enquanto essa diferença influi nos valores apresentados na reportagem?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 05 de Agosto de 2011, 11:11:01 »

E enquanto essa diferença influi nos valores apresentados na reportagem?
Eu estou me repetindo, mas vamos lá. Essa diferença nos mostra que os valores convertidos não demonstram os valores comparativo dos bens, mas os valores de uma moeda em relação a outra num determinado ponto no tempo. Hoje com dolar a Z reais um carro de 50.000 custa X, amanha com o dolar custando W reais , um carro de 50.000 reais custa Y dolares. Perceba que mudando o valor da cotação di dolar nos temos uma diferença no preço em dolar, mas o valor em reais do bem no Brasil continua costante.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #48 Online: 05 de Agosto de 2011, 13:26:38 »
O emprego informal, se não me engano, é maior que o formal, e a tendência é aumentar essa diferença.

De fato, o emprego informal ainda é maior que o formal, mas a tendência é de aumento do emprego formal e de diminuição dessa diferença.

http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2011/04/29/crescimento-do-emprego-formal-entre-2001-e-2009/

Eu confundi, o emprego informal do resto do globo que está aumentando.

Outra coisa:

Fato 1) temos impostos demais e uma lógica tributária ... bem Ilógica...
Concordo.

Fato 2) os lucros são desproporcionais. E não basta dizer que "o capitalismo é assim mesmo, cada um cobra o que quer" (pois, apesar disso ser verdade, ainda podemos reclamar, saca?)... e pau que bate em Chico, bate em Francisco - o governo é "bobo, mal e feio", mas o empresariado é igualmente "bobo, mal e feio", saca? (notem as aspas, pois de bobo, esse povo não tem nada... bobos somos nós, defendendo o direito dos empresários de nos explorarem, seja nos negando direitos trabalhistas (como se eles fossem desproporcionais) e/ou desejando que eles paguem menos impostos (se eles não pagam adivinha quem vai pagar...).

Concordo. Acho que investimentos em educação e o fim de favoritismo econômico resolveria muito disso.

É bom destacar que direitos trabalhistas nunca são desproporcionais. O empregador tem um grande poder - (no Brasil) ele pode te demitir a qualquer momento. E nós temos um grande poder... mentira, não temos não. Nossa relação com o empregador é assimétrica, logo, os direitos trabalhistas compensam essa assimetria. Não há "desproporção" nisso.

Ao que me parece, os direitos trabalhistas só causam efeito nos trabalhos que requerem menor escolaridade.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Agosto de 2011, 15:31:51 »
Nesse caso citado o que subiu foi a divida, que era dolarizada, e não o carro.

Tá certo. Equivoquei-me. Os valores dos carros eram dolarizados no financiamento, não no carro em si. Mas houve uma alteração de valores a financiar em dólar que acabaram com essa modalidade de financiamento. Porém, entendo que ainda se justifica dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é  outra coisa.

De qualquer modo, um realinhamento de preços houve, via inflação. Lembrando que o dólar voltou a subir.
De qualquer modo, parece-me que você está pegando uma situação de exceção (o derretimento de uma moeda) e considerando que é impossível fazer uma conversão minimamente paritária (ou descartando a priori que a conversão utilizada na reportagem refira-se a uma situação paritária).

É bom lembrar que qualquer comparação tem limitações. E, como vc tem destacado, a variação de preços entre países é um indicador de questões cambiais – no nosso caso, temos um dólar desvalorizado e um real apreciado. Mas quando o preço de um bem em dólar em um país é o dobro do preço em dólar do mesmo bem em outro país, há uma distorção grande aí, que não é só do câmbio. Os deformadores são o câmbio, os tributos, os custos de produção e o percentual de lucro (e talvez mais coisas). A discussão aqui deve ser sobre qual o peso dos tributos e da margem de lucro nessa distorção. Considerar que apenas o câmbio é a causa dessa diferença de preços é simplificar a questão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!