Autor Tópico: Montadoras terão redução de IPI até 2016  (Lida 8011 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Montadoras terão redução de IPI até 2016
« Resposta #75 Online: 13 de Novembro de 2012, 17:08:21 »
Há algum tempo eu também acho que os municípios com menos de 5000 habitantes deveriam desaparecer/ser anexados a outros maiores, pois não creio que estes consigam se bancar por si só. Só SP deixaria de ter mais de 150 municípios, MG quase 240, RS quase 230, sem contar os outros estados. Os únicos casos em que eu pensaria em abrir uma exceção seriam nos três maiores estados, mas acabei de ver quem nem o AM e nem o PA possuem municípios com menos de 5000 habitantes.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #76 Online: 13 de Novembro de 2012, 17:23:37 »
Os prefeitos deveriam, antes de qualquer coisa, analisar a real situação econômica-fisco-tributária de seus municípios porque, no meu entender, a maioria deles não consegue gerar receita suficiente para existirem como entes autônomos.

Em outras palavras: Deveria ocorrer uma redução drástica no número de municípios.

Igual ocorreu por aqui, onde um bairro de Sorocaba se emancipou e virou a cidade de Votorantim. Não contentes com isso, eles surrupiaram o que era até então o maior shopping center de Sorocaba (e ficava na divisa dos municipios) só pra pegar os impostos gerados lá. A resposta de Sorocaba foi mandar construir mais 5 (dos quais 2 já estão prontos) só pra ver como o movimento do roubado ficará.. :lol:

Quem está financiando a construção dos novos hoppings?

Diversos empreendedores. Um grupo pra cada. Na verdade o mandou é um pouco de forma anedótica, já que aqui tem um amplo projeto expancionista desde meados dos anos 2000. Seria melhor se eu dissesse "deu aquela incentivada". No total serão 8 shoppings nas 2 cidades (que são grudadas e quase a mesma coisa).  5 em sorocaba, e 3 na divisa (sendo 2 considerados votorantim, incluindo o Iguatemi).

Entenda um pouco a disputa de que  falei anteriormente:

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/26892650/djsp-judicial-1a-instancia-interior-parte-iii-20-05-2011-pg-2051

E cheguei a morar em uma cidade que sofreu uma emancipação nada a ver também. A cidade era Mauá/SP (antigo bairro da cidade de Santo André). Além de ter ido quase a falência nos anos 90, ainda roubou o distrito industrial de Capuava (divisa com Santo André), no qual há um enorme polo Petroquimico (Refinaria de Capuava).
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 23:22:23 por JohnnyRivers »
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 13 de Novembro de 2012, 18:46:05 »
Não houve roubo do shopping, JohnnyRivers, ele apenas ficava no território do novo município. Não acho que os municípios menores que 5000 hab devam desaparecer. Imagino que muitos devam ter meios de se manterem sem o FPM, por outro lado, alguns municípios maiores que 5000 hab não possuem fontes próprias.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:13:18 »
Não houve roubo do shopping, JohnnyRivers, ele apenas ficava no território do novo município. Não acho que os municípios menores que 5000 hab devam desaparecer. Imagino que muitos devam ter meios de se manterem sem o FPM, por outro lado, alguns municípios maiores que 5000 hab não possuem fontes próprias.

Eu, por outro lado, sou totalmente favorável a uma ampla redução no número de municípios, de vereadores e de secretarias.

Apenas para começar.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #79 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:38:24 »

CUSTO DE PRODUÇÃO NO BRASIL É O MENOR DO MUNDO E MARGEM É O TRIPLO DOS EUA

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado realizou na semana passada em Brasília audiência pública para discutir os altos preços dos carros no Brasil, com a presença de representantes da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento, do Ministério Público Federal, do Sindipeças, o sindicato dos fabricantes de autopeças e deste jornalista.

A série de reportagem falando sobre o Lucro Brasil feita no ano passado – e a repercussão do assunto na mídia – motivou a convocação da audiência, conforme a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, responsável pela iniciativa.

A parlamentar lamentou a ausência da Anfavea, a associação dos fabricantes, que foi convidada, mas não compareceu.

Todos os expositores colocaram a questão dos altos preços do carro praticado no Brasil comparados com outros países: tanto países do primeiro Mundo, Estados Unidos, Europa e Japão – quanto em relação aos nossos vizinhos Paraguai e Argentina.

O exemplo do Corolla foi o mais citado: o carro custa US$ 16,2 mil, nos Estados Unidos, U$ 21,6 mil na Argentina e R$ 28,6 mil no Brasil.

O representante do Ministério Público, Antonio Fonseca, pediu ao Senado a revogação da lei de Renato Ferrari, que regulamenta a distribuição de veículos. Disse que o setor não precisa de regulamentação que essa lei provoca o oligopólio, prejudica a livre concorrência e cria reserva de mercado em regiões do País, o que contribui para o aumento do preço final do carro.

Mas foi o representante do Sindipeças, Luiz Carlos Mandelli, quem apresentou as informações mais contundentes em relação à formação do preço do carro no Brasil. Segundo o estudo apresentado pelos fabricantes de autopeças aos senadores, a margem de lucro praticada no Brasil é a maior do mundo, 10% sobre o valor ao consumidor, enquanto a margem média mundial é de 5% e nos Estados Unidos o lucro é de 3%.

Segundo a entidade, o custo de produção do veículo no Brasil é menor do que em qualquer parte do mundo. Esse custo, que inclui matéria prima, mão de obra, logística e publicidade, entre outros (que as montadoras chamam de Custo Brasil) é equivalente a 58% do valor final do carro. A média mundial é bem maior, de 79%, e nos Estados Unidos esse custo sobre para uma faixa entre 88% e 91%.

Os impostos seguem na mesma proporção. No Brasil o imposto sobre o carro é de 32%, a média mundial é 16% e nos Estados Unidos varia de 6% a 9%.

As montadoras argumentam que a margem é maior no Brasil por causa no custo do capital. Nenhum empresário vai colocar o seu capital num investimento de risco ou de baixo rendimento para ganhar 6% ao ano, ele deixa aplicado na poupança, disse uma fonte dos fabricantes, acrescentando que, se o custo do capital for levado em conta, a margem de lucro do Brasil e dos Estados Unidos ficaria equivalente.

O estudo indica ainda que a margem de lucro das empresas de autopeças de capital fechado, ao contrário, é menor no Brasil em comparação com o resto do mundo. Neste ano, o lucro foi de 4,8% e de 5,8% das empresas de capital aberto, contra 7,2% das empresas no resto do mundo.

Em estudo que comparou os anos de 2009 a 2012, apenas o primeiro ano registrou que o Brasil superou o resto do mundo no lucro com o setor: 4,2% das empresas com capital fechado e 5,0% com capital aberto, enquanto no resto do mundo foi registrado lucro de apenas 1,3%.

O Senado deve convocar novas reuniões para dar continuidade à discussão do assunto.

http://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2012/12/13/custo-de-producao-no-brasil-e-o-menor-do-mundo-e-margem-e-o-triplo-dos-eua/

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #80 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:46:40 »
Em que universo o Brasil é um mercado de risco no setor automobiístico? Desculpa esfarrapada da porra....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #81 Online: 13 de Dezembro de 2012, 15:04:24 »
Esse texto é um lixo. Cita "fatos" de maneira nenhuma procedentes, cita dados incorretos, os interesses dos membros da comissão são contraditórios, culpa a lei enquando devia-se culpar primeiramente as políticas econômicas, a lista é vasta.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 13 de Dezembro de 2012, 22:13:39 »
[...]
O exemplo do Corolla foi o mais citado: o carro custa US$ 16,2 mil, nos Estados Unidos, U$ 21,6 mil na Argentina e R$ 28,6 mil no Brasil.
[...]

Então o Brasil tem o Corolla mais barato?

Ufa, fiquei aliviado.  :P
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 13 de Dezembro de 2012, 22:40:09 »
[...]
Segundo o estudo apresentado pelos fabricantes de autopeças aos senadores, a margem de lucro praticada no Brasil é a maior do mundo, 10% sobre o valor ao consumidor, enquanto a margem média mundial é de 5% e nos Estados Unidos o lucro é de 3%.
[...]
Os impostos seguem na mesma proporção. No Brasil o imposto sobre o carro é de 32%, a média mundial é 16% e nos Estados Unidos varia de 6% a 9%.
[...]

Eu fiquei pensando: Qual foi o propósito do texto supra?

Se era para fazer uma crítica ao lucro das montadoras, mostrando-as apenas como "corporações malditas e gananciosas", então errou. E bastante. O texto é tão ruim e parcial que deixou à mostra para comparação dois números que são, no meu entender, decisivos e que estão destacados em negrito.

O lucro da montadora é 3,2 vezes menor que os impostos. Ou seja, o ente empresarial, que é quem corre todos os riscos, fica com um quinhão muito menor que a p... do Estado, que não tem nenhum risco e não passa de um parasita.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 23:05:09 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 13 de Dezembro de 2012, 22:44:15 »
Em que universo o Brasil é um mercado de risco no setor automobiístico? Desculpa esfarrapada da porra....

De risco talvez não, embora o desrespeito das regras vigentes foi o mais comum historicamente. Apenas após a implantação do Plano Real é que realmente os contratos começaram a ser respeitados.

Mas para um empresário não há dúvida que é preferível deixar o dinheiro aplicado rendendo juros, se ele vislumbrar que não pode ganhar mais com uma atividade produtiva do que no mercado financeiro.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 13 de Dezembro de 2012, 22:53:47 »
[...]
Segundo o estudo apresentado pelos fabricantes de autopeças aos senadores, a margem de lucro praticada no Brasil é a maior do mundo, 10% sobre o valor ao consumidor, enquanto a margem média mundial é de 5% e nos Estados Unidos o lucro é de 3%.
[...]
[...]

Se era para fazer uma crítica ao lucro das montadoras, mostrando-as apenas como "corporações malditas e ganaciosas", então errou. E bastante. O texto é tão ruim e parcial que deixou à mostra para comparação dois números que são, no meu entender, decisivos e que estão destacados em negrito.

O lucro da montadora é 3,2 vezes menor que os impostos. Ou seja, o ente empresarial, que é quem corre todos os riscos, fica com um quinhão muito menor que a p... do Estado, que não tem nenhum risco e não passa de um parasita.

Da mesma forma o lucro das montadoras chega quase a ser 6 vezes maior em números absolutos do que nos EUA. Um Corolla dá 6x mais lucro em dólares aqui do lá.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 13 de Dezembro de 2012, 23:02:43 »
 E vou falar mais, se a conta se aproximar dessa, o Brasil deve ser o lugar onde as montadoras mais ganham dinheiro, talvez tanto quanto China e EUA.  :susto:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 13 de Dezembro de 2012, 23:04:23 »
[...]
[...]
[...]

Se era para fazer uma crítica ao lucro das montadoras, mostrando-as apenas como "corporações malditas e ganaciosas", então errou. E bastante. O texto é tão ruim e parcial que deixou à mostra para comparação dois números que são, no meu entender, decisivos e que estão destacados em negrito.

Da mesma forma o lucro das montadoras chega quase a ser 6 vezes maior em números absolutos do que nos EUA. Um Corolla dá 6x mais lucro em dólares aqui do lá.

É irrelevante para o contexto que eu citei, porque NO BRASIL (que é onde vivemos, afinal), a empresa ganha 3,2 MENOS que o estado.

E já que voce mencionou o EUA, perceba que a relação "lucro Brasil/lucro EUA" é de 3,33 ao passo que a relação "impostos Brasil/impostos EUA" varia entre 3,55 e 5,33. Ou seja, o impacto do imposto é maior no Brasil, sob qualquer ponto de vista de análise.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, 08:55:09 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #88 Online: 13 de Dezembro de 2012, 23:14:01 »
O plano Real já tem mais de 15 anos Geo, já deu bastante tempo para os investidores se acostumarem. E se uma margem 7% maior do que é nos EUA não cocompensasse,  ninguém investiria na indústria automobilística americana, todos deixariam o o dinheiro parado rendendo juros.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 13 de Dezembro de 2012, 23:19:40 »
O plano Real já tem mais de 15 anos Geo, já deu bastante tempo para os investidores se acostumarem.

Mas eles levaram um susto em 2002.

E se uma margem 7% maior do que é nos EUA não compensasse,  ninguém investiria na indústria automobilística americana, todos deixariam o dinheiro parado rendendo juros.

Eu não afirmei que não compensa. Eu apenas ressaltei o fato de que o texto criticou a indústria mas, e acima de tudo, mostrou involuntariamente que o Estado é o maior responsável pelo elevado preço do automóvel no Brasil.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 13 de Dezembro de 2012, 23:35:04 »
O plano Real já tem mais de 15 anos Geo, já deu bastante tempo para os investidores se acostumarem.

Mas eles levaram um susto em 2002.

E se uma margem 7% maior do que é nos EUA não compensasse,  ninguém investiria na indústria automobilística americana, todos deixariam o dinheiro parado rendendo juros.

Eu não afirmei que não compensa. Eu apenas ressaltei o fato de que o texto criticou a indústria mas, e acima de tudo, mostrou involuntariamente que o Estado é o maior responsável pelo elevado preço do automóvel no Brasil.

Mesmo que os impostos fossem na média mundial ou até dos EUA ainda assim o carro seria mais caro aqui.

O interessante desse vídeo é conta que ele faz entre o Gol daqui e o mesmo Gol no México.

<a href="http://www.youtube.com/v/ifp3L0xYmF4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/ifp3L0xYmF4</a>

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 13 de Dezembro de 2012, 23:39:32 »
Mesmo que os impostos fossem na média mundial ou até dos EUA ainda assim o carro seria mais caro aqui.
[...]

Sim, porque a margem de lucro é maior no Brasil. Mas o preço seria muito menor do que é cobrado hoje.

Mas a questão principal é que o imposto é escorchante no Brasil. A não ser, é claro, que você ache correto que o Estado ganhe muito mais que a montadora mesmo não fazendo p... nenhuma.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 14 de Dezembro de 2012, 00:01:06 »
[...]

Sim, porque a margem de lucro é maior no Brasil. Mas o preço seria muito menor do que é cobrado hoje.

Mas a questão principal é que o imposto é escorchante no Brasil. A não ser, é claro, que você ache correto que o Estado ganhe muito mais que a montadora mesmo não fazendo p... nenhuma.

É interessante o que você diz, porque em todos os lugares citados o Estado leva 3 vezes mais que as montadoras. Não sei se tem relação, mas é interessante.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #93 Online: 14 de Dezembro de 2012, 08:19:32 »
Pega-trouxas?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!